JuPost da Ju
25 jun 13

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Beleza

Existe um atrito enorme em relação a isso e os dermatologistas costumam divergir, mas eu, Ju, aplico tudo primeiro e o filtro depois por uma razão lógica: primeiro devem ser aplicados os produtos leves e depois os pesados. O filtro solar é quase sempre mais denso, então, como é que, por exemplo, um ácido ou um creme com vitamina C vai ser aplicado após o filtro solar? Não tem lógica!

Juro Valendo ,  Ju Lopes

Contudo, há quem sustente que, como o filtro solar é o produto mais importante, deve ser ele o primeiro a ser aplicado, porque a sua absorção é a mais importante. Mas, essa regra só valeria para filtros solares químicos e não para filtros solares físicos, já que esses últimos não são absorvidos pela pele e, por isso, devem ser a última coisa a ser aplicada.

Mas o que é um filtro químico e um filtro físico?

ordem de aplicação produtos de pele

O filtro químico, também chamado de orgânico, são mais oleosos, possuem um maior potencial alérgico e contém na composição substâncias como avobenzona e octilmetoxinamato. Já o filtro físico, chamado de mineral ou inorgânico,  obrigatoriamente contém óxido de zinco ou dióxido de titânio, então é fácil de identificá-los.

Acontece que a grande maioria dos filtros solares são, ao mesmo tempo, químicos e físicos e, por esse motivo, eles devem ser aplicados por último,  após o hidratante, já que o filtro físico forma uma barreira de proteção na pele que impede a absorção dos demais ativos que venham depois.

ordem de aplicação produtos de pele

É complicadinha essa “regra”, mas, de modo geral, o que funciona, já que quase todos os filtros solares são uma mistura de químico e físico, é aplicar o protetor por último. Na dúvida, converse com o seu dermatologista!

No próximo post faço um resumo da ordem de aplicação de todos os produtos faciais, tá?

Beijos

Ju

16 comentários
  1. Patricia Batista

    JÚ É A 1° VEZ QUE COMENTO AQUI, MAS TE ACOMPANHO HÁ ALGUM TEMPO E QUERIA TE PARABENIZAR PELO CONTEÚDO DO BLOG E PELAS DICAS QUE SÃO MARAVILHOSAS csdasadas BJSSS

    Responder
  2. Simone Andrade

    ~Eu tbém aplico primeiro o hidratante e por último o protetor… Até porque eu acho que primeiro temos que hidratar e depois proteger!!! Como vc explicou se o protetor funciona como uma barreira, como vai hidrataar???

    Responder
  3. Gabriela

    Juu, obrigada por esclarecer as duvidas!
    eu uso um hidratante com proteção solar, mas mesmo assim passo o protetor….

    MAs será que so com o creme , vou estar protegida??

    b
    beijao

    Responder
    • Gabi, tem que usar protetor sempre, não arrisca não porque hidratante dificilmente tem PPD decente!

      Responder
      • Gabriela

        @Ju Lopes,

        Verdade neh Ju! vc fez um post super bem explicativo sobre o ppd.
        Nao irei abriri mao do meu protetor.beijao

  4. eliane

    Jú,sempre usei o hidratante antes do filtro solar e sempre obtive ótimos resultados,Daí veio minha consultora de beleza e disse que eu estava errada.fiquei preocupada e resolvi procurar resposta.adorei você.beijos!!!!

    Responder
    • :)
      Eu uso o protetor por último, mas muita gente faz o contrário mesmo! E obrigada pelo carinho, viu?
      Beijos

      Responder
  5. Maria Rosa

    Ju adorei seu esclarecimento, tenho 55 anos e so agora que tomei conciencia que devo ter esse cuidados sempre morei na roça e a proteção sempre foi sol e agua de caçimba (sou nordertina)mais agora estou me cuidadando.
    pena que em muitos lugares esses conhecimento nao chegue.
    um cheiro.

    Responder
  6. […] Hidratante ou filtro solar, o que aplicar primeiro? […]

    Responder
  7. Ju,descobri você procurando no google a resposta para qual o 1º hidratante o protetor. Tenho 48 anos perto dos 49, mas nunca gostei de hidratante, pois sentia que ficava suada quando usava. Só agora vi a necessidade do uso, pois a pele dos meus braços estão com uma aparência de envelhecimento precose, procurei na farmácia e estou usando hidratante corporal intensivo Neutrogena. E ai qual sua opinião? Não procurei uma dermatologista, pois estava sem condições financeira. Fico aguardando sua resposta. Beijos Mazé.

    Responder
  8. CRIS CANADA

    OI JU, TINHA ESSA DÚVIDA. ACHEI SUA RESPOSTA PERFEITA!! TUDO ESCLARECIDO! BJS E OBRIGADA!

    Responder
  9. Cristiane Ribeiro

    Trabalho com cosméticos e nos cursos de cosmetologia aprendi que se aplica o hidratante primeiro e depois o filtro. Esse dias visitei uma dermato e ela teimou comigo que o filtro era primeiro e depois o hidratante. O filtro tem muitos metais pesados e até mesmo nocivos para a pele, visto a quantidade de pessoas alérgicas a filtro solar.Ensino minhas clientes a não passarem o filtro direto na pele. O hidratante além de fazer bem a pele, forma uma proteção às substâncias mais fortes do filtro solar

    Responder
  10. Felipe Veber

    Oi ,Ju brigado pela dica. Mas tenho duvida se devo usar o hidratante até na hora de dormir. Me ajude, bjs.

    Responder
  11. Rayara

    Bom dia, tenho 26 anos, meu protetor solar é a base de gel e livre óleo, comecei a usar ele quando era adolescente, pois tinha acne, hoje não tenho mais acne, gostaria de saber se este protetor é o indicado para a minha idade.

    Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up