Vizcaya
14.03.2019

Arrume a Sua Bagunça e Transforme a Sua Vida

Um dos livros mais legais que li nos últimos tempos, e que tem muito a ver com o momento que tô vivendo, foi o Arrume a Sua Bagunça e Transforme a Sua Vida, da Karen Kingston.

Vi a indicação, lá no Instagram da Barbara (@livinggazette) e comprei no mesmo dia na Amazon.

Falando isso, desisti da Cultura e da Saraiva depois de muitos problemas (na Saraiva até hoje não resolveram!) e demora na entrega. E fiquei bem surpresa com a rapidez da Amazon, viu?

Mas vamos pro livro… e pra bagunça!

arrume a sua bagunça e transforme a sua vida livro

Até alguns anos atrás não tinha ideia de como manter as coisas organizadas. Era a rainha da bagunça, e isso não só refletia muito do que estava acontecendo por dentro como atrapalhava a vida e me fazia perder tempo, muito tempo.

Por causa do TDAH, entendi que precisava de organização pra conseguir render no dia a dia. Hoje vejo que preciso de organização pra viver. E meu Mercúrio em Virgem agradece! rs

Não tinha muita noção de como as coisas chegavam ao estado de caos. Na verdade eu nem percebia, e todos os dias era uma agonia para encontrar minhas coisas.

Isso refletia muito na organização financeira, porque não tinha controle de absolutamente nada, e da minha vida como um todo.

Lembro que em 2015 escrevi um post aqui, falando do livro da Marie Kondo, em que falei que era a desorganizada mais organizada de todas, e que achava que os duendes da bagunça tiravam minhas coisas do lugar rsrs.

Coloquei em prática muitas coisas que aprendi nele e as coisas melhoraram bastante. Mas quando vim morar sozinha percebi que era uma oportunidade de ter uma vida realmente organizada, com tudo no seu devido lugar.

arrume a sua bagunça e transforme a sua vida livro

Daí pra me tornar o que eu mais temia, uma viciada em organização, foi um passo!

E quando Arrume a Sua Bagunça E Transforme a Sua Vida chegou, pude entender e confirmar muitas coisas, além de aprender coisas simples pra manter tudo em ordem no dia a dia, que é a parte mais difícil.

E o legal desse livro é que ele também tem noções básicas de Feng Shui, coisa que uso faz tempo e tenho aplicado muito aqui em casa.

Livro Arrume a Sua Bagunça E Transforme a Sua Vida

O livro é dividido em 3 partes: Entenda a bagunça, Identifique a bagunça e Elimine a bagunça.

1.Entenda a Bagunça

Nessa parte a autora começa falando um pouco do Feng Shui e explicando a importância da limpeza do espaço onde vivemos/trabalhamos, que é essencial para melhorar o fluxo de energia nos ambientes e, consequentemente, na nossa vida.

Sujeira e bagunça fazem a energia estagnar, e isso atrapalha a vida de formas que a maioria sequer imagina.

Depois de explicar o problema da bagunça e tudo o que ela causa, além da eficiência da sua eliminação em cada categoria (são basicamente 4 categorias de bagunça: o que a gente não usa e/ou não gosta, coisas desarrumadas/desorganizadas, excesso de coisas em pequenos espaços e coisas inacabadas), o livro explica como tudo isso pode nos afetar.

Nesse ponto específico é dito que a bagunça pode:

Fazer com que você se sinta cansado e letárgico

  • Retê-lo no passado
  • Congestionar seu corpo e afetar seu peso
  • Impedir que você enxergue as coisas com clareza
  • Afetar a forma como as pessoas o tratam
  • Fazer com que adiemos as coisas
  • Causar desarmonia nos seus relacionamentos
  • Travar a sua vida e muitas outras coisas

Ela explica as razões pelas quais acumulamos tanta coisa e não conseguimos organizá-las e ensina a se desfazer não só do que não faz mais sentido, mas se desfazer do medo que nos mantém apegados a todas essas coisas.

2. Identifique a Bagunça

Essa é a parte onde há informações mais interessantes do Feng Shui, mostrando como a bagunça, em casa local da sua casa, afeta a sua vida.

Tem muita informação pra ajudar a identificar todo tipo de bagunça e a organizar o que precisa ser organizado de forma que essa organização seja mantida facilmente, o que nos leva para a terceira parte do livro.

3. Elimine a Bagunça

Depois de entender e identificar o que é a bagunça, é hora de eliminá-la, e aí a autora praticamente pega a gente pela mão e vai mostrando como fazer com cada coisa, dando opções das melhores formas para cada caso, como um passo a passo mesmo.

arrume a sua bagunça e transforme a sua vida livro

Nisso ela vai relacionando com os inúmeros aspectos emocionais envolvidos, aborda a bagunça no uso do nosso tempo e como estabelecer prioridades diariamente, a procrastinação, como ficar livre da bagunça e se organizar definitivamente.

Tem também a parte onde ela aborda a desordem no nosso corpo e no nosso emocional especificamente. E, sem sombra de dúvidas, é não só o melhor livro sobre organização que já li, mas o que, no meu caso, se mostrou mais eficaz.

Libertador, aliás!

Estou relendo tudinho novamente e, dessa vez, focando em organizar o meu tempo. Indico demais, demais, demais!

O livro tem 244 páginas, custa R$33,00 na Amazon (compre aqui).

Alguém já leu? Conta aí o que achou! Indicam algum outro? Querem posts sobre organização por aqui? Avisem nos comentários!

E pra ver mais posts com dicas de livros é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
5 comentários
  1. Patricia  14/03/2019 - 13h55

    Eu to na fase que me assumo bagunceira mas almejo a versão de mim organizada. Será se esse post caiu como uma luva pra mim? Ja anotei aqui pra providenciar esse livro.

  2. Sandra Paiva  15/03/2019 - 07h40

    Fiquei super curiosa com esse livro, já li os dois da Marie Kondo e outros de outros autores sobre a mesma temática e achei giro. Mas continuo com a casa bem desorganizada. Beijinhos

    • Ju  15/03/2019 - 16h03

      Esse é maravilhoso, Sandrinha!

  3. Mone Maga  18/03/2019 - 02h38

    Para mim a melhor forma de evitar a bagunça é deixar ela quieta kkk pois depois tem aqueles momentos de cansaço que a bagunça dá um verdadeiro tesão.. Só procuro não me envolver com coisas complicadas, que exigem muita atenção. Aí a bagunça uma hora desaparece.

  4. Priscila Honnda  19/03/2019 - 20h43

    Achei bem interessante o livro, eu sou bem bagunceira, mais quando estou deprimida fica ainda maior

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…