15.06.2018

Epiduo Gel Para Acne Adulta: Funciona Muito Bem!

No início de abril comecei a usar o Epiduo Gel, uma pomada com adapaleno e peróxido de benzoíla da Galderma, para a acne, receitada pela minha dermato.

A recomendação era usar por 30 dias (de 06/04 a 06/05) apenas, mas ela estendeu o prazo até o final de maio porque minha pele ficou bem reativa e sensível com ele e não conseguia usar todos os dias como foi orientado.

Minha pele é bastante oleosa, mas ficou ainda mais com a suspensão da pílula, o que interferiu também na oleosidade da raiz do cabelo e piorou tudo. O resultado disso? Acne!

Tem muito a ver com os hormônios, claro, e é bem nítido que uma semana antes de menstruar a coisa piora e minha pele, sobretudo nas laterais, fica parecendo um ralador de coco.

Mas, volta e meia uma ou outra aparecem, geralmente quando não faço a remoção correta do filtro solar, coisa que já expliquei nesse post aqui: Protetor solar causa acne?

epiduo gel

O fato é que esse quadro estava se repetindo todo mês, as espinhas estavam deixando suas marcas,  os poros estavam bem mais aparentes e a pele estava !

Dra. Clessya receitou o Epiduo gel, e eu, acostumada a usar ácido retinoico, achei que seria super tranquilo. Me enganei!

Mas, vamos por partes, vou explicar o que é e pra que serve (além da acne) o Epiduo, tá?

Epiduo Gel Galderma: O que é?

O Epiduo Gel é uma pomada que contém 1mg/g de adapaleno e 24mg/g de peróxido de benzoíla, sendo indicada para o tratamento tópico da acne vulgar.

A informação que consta na bula (está disponível aqui)  é que ele melhora as lesões inflamatórias e não inflamatórias da acne (cravos e espinhas), e que os primeiros sinais de melhora ocorrem depois de 1 a 4 semanas de tratamento.

Ele não deve ser aplicado na pele ferida ou com eczema, não deve entrar em contato com os olhos, boca, narinas ou mucosas.

Contém propilenoglicol, que pode irritar a pele, e não deve ter contato com os cabelos e roupas coloridas, pois causa descoloração dos mesmos.

epiduo gel

Durante o tratamento o uso de protetor solar durante o dia é indispensável (é essencial sempre, mas vale reforçar o “recado”, e é recomendado evitar  a exposição excessiva à luz solar ou à radiação UV.

Não deve ser usado durante a gestação e amamentação, e é um medicamento, ou seja, só deve ser utilizado com recomendação e acompanhamento médico.

Como qualquer produto, pode causar reações adversas, e as mais comuns são ardência, irritação, dermatite de contato irritativa e pele seca.

Como usar o Epiduo

A orientação sobre a melhor forma de uso para a sua pele deve ser feita pelo seu dermato, porque cada pele é uma sentença.

Contudo, a bula do Epiduo indica que ele “deve ser aplicado  sobre as áreas afetadas pela acne uma vez ao dia, à noite, sobre a pele limpa e seca. Deve-se aplicar uma camada fina de gel com a ponta dos dedos, evitando o contato com os olhos e os lábios.”

Tem quem aplique apenas sobre as espinhas, mas minha dermato recomendou usar no rosto todo, exceto na região dos olhos, narinas e lábios.

Seu uso é sempre noturno, e ele deve ser enxaguado tão logo a gente acorde, antes de se expor ao sol.

A duração do tratamento depende de cada caso. No meu seriam 30 dias, mas prolongamos porque, nas primeiras semanas, não conseguia usar todos os dias.

epiduo gel

Por isso, aliás, ganhou o apelido de “arranca couro” hahaha.

O que fiz foi, a princípio, reduzir a frequência de uso pra duas vezes por semana até conseguir usar todos os dias, o que funciona melhor quando aplico o B5, da Skinceuticals, antes dele, mas pode ser qualquer hidratante facial levinho e não comedogênico (converse com seu dermato!).

Mesmo assim, se sinto a pele muito irritada, dou pausa de 1 dia e capricho no uso de produtos reparadores e calmantes, sobretudo na região do pescoço.

Nessa última semana, inclusive, só usei o “arranca couro” em cima de uma espinha no pescoço, e venho passando o Cicaplast Baume B5 (Bepantol também é maravilhoso nesses casos) dia e noite porque também estou com brotoejas (ou reação alérgica ao níquel, não temos certeza) na região.

Tudo isso foi mostrado nos stories do Instagram (@jurovalendo, segue lá!)  e tá salvo nos destaques, em Peles, tá?

Indicações do Adapaleno e Peróxido de Benzoíla

O Adapaleno é um retinoide anti acneico derivado do ácido naftóico que ajuda a prevenir e eliminar os comedões, além de ter ação anti-inflamatória eficaz no tratamento da acne e promover uma renovação celular de forma menos agressiva que o ácido retinoico.

Já o Peróxido de Benzoíla, que fiz post aqui no blog tempos atrás, é um dos ativos mais utilizados no tratamento da acne.

É um agente queratolítico de ação anti-séptica, anti-seborréica e bactericida que “refina a pele” e é bastante eficaz na acne leve e moderada, agindo de forma rápida.

Geralmente resseca a pele, sobretudo no início do tratamento, e pode causar irritações, deixando a pele sensibilizada.

epiduo gel

Eu, que uso ácido retinoico há mais de 15 anos, achei que o os dois ativos seriam “fichinha” e que o tratamento com o Epiduo gel seria a coisa mais tranquila do mundo. Ô dó!

Claro que isso depende de cada pele, e muitas meninas falam coisas completamente diferentes quando mostro o uso de noite: enquanto umas acham água com açúcar, outras acham que ele é nível médio e muitas concordam que ele realmente é um arranca couro! rs

resenha do Epiduo Gel

A embalagem é plástica, de bisnaga, vem com 30 g de produto e conta com tampa de rosquear. A textura é de gel-creme bem leve. É branco e o cheiro, bem suave, lembra “remédio”.

Espalha fácil, rende muito e, como minha pele é sensível, além de oleosa, o início foi bem complicado, porque sensibilizou demais.

Muitas vezes, na manhã seguinte ao uso, tinha dificuldade de usar até sabonete facial para peles oleosas porque tudo ardia a pele.

Alternei com sabonetes mais suaves, tirei da rotina os produtos com álcool na composição, como minha amada solução anti oleosidade, e mesmo assim a pele ficava ressecada, descamando em alguns pontos e muito irritada em outros (pescoço e lateral da face).

Um dia me distraí e apliquei próximo a região dos olhos, e como foi pouquinho achei que não era nada demais. Passei uns 2 dias sem conseguir nem tocar na pele, usando só água termal e Cicaplast.

Mas o fato é que, apesar de arrancar o couro, comecei a ver melhoras na pele e na acne, e rápido.

epiduo gel antes e depois

As marquinhas de acne estão mais suaves, o que deixa a aparência da pele mais uniforme. Os cravinhos do nariz reduziram bastante, os poros estão mais fechados e a pele parece mais lisa.

Ele deu fim nas espinhas existentes e, durante o tempo de uso, tem controlado o surgimento de novas, inclusive no período crítico, que é antes da menstruação.

O Epiduo é bom? Preço e onde comprar

Então sim, ele funciona muito bem e tem uma ação rápida no tratamento da acne.

Minha relação com ele chegou ao fim, mas é um produto que vai permanecer no radar, porque já sei que se a coisa começar a piorar, ele resolve, sabe? Agora é tratar as manchinhas e uniformizar a pele!

Custa, em média, R$85,00, é vendido em farmácias, dura bastante (na minha embalagem ainda tem uns 2 dedos de produto) e funciona, então compensa sim!

Alguém já usou? Conta aí o que achou! E pra acompanhar todos os posts do Peles Que Contam Histórias é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Bora papear mais? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Priscila Sampaio  15/06/2018 - 17h25

    Oi Ju, tudo bem? Vou tentar comentar de novo, já fiz comentários em posts passados, mas nunca carregaram rsrsr eu estou usando o Epiduo e tô mega amando! Nas duas primeiras semanas tbm ficou bem sensível, beeeeeeeem, e a doida aqui ainda estava usando sabonete de enxofre da Granado, foi um show…. de horrores kkkkk…. mas agora tá muuuuuuuuuuuuuito melhor, muito! Uso o Epiduo noite sim noite não; o TriAcnéal Expert Emulsão Anti Imperfeições da Avène durante o dia e por cima o Protetor Solar Actine Antioleosidade FPS 30. Continuo usando o sabonete de enxofre noite sim, noite não, e minha pele está muito melhor, em menos de 1 mês de tratamento. Isso é vitória na Terra pra mim que tinha muito cravo, muita espinha no rosto, pescoço (falo pro meu marido que parecia barba mal feita e com pelo encravado kkkk), busto e costas. Vou continuar o tratamento feliz da vida. Que bom que arrancou seu couro, mas que deu o efeito desejado! bjjjjjjj

    • Ju  15/06/2018 - 21h28

      Pri, sério??? Arrasada!:(

      Minha nossa, com sabonete de enxofre? G Zuissss hahaha
      Adoro o TriAcnéal, é excelente!
      E que bommm que você gostou, eu achei muito bom, muito!
      Beijos, Pri!

  2. Mônica Surrage  15/06/2018 - 18h29

    Eu tô usando o adapaleno genérico sozinho e acho que não tá funcionando. :( Você acha que o Epiduo é bom mesmo pra poros abertos? Isso é o que mais me incomoda…

    • Ju  19/06/2018 - 12h05

      Monica, eu gosto do efeito, mas o que mais ajuda a minha pele em relação aos poros é o ácido glicólico, quero voltar a usar!

