25.06.2013

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Existe um atrito enorme em relação a isso e os dermatologistas costumam divergir, mas eu, Ju, aplico tudo primeiro e o filtro depois por uma razão lógica: primeiro devem ser aplicados os produtos leves e depois os pesados. O filtro solar é quase sempre mais denso, então, como é que, por exemplo, um ácido ou um creme com vitamina C vai ser aplicado após o filtro solar? Não tem lógica!

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Contudo, há quem sustente que, como o filtro solar é o produto mais importante, deve ser ele o primeiro a ser aplicado, porque a sua absorção é a mais importante. Mas, essa regra só valeria para filtros solares químicos e não para filtros solares físicos, já que esses últimos não são absorvidos pela pele e, por isso, devem ser a última coisa a ser aplicada.

Mas o que é um filtro químico e um filtro físico?

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

O filtro químico, também chamado de orgânico, são mais oleosos, possuem um maior potencial alérgico e contém na composição substâncias como avobenzona e octilmetoxinamato. Já o filtro físico, chamado de mineral ou inorgânico,  obrigatoriamente contém óxido de zinco ou dióxido de titânio, então é fácil de identificá-los.

Acontece que a grande maioria dos filtros solares são, ao mesmo tempo, químicos e físicos e, por esse motivo, eles devem ser aplicados por último,  após o hidratante, já que o filtro físico forma uma barreira de proteção na pele que impede a absorção dos demais ativos que venham depois.

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

É complicadinha essa “regra”, mas, de modo geral, o que funciona, já que quase todos os filtros solares são uma mistura de químico e físico, é aplicar o protetor por último. Na dúvida, converse com o seu dermatologista!

No próximo post faço um resumo da ordem de aplicação de todos os produtos faciais, tá?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Patricia Batista  25/06/2013 - 10h57

    JÚ É A 1° VEZ QUE COMENTO AQUI, MAS TE ACOMPANHO HÁ ALGUM TEMPO E QUERIA TE PARABENIZAR PELO CONTEÚDO DO BLOG E PELAS DICAS QUE SÃO MARAVILHOSAS csdasadas BJSSS

  2. Simone Andrade  25/06/2013 - 11h35

    ~Eu tbém aplico primeiro o hidratante e por último o protetor… Até porque eu acho que primeiro temos que hidratar e depois proteger!!! Como vc explicou se o protetor funciona como uma barreira, como vai hidrataar???

  3. Gabriela  26/06/2013 - 08h43

    Juu, obrigada por esclarecer as duvidas!
    eu uso um hidratante com proteção solar, mas mesmo assim passo o protetor….

    MAs será que so com o creme , vou estar protegida??

    b
    beijao

    • Ju Lopes  26/06/2013 - 09h30

      Gabi, tem que usar protetor sempre, não arrisca não porque hidratante dificilmente tem PPD decente!

      • Gabriela  26/06/2013 - 10h44

        @Ju Lopes,

        Verdade neh Ju! vc fez um post super bem explicativo sobre o ppd.
        Nao irei abriri mao do meu protetor.beijao

  4. eliane  05/08/2014 - 16h22

    Jú,sempre usei o hidratante antes do filtro solar e sempre obtive ótimos resultados,Daí veio minha consultora de beleza e disse que eu estava errada.fiquei preocupada e resolvi procurar resposta.adorei você.beijos!!!!

    • Ju Lopes  13/08/2014 - 10h12

      :)
      Eu uso o protetor por último, mas muita gente faz o contrário mesmo! E obrigada pelo carinho, viu?
      Beijos

  5. Maria Rosa  11/08/2014 - 19h01

    Ju adorei seu esclarecimento, tenho 55 anos e so agora que tomei conciencia que devo ter esse cuidados sempre morei na roça e a proteção sempre foi sol e agua de caçimba (sou nordertina)mais agora estou me cuidadando.
    pena que em muitos lugares esses conhecimento nao chegue.
    um cheiro.

  6. […] Hidratante ou filtro solar, o que aplicar primeiro? […]

  7. MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA  18/11/2014 - 10h38

    Ju,descobri você procurando no google a resposta para qual o 1º hidratante o protetor. Tenho 48 anos perto dos 49, mas nunca gostei de hidratante, pois sentia que ficava suada quando usava. Só agora vi a necessidade do uso, pois a pele dos meus braços estão com uma aparência de envelhecimento precose, procurei na farmácia e estou usando hidratante corporal intensivo Neutrogena. E ai qual sua opinião? Não procurei uma dermatologista, pois estava sem condições financeira. Fico aguardando sua resposta. Beijos Mazé.

  8. CRIS CANADA  20/11/2014 - 16h15

    OI JU, TINHA ESSA DÚVIDA. ACHEI SUA RESPOSTA PERFEITA!! TUDO ESCLARECIDO! BJS E OBRIGADA!

  9. Cristiane Ribeiro  10/12/2014 - 07h56

    Trabalho com cosméticos e nos cursos de cosmetologia aprendi que se aplica o hidratante primeiro e depois o filtro. Esse dias visitei uma dermato e ela teimou comigo que o filtro era primeiro e depois o hidratante. O filtro tem muitos metais pesados e até mesmo nocivos para a pele, visto a quantidade de pessoas alérgicas a filtro solar.Ensino minhas clientes a não passarem o filtro direto na pele. O hidratante além de fazer bem a pele, forma uma proteção às substâncias mais fortes do filtro solar

  10. Felipe Veber  10/12/2014 - 21h47

    Oi ,Ju brigado pela dica. Mas tenho duvida se devo usar o hidratante até na hora de dormir. Me ajude, bjs.

  11. Rayara  22/01/2015 - 09h25

    Bom dia, tenho 26 anos, meu protetor solar é a base de gel e livre óleo, comecei a usar ele quando era adolescente, pois tinha acne, hoje não tenho mais acne, gostaria de saber se este protetor é o indicado para a minha idade.

O que você acha do JV?
Blog autêntico que surpreende discernindo sobre os mais variados assuntos... e com novidades abrangentes, onde há veracidade de informações e respeito com as leitoras! Amo…
As leitoras mais incríveis da vida
  • E tem promoção no ciclo 15 huhuuu
Vocês me deixam doida, viu? Ô povo agoniado, cês são iguais a mim! Hahaha❤️
Aí ó, não fica oleoso de jeito nenhum, a textura do óleo é extremamente leve, o sensorial é de um óleo essencial, que a gente passa e some, sabe? Mas não é óleo essencial, é óleo vegetal (buriti), mas muitoooo leve.
O cheiro também é delicado e, por enquanto, tá segurando bem na pele (do corpo). Um leitor, o Lu, falou que o óleo de buriti é conhecido como protetor solar natural e é uma excelente opção aos filtros com oxibenzona, mas fiquem tranquilas que vou pesquisar tudinho sobre isso, tá?
☺️💕 #NaturaEkos #NaturezaGeraBeleza #JuroValendo
  • DICAS e #Resenha da @jurovalendo com o Óleo Protetor Solar Buriti da @lojaredenatura ☀🌴🌸 ✨ Clique no Link da Bio e Aproveite 20℅ OFF ✨ ・・・
Vocês me deixam doida, viu? Ô povo agoniado, cês são iguais a mim! Hahaha❤️
Aí ó, não fica oleoso de jeito nenhum, a textura do óleo é extremamente leve, o sensorial é de um óleo essencial, que a gente passa e some, sabe? Mas não é óleo essencial, é óleo vegetal (buriti), mas muitoooo leve.
O cheiro também é delicado e, por enquanto, tá segurando bem na pele (do corpo). Um leitor, o Lu, falou que o óleo de buriti é conhecido como protetor solar natural e é uma excelente opção aos filtros com oxibenzona.  #NaturaEkos #NaturezaGeraBeleza #JuroValendo
  • Um dos meus compromissos pra esse ano é remover excessos e já estamos finalizando setembro, bora desocupar espaços, deixar as coisas mais leves, fáceis e simples, e depois de tirar de casa uma quantidade absurda de roupas, sapatos, acessórios, livros (também!) e cosméticos, percebi que precisava de um detox na vida.
Já venho falando faz tempo de toda essa historinha de parar de carregar tanto peso emocional, mas só agora me dei conta de que precisava ser menos “café com leite”, sabe como é? Percebi que precisava ser mais honesta comigo, parar de enrolar e tirar da vida, de uma vez por todas, as coisas, sentimentos e pessoas que, de alguma forma, não me faziam bem, que não faziam mais sentido, que não deveriam estar ali.
A “faxina” mal começou e já tirei toneladas, com exagero e tudo, de sentimentos acumulados, de palavras não ditas e coisas mal resolvidas, porque sempre faço de conta que está tudo bem, que não me importo, que as coisas não me atingem, quando, muitas vezes, elas me atingiram profundamente e magoaram a ponto de nunca me deixar esquecer.
Mas eu fingia, inclusive pra mim mesma, que não era nada demais, colocava embaixo do tapete e seguia. Mas sabe que cansei? Ah, cansei! Cansei de entender, cansei de dizer sim quando não era adequado nem o talvez. Cansei de tanta coerência, de sempre equilibrar a balança, de toda essa hipocrisia fantasiada de boa educação.
E já que tudo em excesso faz mal, achei que faria bem não me defender tanto, não me proteger o tempo todo, e percebi que ficar vulnerável nos momentos certos não era tão ruim quanto eu imaginava, porque ninguém precisa ser só muralha. A gente pode, e deve, de vez em quando, ser frágil, ficar vulnerável, ser FLOR…
Ainda preciso visitar muitos espaços escondidos, olhar com cuidado pra alguns sentimentos, reconhecer que fui idiota uma porção de vezes, pedir desculpas, inclusive pra mim mesma, refazer uns roteiros e reorganizar alguns personagens nessa história, mas acho que tudo vai dar certo no final…
Vai, vai sim. Vai porque eu tô sendo mais leve e mais feliz!!!!
#detoxdavida #desapegando #carinhoébom #reflexão #setembromeumêsdesorte #jurovalendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo