15.07.2014

4 Cuidados Básicos Pra Uma Pele Mais Bonita

Sou meio neurótica com pele porque tenho vários fatores contra: moro numa cidade muito quente (Sol demais e sem proteção envelhece!), sou branquela (os branquelos envelhecem mais rápido!) e aqui em casa quase todo mundo tem a pele “problemática”, tanto por causa das rugas como, principalmente, por causa das espinhas (e das marcas de espinhas).

Ou seja, a genética não foi legal comigo nesse aspecto e muito menos o ambiente em que vivo, então tenho que cuidar, porque pele bonita é essencial!

Só que ao contrário do que muita gente pensa, pele bonita não é sinônimo de gastar muito. Pele bonita tem muito mais a ver com a sua rotina de cuidados, com a sua disciplina, do que com o valor dos produtos que você usa.

pele

E que rotina é essa? É simples: limpar, tonificar, hidratar e proteger.

1. Limpar

É preciso lavar a pele, via de regra, duas vezes ao dia, sempre com água em temperatura ambiente ou mais fria, e com um sabonete indicado para o seu tipo de pele.

Lavar é essencial pra remover as impurezas e o excesso de sebo, pra evitar que os poros entupam e sobretudo pra que os ativos usados nos cremes de tratamento penetrem na pele, senão aquele dinheirão que você gastou naquele creme babado descerá pelo ralo.

É que pra que os ativos penetrem corretamente, a barreira existente entre a pele e o produto deve ser a menor possível, e no meio disso existe uma camada de poeira, impurezas e oleosidade é meio lógico que os ativos não conseguem “passar”, né?

pele

Nesse post aqui tem um “guia” bem completo sobre a limpeza da pele e os produtos a serem usados, vale conferir!

2. Tonificar

Eu sempre usei tônico facial e sempre defendi o seu uso porque ele equilibra o pH da pele (post aqui), e no meu caso, que tenho pele oleosa, ajuda no controle da oleosidade. Acontece que conversando com a mãe de uma amiga minha, que é dermato, fui alertada para o fato de que caso o sabonete usado na limpeza tenha o pH neutro não existe a necessidade do uso do tônico, vez que o pH da pele não sofreu alteração.

No caso de peles oleosas ela indica o tônico, desde que não contenha álcool, porque essa substância desidrata a pele e causa o efeito rebote, deixando a pele mais oleosa pouco tempo depois, o que não é nada bom (Nesse post aqui tem uma seleção pra peles oleosas).

pele

Ao invés do tônico ela recomendou que eu fizesse o teste com a  água micelar, já conhecem? A água micelar é uma solução de limpeza composta por moléculas que são solúveis em água e em gordura. Essa “solução” remove as impurezas com a vantagem de não desequilibrar o pH do pele.

Ainda não achei aqui em Jee mas assim que encontrar quero comprar, porque pelo que li o trocinho é dos bons!

3. Hidratar

Com a pele limpa chegou a hora de tratar, ou seja, de hidratar! E aqui vale lembrar que toda pele, de qualquer tipo, precisa de hidratação, inclusive as oleosas.

Já falei por aqui que mais de 90% da hidratação da pele vem da água que você ingere (post aqui), mas é essencial que exista uma camada de “gordura” pra evitar que essa água ingerida evapore, e isso quem faz é o hidratante.

pele

Aqui existem centenas de opções e o que eu faço é optar por produtos que tenham ativos antioxidantes, ácidos ou vitamina C, porque assim hidrato e trato ao mesmo tempo.

4. Proteger

Eis o cuidado mais importante! A grande maioria nem liga muito pra esse passo e aí está o grande erro, já que mais de 80% do envelhecimento é causado pelos raios solares.

Aposte alto no protetor solar, escolha um bom, com FPS e PPD adequados pra manter a pele devidamente protegida  (falei sobre isso aqui) e retardar os gastos com o botox!

pele

Pra seguir esses 4 passos  não se gasta nem 10 minutos por dia. Além disso, dá pra encontrar bons produtos por valores acessíveis, então só não se cuida quem não quer, né?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
11 comentários
  1. Millena Brandão  15/07/2014 - 14h41

    Ju o assunto não tem nada haver mas vou perguntar pq estou com dúvidas!! Silicone é bom para o cabelo? Para reconstrução? Posso usar finalizador com queratina todas as vezes que lavar os cabelos?

    • Ju Lopes  15/07/2014 - 18h08

      Oi Mille!
      Olha só, via de regra não, mas aí depende… Tipo, ele meio que forma um filme no cabelo e isso vai acumulando e deixando o cabelo feio e tal. Só que, por exemplo, se vc vai pra piscina pode ser uma boa, porque o que se quer é que o cabelo fique protegido… E os silicones não são todos iguais…

  2. Suerlane  15/07/2014 - 22h48

    Ju,vc já ouviu falar do oil ola,peeling em cápsula?

  3. Vanessa Aquino  16/07/2014 - 10h00

    Oi Ju!
    Tenho uma dica de sabonete, é o GH neutro e hidratante em barra!
    Eu amo deixa a pele super macia e é ótimo pra ser usado quando se está fazendo uso de ácidos, pois ele é super leve! E o melhor, custa menos de R$7,00! É para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas (presente!)rs
    Beijo

  4. Soeli  16/07/2014 - 11h51

    Ju você não tem idéia de como o seu blog ajuda as pessoas. Aprendi tanta coisa depois que te achei, cuidar da pele, a importância do filtro solar,o ppd etc…Brigado viu por compartilhar seus conhecimentos com a gente!

    • Ju Lopes  19/07/2014 - 09h33

      So, que alegria ler seu comentário…Fico muito feliz em saber disso, viu?
      Beijos no coração <3

  5. Livia  17/07/2014 - 09h31

    Ju, qual hidratante você usa? Também tenho a pele oleosa e fico com receio de piorar usando um hidratante que não seja adequado. Bjo!

  6. Maria  08/07/2016 - 11h42

    Ju, minha linda. Eu consegue fazer seu creme diurno , mas tenho uma duvida, eu passo ele é depois tenho que passar outro hidratante? Fico sem saber como usar, tenho a vitamina C, tenho o seu creme diurno, e tenho que passar hidratante? Igual vc usa..nossa vc é um anjo de Deus, rezo pela sua vida, minha pele melhorou muito com suas dicas. Obrigada.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!