  3. Edilaine Freitas  15/06/2018 - 19h10

    Eu achei bem potente esse produto e acho que vai servir pra mim tbm,porque daqui a pouco chego nos 40 e as malditas espingas não me abandonam rsrsrs,ame8 essa resenha.

  4. Juliana  15/06/2018 - 21h17

    Oi Ju, também tenho usado o Epiduo e minha pele melhorou muito, eu não ficava sem espinhas nenhuma a uns três meses, e após um mês de uso fiquei sem nada, adorei, eu não senti a pele tão sensibilizada como você, mas eu intercalo ele, com outros hidratantes! Amei muito ele, já que com o ácido azelaico não me dou bem, esse é ótimo pra minha pele.

  5. Paloma  15/06/2018 - 21h24

    É um otimo produto mesmoooo, porém usei durante uns quatro anos seguidos e hoje em dia não faz mais efeito, minha acne só resolveu com uso de protetor solar, na época que usava ele insistia em não usar o protetor pior burrada. Aguentava tranquilo usar todos os dias ele.

  6. Aline Oliveira  15/06/2018 - 23h48

    Boa noite Juliana, você disse que sempre usou ácido retinoico,quando começou o tratamento com o Epiduo você parou com o retinol? Pois eu ja vi estudos falando que o peroxido de benzoila anula a ação do retinol(ou ácido retinoico).
    Eu poderia fazer o uso dos dois em dias alternados? No caso acabei de comprar um redermic R, mas ainda estou com algumas espinhas porque tambem dei uma pausa na pílula e preciso dar fim nelas.
    bjos

    • Ju  19/06/2018 - 12h04

      Liu, os dois não podem ser usados juntos, quando usei o Epiduo, foi só ele mesmo!

  7. Aline Oliveira  15/06/2018 - 23h50

    Boa noite, durante o tratamento com o Epiduo você parou com o ácido retinoico? ja vi estudos que dizem que o peroxido de benzoila anula os efeitos do retinol, os dois poderiam ser usados juntos?
    Bjos

    • Ju  19/06/2018 - 12h03

      Liu, sim, não tô usando ácido retinoico não!
      E não pode usar Epiduo com ácido retinoico não :(
      Beijos

  8. Luiza Amanda Alves  16/06/2018 - 10h41

    Juuuuuuu, minha situação estava igual a sua, acne devido a suspensão do anti, mas usei o skinceuticals Blemish age defense e nunca mais tive espinha estou com ele há 1 mês e a pele já é outra, poros reduzidos, sem acne e manchinhas sumindo aos pouquinos. Também uso o protetor da Vichy, fps 30, ppd 17, antiacne que é tão maravilhoso quanto. É uma guerra, pelo amour…bjus

  9. Nicoly de. Sá  16/06/2018 - 21h31

    Eu uso e indico muito!!! Melhorou muito minha pele

  10. ZILANDRA  18/06/2018 - 11h02

    Mulher sou abençoada por não ter problema com acne, so quando estou naqueles dias que ponta uma ou outra
    suas resenhas sempre maravilhosas
    GRANDE BEIJO

  11. Amanda  18/06/2018 - 11h10

    Também suspendi o uso da pílula, e estou sofrendo com toda essa oleosidade em tudo! rsrs
    Mais meu maior problema está sendo os cravos….
    Vou tentar usar essa pomada…

    Bjo Bjo Bjo Jú!

  12. Priscila Honnda  18/06/2018 - 19h05

    Que produto interessante Ju, apesar que foi indicado por uma dermato, mais a gente nunca conhece alguns produtos, achei bem legal sua resenha, e eu não tenho problemas com acne, mais achei muito bom saber mais sobre ele e como funciona, pois conheço pessoas que tem o mesmo problema

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
  • _*PALIO WEKKEND 1.8 ADVENTURE LOCKER*_
➖➖➖➖➖➖➖➖
_AR CONDICIONADO, VIDROS ELÉTRICOS, SOM, PNEUS BONS, TRAVAS, ALARME, DIREÇÃO HIDRÁULICA, PNEUS ZEROS, PINTURA SEM ARRANHÕES, JOGO DE RODAS E MUITO MAIS..._
➖➖➖➖➖➖➖➖
*🍃R$23.990,00🍃* #palio #jurovalendo #top #maximo #carros #carrosantigos #carrinhos #corretor #automóveis #rodas #pneus #pintura #chave #financiamento #dinheironobolso #veiculos #cheque #compra #vendas #placa #ipva #segura #completo #black
  • O condicionamento, e o corpo não estão lá essas coisas, maaaaasss, da pra começar...
#relembrando #jurovalendo #muitobom
#aindadouumcaldo #barriguinhasexy
  • Sou mesmo ! Sqn👐
#fitness #bilete #sqn #jurovalendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo