16.07.2014

Poros Dilatados: 4 Passos Pra Combater o Problema

Fiz um post aqui tempos atrás falando sobre poros dilatados (aqui), mas sempre surgem perguntas sobre a “rotina” pra evitar o problema, então resolvi responder em forma de post, certo?

Tipo de pele, idade e predisposição genética são fatores importantes, mas a rotina errada de cuidados com a pele é uma das principais responsáveis pelos poros dilatados. É essencial que a pele esteja limpa e hidratada na medida certa, nem pra mais nem pra menos, já que quando há acúmulo de resíduos, de sebo e de suor os poros ficam ainda mais dilatados.

Como acabar com os poros dilatados?

No caso da hidratação a questão gira em torno do equilíbrio, e quem exagera no uso de produtos secativos, de produtos que deixem a pele muito seca acaba sendo vítima do efeito rebote, o que deixa a pele ainda mais oleosa pouco tempo depois, e quanto mais oleosa a pele ficar, mais dilatados os poros ficarão.

As dicas abaixo ajudam a evitar, reduzir, combater e camuflar o problema, mas não acaba com ele.

poros dilatados

1. Limpeza Eficiente

Limpar a pele é essencial por vários motivos (falei disso nesse post aqui), inclusive pra ajudar na remoção da oleosidade local. Quando a oleosidade é removida de maneira correta, sem ressecar a pele, os poros ficam mais contraídos (fechados).

Lave a pele de manhã e de noite com um bom sabonete facial, indicado pro seu tipo de pele. Dos produtos que já usei (tenho a pele bem oleosa) os que mais gostei pra limpar sem desidratar foram esses:

poros dilatados

♥ 1. Gel Concentrado Desincrustante, La Roche Posay

Promete limpar e desobstruir os poros, além de reduzir a oleosidade e a produção de sebo. Fiz resenha dele aqui (post aqui)  e gosto demais da conta, porque limpa sem ressecar, não irrita a pele e, no meu caso, tem ajudado. A versão de 150 ml custa 38 Dilmas e vende em farmácias.

♥ 2. Gel de Limpeza Dermopurifyer, Eucerin

Tem muito tempo que não encontro esse produto aqui em Jee, mas continua sendo um dos meus preferidos! É muito bom, limpa de forma bem eficiente sem irritar, sem ressecar e sem deixar a pele “repuxando”. Custa, em média, 30 Dilmas e compensa demais!

2. Esfoliação Física e/ou Química

Eis o meu vício! Amo esfoliantes, amo esfoliar a pele, e amo que isso ajude a combater o problema! rs

poros dilatados

A esfoliação física é feita com aqueles esfoliantes que a gente já conhece, e adoro um super baratinho da Avon (post aqui), mas dá pra achar boas opções em várias marcas/lojas.

A indicação é esfoliar uma vez por semana pra remover as células mortas e os resíduos, o que ajuda a desobstruir os poros.

Já a esfoliação química é feita com ácidos (em casa ou no consultório), e dois bons exemplos são o ácido retinoico (post aqui), que é o meu amor eterno, e o ácido azeláico (post aqui).

3. Hidratação

Quem tem pele oleosa tem a mania de correr do hidratante, o que é um erro porque a hidratação se mede pela quantidade de água e não pela quantidade de óleo no interior da célula (falei disso aqui).

É essencial hidratar a pele todos os dias com um produto que contenha ativos que ajudem a controlar a produção de sebo, pois assim a pele fica hidratada e a oleosidade vai sendo controlada aos poucos.

poros dilatados

Prefiram as versões mais leves e, preferencialmente, com ação matificante. Gosto bastante  do Effaclar Mat, da La Roche Posay.

Fugindo um tiquinho da hidratação, vou indicar um produto incrível pra quem tem poros dilatados: o Normalize Pore, da Ada Tina. É um protetor solar super sequinho indicado pra quem tem poros dilatados, que garante, ainda, hidratação da pele e contração dos poros.

