18.09.2015

ácido hialurônico é tudo de bom para a pele!

Mas não é tudo igual!

Entre as sugestões de posts que vocês deixaram lá na Fan Page tempos atrás, tinha uma questionando sobre o ácido hialurônico, se ele funcionava mesmo para preencher as rugas, e como acho que ainda existe uma certa “confusão” em relação a isso, resolvi fazer um post explicando.

Ácido Hialurônico: o que é?

O ácido hialurônico é um dos ativos que mais gosto pra pele, justamente por ser extremamente versátil, entregando resultados diferentes de acordo com a forma de uso, que pode ser tópica, injetável ou oral.

Esse ácido, que é naturalmente produzido pelo organismo e reabsorvido no processo de regeneração celular, possui a capacidade de atrair, reter e fixar a água na pele, preenchendo os espaços existentes entre as células, o que garante uma pele mais firme, hidratada, viçosa e com textura mais homogênea.

acido hialuronico

Acontece que, assim como acontece com o colágeno (falei sobre ele aqui), a partir dos 25 anos começa o “ladeira abaixo”, ou seja, a produção de ácido hialurônico pelo organismo começa a diminuir, deixando a pele mais ressecada e dando lugar aos primeiros sinais do envelhecimento.

E é nesse momento que o uso do ácido hialurônico, sobretudo na superfície da pele, é indicado, já que ele vai ajudar a manter a umectação natural, evitando, até certo ponto, que a pele comece a “murchar”.

Ácido hialurônico não é tudo igual!

O  problema é que ele é “vendido” como preenchedor de rugas, e sim, ele pode preencher rugas, mas não com o uso tópico, como centenas de produtos prometem.

Acho essencial falar sobre isso porque fico retada quando vejo propaganda com isso, porque, gente, isso é enganação, né? Pra preencher tem que fazer preenchimento de ácido hialurônico, então não esperem isso de nenhum produto aplicado na pele, mas vou explicar tudo direitinho, vamos lá!

Ácido hialurônico tópico

Ácido hialurônico tópico

O ácido hialurônico de uso tópico (presente em cremes, loções, etc) é um excelente hidratante que vai agir, via de regra, na camada superficial da pele, ajudando a reter água e a suavizar linhas finas e superficiais causadas, principalmente, pelo ressecamento. Ele não vai preencher rugas e muito menos proporcionar mais volume ou firmeza no contorno facial, e isso precisa ficar claro.

A forma microionizada é a que mais vem aparecendo nas composições dos produtos, já que assim parte dele consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele e outra fica na superfície da pele, garantindo que não ocorra perda da hidratação.

Geralmente vem combinado com outros ativos, inclusive antioxidantes, que potencializam o tratamento, deixando a pele ainda mais bonita.

cremes com acido hialuronico

Ácido hialurônico injetável: preenchimento com ácido hialurônico

Se o uso tópico já é bom, o uso do ácido hialurônico injetável é puro poder! Aqui sim ele é capaz de preencher não só rugas, mas também o bendito do bigode chinês e as regiões onde perdemos massa, como nas olheiras, nos lábios e nas bochechas, por exemplo.

Uma coisa que vale ressaltar, de acordo com o Dr. Valcinir Bedin,  é que possível injetar ácido hialurônico na pele sem a função específica de preencher, mas sim de melhorar o tônus da pele, suavizando as rugas e linhas mais finas e ajudando no rejuvenescimento, e isso em todas as regiões, mas principalmente no colo, nas mãos e no pescoço.

Ele também é eficaz no tratamento das cicatrizes de acne, quando ficam “depressões” na pele, e da celulite, quando o tratamento é, digamos, um pouco mais agressivo.

O preenchimento com ácido hialurônico é feito com um gel preenchedor, cuja concentração é variável e depende do resultado desejado. A parte boa é que os resultados são visíveis rapidamente, geralmente 3 dias após a aplicação, duram até 1 ano e o procedimento não é doloroso (ô glória! rs).

preenchimento com ácido hialurônico

Sim, a pele tende a ficar um pouco inchada e com hematomas por alguns dias após o procedimento, mas não é nada que impeça de trabalhar, como no caso do laser de CO2 (veja nesse post aqui), por exemplo, que fiquei parecendo um monstrinho rsrs.

Ácido hialurônico de uso oral

Aprendi sobre o uso do ácido hialurônico de uso oral com a Si, porque no Japão, onde ela mora, isso é uma febre e existem não só cápsulas, mas “suquinhos” e “aguinhas” enriquecidas com ácido hialurônico! Esse, aliás, é um dos ativos preferidos das japonesas, e como elas têm uma pele absurdamente incrível (vejam nesse post se não tenho razão!), também quero me acabar no ácido hialurônico rsrs!

O que a Si toma (ela já postou no insta @simoneyoko e @jurovalendo) é o The Collagen, da Shiseido, que tem zero calorias, sabor de frutas, vem com 1.000 mg de colágeno, ácido hialurônico e 4 tipos de vitamina que prometem deixar a pele linda, mas ele, infelizmente, ainda não chegou por aqui.

Mas, não fiquem tristes porque temos as cápsulas, que  podem ser manipuladas, e aí tem que ter indicação de um dermatologista, já que é ele que vai prescrever a quantidade ideal, que varia de 100 a 300mg. No mais, o ideal é que as cápsulas de ácido hialurônico contenham também ativos antioxidantes, além de colágeno, pra garantir resultados ainda melhores.

acido hialuronico em capsulas

Quero litros!

Tanto na fórmula do meu hidratante diurno (veja aqui) quanto do noturno (veja aqui), que voltei a usar, o ácido hialurônico está presente, mas pretendo, até o próximo mês, fazer o preenchimento com ele no “bigode chinês”, já que o meu é de origem genética mesmo, todo mundo aqui em casa tem esse troço bem fundinho e me incomoda.

E sobre as cápsulas, vou conversar com minha dermato e, se ela achar interessante, formular pra mim, aí conto aqui pra vocês, tá?

E se alguém já usou ou usa, ou fez algum tipo de preenchimento ou tratamento com esse ácido, conta aí, todo mundo quer saber!

Ah, além dele, existem outros três ativos que amo e acho maravilhosos pra pele, confiram aí:

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
21 comentários
  1. Sonia Oliveira  18/09/2015 - 18h26

    Ju, a Art Vitta não vende essas capsulas com acido hialurônico?
    Beijinho.

    • Ju  19/09/2015 - 12h25

      Sonia, vou perguntar!

  2. Giovana da Silva  19/09/2015 - 14h51

    Oi Jú! Tudo bem querida? Adoro quando vc posta formulas! Ja to bem louca pra fazer as caps do acido hialuronico! Fiz varias formulas q vc postou e gostei de tudo. Hoje peguei na farmacia aquela com fator de crescimeto pra crescer cilios e o creme para pes ressecados. Vou usar o creme ate nas cutículas! Bjo!

  3. Nayara Kopiake  21/09/2015 - 18h31

    Oi juh…
    Flor eu queria saber se você não tem nem uma fórmula de ácido para o corpo.
    Pois estou com algumas manchas nos braços.
    E aqui onde moro não acho nada.
    Desde já Agradeço. .
    bjos

  4. Vanessa Moreira  08/04/2016 - 19h59

    Boa noite Ju!
    Gostaria de saber se vc recomenda a Vitamina C com o ácido hialuronico da ArtVitta, é realmente confiável. E um desses cremes ou os dois provoca ardência?

    Obrigada
    Bjs

    • Ju  17/04/2016 - 11h14

      Adoro!
      Em mim não provoca não!

  5. SUELI  24/07/2016 - 22h55

    Boa noite!…a minha dermatologista me indicou o acido Hialurônico 100% puro para passar após o microagulhamento, o que vc acha Jù? bjs!

  6. Maria  06/09/2016 - 15h46

    Oi, Ju, minha linda, eu uso ele junto com a vitamina C, e essa semana fiz o bigode chinês, também tenho e fundo. Ficou ótimo adorei. Bjos

  7. MARKUS GUEDES  27/11/2016 - 01h43

    esse Ácido pode ser aplicado apos passar o dermaroller no rosto?

  8. Tairine  26/12/2016 - 08h41

    Olá, gostaria de saber se você conhece ou recomenda a vitamina C da Cucnzn. É confiável será?

  9. Daiani  05/01/2017 - 23h16

    Gostaria de saber se combina misturar o ácido hialurônico puro com o creme cirúrgico tri up.
    Desde já agradeço!!!

  10. PATRICIA CARVALHO  01/03/2017 - 16h57

    voce é dermatologista? como faço uso desses componentes vitaminas orais,e vejo as pessoas pedindo opinião,somente uma profissional vai saber seu tipo de pele,idade entre outras coisas pra cada pessoa,pois nem tudo k serve pra mim pode ser usado por outra pessoa,acho k temos k ter responssabilidade,pois creme é remedio,tudo é quimica,se vcs forem a uma dermatologista vcs vao descobrir um mundo muito rico k pode ajuda-las nao só na pele,mas na saude dos cabelos e unhas,fica a dica povo!!! bjs bjs

    • Ju  01/03/2017 - 17h25

      Oi Paty, tudo bem?
      Não, aqui é um blog pesoal, então eu só compartilho as MINHAS experiências pessoais E nem todo creme é “remédio”. Existem cosméticos, de uso livre, dermocosméticos e medicamentos, mas sempre que falo de qualquer um deles por aqui sempre alerto que é a minha experiência e que só um dermato pode orientar de acordo com as necessidades de cada pessoa.
      Beijos

  11. Rosi  20/04/2017 - 17h56

    Oi ju!!!acabei de fazer um preenchimento com ácido hialurônico com o Dr Rodrigo Portillo ,e estou amandooo isso pq eu fiz ontem hein !!resultado maravilhoso !!amei

  12. diana lorena  16/05/2017 - 16h08

    Olá
    gostaria de saber sobre Acido Hialuronico,
    um 3 B +-= BOM BONITO BARATO,
    qual o melhor de todos,
    e qual o melhor mais em conta?
    ok.

  13. Ana  13/06/2017 - 18h38

    Qual é o valor do preenchimento do bigode chinês usando uma ampola?

  14. Vera Alice Diehl  15/07/2017 - 23h52

    Olá ! Adorei a sua matéria. Parabéns!
    Gostaria de saber se você conversou com a sua dermato sobre a fórmula do Ácido Hialurônico. Você a formular para mandar manipular?
    Beijos

  15. Marcia  17/08/2017 - 19h07

    Vc poderia me dizer quais as marcas ou aonxe venxe esses injetáveis
    Pois qjero apra os seios

  16. Tatiana  23/08/2017 - 23h55

    Oi ju,tudo bem??? Sempre dou uma passadinha no seu blog,porque tu arrasa é sempre deixa tudo muito claro nas tuas postagens. Eu cuido da minha pele muito antes dos 25 e minhas amigas diziam que eu era a louca dos creminhos kkkkkkk sempre usando protetor e cremes. Tive duas gravidez e em nenhuma delas tive manchas,pois pra mim é ritual cuidar da pele. Vc acha que micro-agulhamento resolve o tal do “bigode chinês “???…Estou na casa dos 35 e eles estão começando a se aprofundar. De fato é o que vem me incomodando MUITO em meu rosto e antes de fazer preenchimentos queria saber se funciona.Responde aí ,por favor

  17. DAlzira Barbosa Rodrigues  29/08/2017 - 09h34

    Gostaria de saber se existe algum creme com ácido ialuronico

  18. Claudia Oliveira  01/04/2018 - 13h36

    Muito bom ,estou precisando mesmo de uns cuidados a mais com a pele

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
  • #Repost from @jurovalendo with @regram.app ... Já falei desse finalizador aqui e no blog, é o Nutri Cachos, e ele foi meu escolhido pro #PapoNaPiscina! ☀️ Ah, e a escova verde foi junto pra fazer par! Hahaha (ela é super boa, desembaraça sem quebrar, e tem pra fios mais finos, normais e mais grossos). Pra se expor ao sol tem que usar finalizador com proteção solar, não tem pra onde correr, gente! O sol danifica demais os fios, e isso inclui muito mais que desbotamento, são danos na estrutura do fio mesmo.

E, ó que coisa boa, todos os finalizadores @bioextratus têm proteção solar!🙌🏻 E pra cada cabelo tem um finalizador adequado, é só procurar o que se adeque mais ao seu. ☺️ Já testou esse? Conta aí o que achou! Quer resenha de algum outro? É só dizer! 💗

#PorUmFio #BioExtratus #JuroValendo | Publicidade ✨
  • #Repost @jurovalendo
• • • • •
Tu já conhece a Emulsão Mágica Manteiga de Tutano, da @bioextratus ? 🤔

Pois se o seu cabelo estiver ressecado, com as pontas parecendo espiga de milho 🌽, pode se jogar sem medo! 🙌🏻 Ela tem uma composição super balanceada para hidratar, nutrir e reconstruir com ativos como tutano, glicerina, manteiga de karité, óleo de coco, óleo de palma, ácido glicólico e proteínas vegetais. Adoro!😍 O efeito amaciante é dos bons, mas gosto mesmo do resultado depois que o cabelo seca, porque o bichinho seca bonito, viu? ✨

Alinha, sela bem, doa brilho e suaviza muito a textura dos fios, combatendo com gosto o ressecamento e deixando as pontas no ponto.

É um produto bem curinga, que equilibra os fios quando nada parece funcionar direito, sabe como é?💗☺
✨#PorUmFio #JuroValendo #BioExtratus
  • 🚨BLACK FRIDAY NATURA: um show de ofertas! 🔎PATAUÁ - Crescimento e força dos fios.
O óleo de Patauá acelera o crescimento e deixa os fios mais fortes e resistentes. Fragrância fresca com notas amadeiradas. Força, maciez e brilho!
🛍️🛒🏃💨(LINK DISPONÍVEL NA BIO) + Cupom exclusivo de frete grátis. Aproveite!
>> Créditos de imagem da querida Consultora Elen.
#pataua #cabelos #tratamentocapilar #transicaocapilar #Natura #naturabroficial #resenha #jurovalendo #ofertas #achadosdasemana #mercadolivre #coisasdediva #amostragratis #crescimentocapilar #forca #brilho
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo