21.07.2015

Como Acabar Com os Cravos?

Como acabar com os cravos é uma pergunta que muita gente me faz, e dia desses comentaram que eu nunca tinha falado de “cravos” por aqui, e a razão é simples: mesmo tendo a pele oleosa, não tenho cravos! Lembro que quando era mais novinha, tipo uns 20 anos atrás (muitos risos), era cheia de pontinhos pretos, mas aí começou a minha leve obsessão por esfoliar a pele e, tempos depois, usar ácido retinoico, e eles tomaram chá de sumiço. Ainda bem!

Os pontinhos pretos são, resumidamente, poros entupidos de sebo e células mortas, e a maior causa disso tudo é o excesso de oleosidade na pele, além do uso constante de produtos que obstruem os poros, da falta de limpeza adequada e por aí vai.

como acabar com os cravos

Quem tem pele oleosa costuma “sofrer” mais com o problema, que surge com mais frequência na “zona T”, justamente porque nesse tipo de pele existe o palco perfeito pro surgimento dos cravos, que é o excesso de oleosidade e os poros mais “abertos”, mas eles podem aparecer em qualquer tipo de pele, e quem usa cosméticos gordurosos e não remove adequadamente a maquiagem costuma penar com esses danados.

Como evitar cravos?

A melhor dica pra quem tem e pra quem não quer ter cravos é: mantenha a pele limpa!

É essencial manter uma rotina diária de limpeza adequada da pele, com sabonetes específicos para o seu tipo de pele e que sejam, preferencialmente, líquidos, já que os sabonetes em barra tendem a “irritar” mais a pele e obstruir os poros.

Evite, também, o uso de produtos “pesados”, não uso produtos comedogênicos, já que eles obstruem os poros e favorecem o surgimento dos cravos, esfolie a pele semanalmente pra remover o excesso de células mortas, e remova a maquiagem todos os dias.

Ah, se o esfoliante possuir ácido salicílico na composição é melhor ainda, pois esse é um ácido que consegue “penetrar” nos poros e fazer a “limpeza” por dentro, e nesse post aqui tem várias opções de esfoliantes bons e baratos.

como-acabar-com-os-cravos

Pra quem tem a pele oleosa, o controle dessa oleosidade é essencial pra evitar a formação dos cravos, e já fiz vários posts aqui sobre o assunto:

Como acabar com os cravos e espinhas?

O mais importante pra ter uma pele livre de cravos é a prevenção, ou seja, tudo o que falei acima. Além disso, a limpeza de pele é bem recomendada, já que ela remove de forma segura os pontinhos pretos, porque não, tirar cravos “em casa” não é uma boa ideia, principalmente se eles estiverem mais “durinhos”, se suas mãos estiverem sujas ou se suavidade não for um conceito muito claro pra você rs.

O uso de retinoides também é muito indicado nesses casos, e já falei bastante sobre o ácido retinoico nesse post aqui, assim como os peelings, que fazem uma esfoliação química na pele.

No meu caso, o hábito de esfoliar a pele e mantê-la limpa ajudou muito a evitar a formação dos cravos, e desde que comecei a usar ácido retinoico, muitos anos atrás, não lembro de ter visto esses benditos na minha pele, o que é bem bom, porque lembro que ficava agoniada pra “futucar” a pele e tirar aquele troço esquisito dali! rs

Pra quem quiser soluções mais “rápidas”, vale dar uma olhada no adesivo que remove cravos (post aqui) testado pela Si e também uma máscara de carvão vegetal (post aqui) que é babadeira e que já quero testar, porque ela limpa bem a pele, sabe?

E você, tem alguma outra dica boa pra evitar ou dar fim nos cravos? Conta aí!

Beijos, Ju ♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
8 comentários
  1. Suellen  21/07/2015 - 11h11

    Eu uso a máscara de lama negra! Já usaram? Tem resenha dela no blog com fotinhos. Eu gosto muito, mas também não tenho taaaaaaaaaaantos cravos assim. Queria saber mais opiniões :) tudooquepreciso.wordpress.com

  2. Edilaine Freitas  21/07/2015 - 13h58

    ah eu tenho esses danadinhos no nariz,mas o que to usando smpre é meu esfoliante da avon e tem me ajudado bastante mas a resenha que a Si fez aki daquela mascara preta do nariz to doida pra comprar amei essas dicas bjo

  3. Karoline  21/07/2015 - 18h16

    Ju.. quando der, faça o post sobre o filtro de chuveiros. Estou mto curiosa. bjos!

  4. Sandra Swirkowski  22/07/2015 - 11h14

    Meninas tem uma fitinha da RICCA que é do mesmo “esquema” dessa que a Si mostrou. Ela é branquinha e quando seca sobre a pele tira TUDO que é sujeira!!! e o legal que custa menos de 10 reais… eu adoro!

  5. Camila  22/07/2015 - 20h40

    Eu usava o bb cream da Loreal e ele me enchia de cravos, agora uso protetor solar com cor e os cravos sumiram.

  6. Ludy  23/07/2015 - 12h32

    Gente, máscara de gelatina sem sabor é vida na terra, além de ser barata!
    Você limpa a pele, aquece um pouco de água e fica com o rosto sobre o vapor por uns 15 minutos (isso vai abrir os poros e facilitar a remoção) depois você dilui um pouco de gelatina sem sabor em água e aplica sobre no local onde tem cravos (no meu caso, nariz e queixo) espera secar e depois remove puxando. No meu rosto sai 99% (é como depilação com cera, alguns gatos pingados ficam), mas a pele fica lisinha e é até bonito ver todos os cravinhos apontando na película de gelatina. Isso não previne, apenas remove os que já existem, mas faço uma vez por semana (ou antes de ir pra uma ocasião especial onde não quero aparecer com cravos) nunca mais os meus chegaram a ficar pretos, sem falar que não agride a pele, coisa que espremer faz. Aprendi isso há muito tempo e levei pra vida!

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!