4.  O Corretor de Poros

Quem tem poros dilatados sempre  lança mão do primer pra ajudar  a camuflar o problema, mas a ideia é apostar no corretor de poros, que é mais oclusivo e oferece um disfarce muito maior.

O melhor de todos, aquele que dá vontade casar, é o Pore Smoothing Corrector, da Shiseido. Ele é bem caro pra quantidade (vem com 13 ml e custa 164 Dinheiros), não rende muito, mas faz uma diferença absurda na pele, pelo menos fez na minha.

Vou aproveitar que agosto é meu aniversário e comprar outro, assim não fico com tanto peso na consciência de gastar 164 dinheiros em um tubinho do tamanho de uma amostra! rs

Tem algum outro produto que vocês indiquem?

Beijos

Ju

 

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
22 comentários
  1. Sandrinha  16/07/2014 - 17h21

    Gostei das indicações. Também tenho pele oleosa, mas a oleosidade se concentra mais na zona T. Passei a usar hidratante pele oleosa + filtro solar com toque seco, para não ficar oleoso demais. E tem outra, a minha oleosidade se estende para tronco e costas, por isso não uso hidratante corporal nessas áreas.
    Vou comprar esse esfoliante da Clearskin. Usava outro da Avon, mas sumiu. :)

  2. Virginia  16/07/2014 - 19h25

    Adorei a dica do Pore Smoothing Corrector, € 34,65. Vou aprveitar que vou viajar em agosto e comprar para experimentar.

  3. Cris  16/07/2014 - 22h07

    Ju,minha filha e eu amamos o seu blog!vivemos experimentando suas dicas.Rsss…Tenho a extremamente oleosa e tbm moro na bahia…sniff… Portanto vivo o mesmo dilema que vc. ja usei o protetor Ada Tina e amei, mas nunca encontrei aqui em Feira! Sempre que vou a Natal (minha terra)garinpo alguma que nao aqui.Ah!Quando vou a capital tbem.Rsss…Usei um hidrante da SVR que tbm serve como primer.Ameiii!!!Lysalpha active,baratinho e maravilhoso!!! Perdoe a prolixidade, mas eu me sinto em casa no seu blog.Rsss… Bjs

    • Ju Lopes  19/07/2014 - 09h42

      Oi Cris!
      Aii que delícia mãe e filha cuidando da beleza juntas!
      Que bom saber que vocês estão gostando flor, fico muito feliz!
      Aqui em Jee também não encontro não Cris, tenho que comprar na net, um horror! Mas vc tem sorte porque Feira é pertinho de SSA, é mais fácil achar as coisas, né?
      Já anotei o nome, tomara que ache eu encontre fácil aqui, porque Cris, Jee é quente demais e eu não encontro nada! kkkk
      Imagina flor, sinta-se em casa e vamos prosear!
      Beijos

  4. Larissa  17/07/2014 - 00h01

    Olá…um outro produto legal para disfarçar os poros e com um preço um pouco mais barato seria o Pore Filler da NYX – 20ml por 89 dilmas (hahaha). vende aqui http://www.nyxcosmeticos.com.br/index.php?route=product/product&path=80_86&product_id=106

    Teria também um óotemooo porém é o mesmo preço desse que indicou..#carinho o POREfessional da Benefit.

    Beijoss

    • Ju Lopes  17/07/2014 - 17h35

      Valei pela dica Lari, vou procurar esse!
      Beijosss

  5. Caroline  17/07/2014 - 07h35

    Ju estou usando o protetor solar Roc minesol oil-control e estou adorando, segura bem a oleosidade da pele e deixa sequinha por várias horas, pelo menos no meu rosto foi assim. Você já usou?
    Bjoo

    • Ju Lopes  17/07/2014 - 17h34

      Adoro Rol, já fiz resenha dele aqui!
      Beijos

  6. Helo  17/07/2014 - 09h13

    Ju, você já usou o PoreFessional, da Benefit, ou o Pore Refining Solutions, da Clinique?

    Eu sempre fico brava com esses produtos porque ele cobrem super bem na hora em que passa, mas depois de um tempo começa a brotar óleo dos poros e o acabamento fica imperfeito, às vezes os poros ficam até mais em evidência…

    • Ju Lopes  17/07/2014 - 17h33

      Helo, já sim! Na minha pele eles reagem bem, mas NADA de compara ao que falei no post…

  7. Audrey  17/07/2014 - 10h57

    Ju,
    Olha só, achei um lugar que vende o gel de limpeza da Eucerin, e esta farmácia embarca para todo o Brasil. Vou comprar p/ mim, e se vc quiser, eles tem estoque. Eu sempre compro coisinhas desta farmácia pela internet (pq ficam no Sul e eu moro no Sudeste) e nunca tive problemas.
    O site é: http://www.panvel.com.br
    Não tenho vínculo nenhum com eles, apenas consumo os produtos.
    Bjs.

  8. Camila Paiva  20/07/2014 - 12h19

    ju eu estou usando o Oily Solution Redutor de Poros da Adcos, conhece? A mulher da loja me falou que ele funciona como um prime mas que, com o uso constante, minimiza o tamanho dos poros… como faz pouco tempo que estou usando ainda não sei, mas ele matifica e disfarça bem a pele. Bjooo

    • Ju Lopes  20/07/2014 - 13h19

      Mila, essa linha da Adcos (amo a Adcos!) é ótimaaaa, tinha esquecido, acredita? Cabeça de vento essa minha!
      Me conta se tá gostando!
      Beijos

  9. Geisa  23/07/2014 - 17h24

    Oi, tudo bem? Você já experimentou o Vichy Normaderm Total Mat?
    Beijos.

    • Ju Lopes  24/07/2014 - 08h40

      Gei, qual a cor do potinho??rs Só lembro pela cor!

  10. Rachel  19/11/2014 - 01h37

    Segui a tua dica e resolvi investir no sabonete e hidratante da la roche. Não é barato, mas valeu cada centavo. Andar o dia inteiro no centro do RJ e chegar em casa com o rosto sequinho, sem brilho é bom demais.

  11. Edilaine Freitas  21/07/2015 - 14h12

    adorei as dicas eu vou passar pra mamis que tem os poros super abertos rsrsrs bjo

  12. Flávia  28/07/2015 - 15h58

    Ju minha linda!!

    Onde eu compro O Corretor de Poros???

    Bjs

  13. michele sedano  26/11/2015 - 21h40

    Ameii as dicas Ju ! sofro com pele oleosa e poros super dilatados .
    Morri de rir na dica do corretor de poros , custa um rimmmm kkk
    mas é vdd os produtos dessa marca são bem salgados mas se vale a pena , vale investir!
    Bjoo

  14. Jeane Carneiro  14/03/2016 - 12h56

    Adorei as dicas Ju, sofro com isso.
    Nenhum primer me ajuda. kkkk
    Bjão

    http://www.jeanecarneiro.com.br

  15. Vivian  09/09/2016 - 11h08

    oi Juu, onde você compra o O CORRETOR DE POROS?

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • “Sê sempre o mesmo. Sempre outro. Mas sempre alto. Sempre longe. E dentro de tudo. ✨✨✨”
Cecília Meireles, que nunca soube, mas é minha amiga desde 1990, quando “descobri” que ela existia nas prateleiras da biblioteca da Uesb, minha “babá” por muitos, muitos  anos. ☺️ #QueSorte #JuroValendo
  • Conhecem o blog de minha amiga, @jurovalendo ? Passem lá... Escrevi algo legal... @isadorabacelar.r #amizade #jurovalendo #julopes #amor #meueuloiro #fidelidade #gastronomia #amando #mudanca #salvador #unifacs
  • Mudar de profissão nunca é fácil, bem sei como é difícil lidar com as dúvidas, as angústias e, também, com o julgamento alheio.

Mas acredito, também, que fazer algo que a gente ama não tem preço. Que alegria, felicidade e realização não têm preço.

A @isadorabacelar.r também acha, encarou a mudança e contou tudo pra vocês lá no blog. 💕
#MulherDe30 #MudeiDeVida #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo