25.06.2013

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Existe um atrito enorme em relação a isso e os dermatologistas costumam divergir, mas eu, Ju, aplico tudo primeiro e o filtro depois por uma razão lógica: primeiro devem ser aplicados os produtos leves e depois os pesados. O filtro solar é quase sempre mais denso, então, como é que, por exemplo, um ácido ou um creme com vitamina C vai ser aplicado após o filtro solar? Não tem lógica!

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Contudo, há quem sustente que, como o filtro solar é o produto mais importante, deve ser ele o primeiro a ser aplicado, porque a sua absorção é a mais importante. Mas, essa regra só valeria para filtros solares químicos e não para filtros solares físicos, já que esses últimos não são absorvidos pela pele e, por isso, devem ser a última coisa a ser aplicada.

Mas o que é um filtro químico e um filtro físico?

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

O filtro químico, também chamado de orgânico, são mais oleosos, possuem um maior potencial alérgico e contém na composição substâncias como avobenzona e octilmetoxinamato. Já o filtro físico, chamado de mineral ou inorgânico,  obrigatoriamente contém óxido de zinco ou dióxido de titânio, então é fácil de identificá-los.

Acontece que a grande maioria dos filtros solares são, ao mesmo tempo, químicos e físicos e, por esse motivo, eles devem ser aplicados por último,  após o hidratante, já que o filtro físico forma uma barreira de proteção na pele que impede a absorção dos demais ativos que venham depois.

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

É complicadinha essa “regra”, mas, de modo geral, o que funciona, já que quase todos os filtros solares são uma mistura de químico e físico, é aplicar o protetor por último. Na dúvida, converse com o seu dermatologista!

No próximo post faço um resumo da ordem de aplicação de todos os produtos faciais, tá?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Patricia Batista  25/06/2013 - 10h57

    JÚ É A 1° VEZ QUE COMENTO AQUI, MAS TE ACOMPANHO HÁ ALGUM TEMPO E QUERIA TE PARABENIZAR PELO CONTEÚDO DO BLOG E PELAS DICAS QUE SÃO MARAVILHOSAS csdasadas BJSSS

  2. Simone Andrade  25/06/2013 - 11h35

    ~Eu tbém aplico primeiro o hidratante e por último o protetor… Até porque eu acho que primeiro temos que hidratar e depois proteger!!! Como vc explicou se o protetor funciona como uma barreira, como vai hidrataar???

  3. Gabriela  26/06/2013 - 08h43

    Juu, obrigada por esclarecer as duvidas!
    eu uso um hidratante com proteção solar, mas mesmo assim passo o protetor….

    MAs será que so com o creme , vou estar protegida??

    b
    beijao

    • Ju Lopes  26/06/2013 - 09h30

      Gabi, tem que usar protetor sempre, não arrisca não porque hidratante dificilmente tem PPD decente!

      • Gabriela  26/06/2013 - 10h44

        @Ju Lopes,

        Verdade neh Ju! vc fez um post super bem explicativo sobre o ppd.
        Nao irei abriri mao do meu protetor.beijao

  4. eliane  05/08/2014 - 16h22

    Jú,sempre usei o hidratante antes do filtro solar e sempre obtive ótimos resultados,Daí veio minha consultora de beleza e disse que eu estava errada.fiquei preocupada e resolvi procurar resposta.adorei você.beijos!!!!

    • Ju Lopes  13/08/2014 - 10h12

      :)
      Eu uso o protetor por último, mas muita gente faz o contrário mesmo! E obrigada pelo carinho, viu?
      Beijos

  5. Maria Rosa  11/08/2014 - 19h01

    Ju adorei seu esclarecimento, tenho 55 anos e so agora que tomei conciencia que devo ter esse cuidados sempre morei na roça e a proteção sempre foi sol e agua de caçimba (sou nordertina)mais agora estou me cuidadando.
    pena que em muitos lugares esses conhecimento nao chegue.
    um cheiro.

  6. […] Hidratante ou filtro solar, o que aplicar primeiro? […]

  7. MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA  18/11/2014 - 10h38

    Ju,descobri você procurando no google a resposta para qual o 1º hidratante o protetor. Tenho 48 anos perto dos 49, mas nunca gostei de hidratante, pois sentia que ficava suada quando usava. Só agora vi a necessidade do uso, pois a pele dos meus braços estão com uma aparência de envelhecimento precose, procurei na farmácia e estou usando hidratante corporal intensivo Neutrogena. E ai qual sua opinião? Não procurei uma dermatologista, pois estava sem condições financeira. Fico aguardando sua resposta. Beijos Mazé.

  8. CRIS CANADA  20/11/2014 - 16h15

    OI JU, TINHA ESSA DÚVIDA. ACHEI SUA RESPOSTA PERFEITA!! TUDO ESCLARECIDO! BJS E OBRIGADA!

  9. Cristiane Ribeiro  10/12/2014 - 07h56

    Trabalho com cosméticos e nos cursos de cosmetologia aprendi que se aplica o hidratante primeiro e depois o filtro. Esse dias visitei uma dermato e ela teimou comigo que o filtro era primeiro e depois o hidratante. O filtro tem muitos metais pesados e até mesmo nocivos para a pele, visto a quantidade de pessoas alérgicas a filtro solar.Ensino minhas clientes a não passarem o filtro direto na pele. O hidratante além de fazer bem a pele, forma uma proteção às substâncias mais fortes do filtro solar

  10. Felipe Veber  10/12/2014 - 21h47

    Oi ,Ju brigado pela dica. Mas tenho duvida se devo usar o hidratante até na hora de dormir. Me ajude, bjs.

  11. Rayara  22/01/2015 - 09h25

    Bom dia, tenho 26 anos, meu protetor solar é a base de gel e livre óleo, comecei a usar ele quando era adolescente, pois tinha acne, hoje não tenho mais acne, gostaria de saber se este protetor é o indicado para a minha idade.

O que você acha do JV?
Ju seu blog é maravilho, parabéns!!!!! As dicas são ótimas.
As leitoras mais incríveis da vida
  • Tem novidade boa da #Elseve pra gente: o Light-Poo Tudo em 1!🙆💕
A promessa é lavar sem ressecar, condicionar sem pesar e modelar sem deixar resíduos, tudo de uma só vez, em um único passo. 😱
São 4 versões (Quera-Liso, Óleo Extraordinário, Supreme Control e Reparação Total 5), todas sem sulfatos, petrolatos e parabenos, e o preço sugerido é de R$39,00 por 400ml de produto.

Alguém já testou? Conta o que achou! ☺️ Quer resenha? Avisa aqui nos comentários! 
P.s: tem uma fila enorme de produtos pra resenhar antes, e tento priorizar o que é mais interessante pra vocês, então avisem sempre que quiserem resenha de algo, tá?😉
{Tks, @lorealhair , adorei a caixa toda personalizada, e é claro que amei o nome do meu Ozzynho ali!😍☺️🐶} #LightPoo #Elseve #JuroValendo #CorreioDaJu
  • Daqueles presentes que só quem ama e conhece bemmmm pode dar! ☺️👊🏻💕
@fmallta se prepare pra
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo