13.10.2015

Marie Kondo: 5 Coisas que aprendi com A Mágica da Arrumação

Pra colocar em ordem sua casa e sua vida!

Costumo dizer que sou a desorganizada mais organizada do mundo, e que na minha casa mora um batalhão de duendes da bagunça, porque quanto mais eu arrumo e organizo as coisas, mais elas “saem do lugar”, e foi por isso que A Mágica da Arrumação, da Marie Kondo, me chamou a atenção, porque ela promete ensinar um método pra colocar ordem “na casa e na vida”.

Achei a coisa promissora, tratei de procurar o livro na internet e “devorei” o bichinho em poucas horas, decidida a colocar a coisa em prática.

Pra quem não conhece, a Marie Kondo é a “guru” japonesa da arrumação que tem feito um sucesso enorme com suas dicas certeiras e, para alguns, controversa. Mas, pra mim a coisa caiu como uma luva, e aqui vão as 5 coisas mais legais que aprendi no livro:

marie kondo a mágica da arrumação pdf

1. Descartar é abrir espaço para o novo

Não é novidade pra ninguém que adoro o feng shui, né? Aliás, tem vários posts sobre o assunto aqui no blog, basta clicar aqui! Mas, voltando pra nossa conversa, o feng shui diz que quando a gente guarda o que não serve, quando a gente acumula coisas, a energia fica estagnada e a vida “emperra“, porque sim, o lugar onde a gente mora interfere nas nossas vidas, e muito mais do que a gente imagina.

Eu sou uma leonina apegada, e mesmo fazendo faxinas periódicas consegui tirar, só do meu quarto, 8 sacos daqueles de 50 litros de coisas pra jogar fora e pra doar, e dois deles eram basicamente papéis sem nenhuma utilidade.

Tirei um dia inteiro pra reavaliar tudo o que eu tinha, tudo o que eu realmente precisava ter, tudo o que me trazia alegria, e descartei todo o resto, de roupas a acessórios, de fotos a papéis, de livros a cartas de amiguinhas da 4ª série.

Levei um dia inteiro fazendo isso, e no fim me senti leve, como se tivesse tirado uma tonelada de peso das costas. E não foi só, porque a atmosfera do quarto mudou, já que todo o excesso foi removido e ficou só o que era realmente necessário e me trazia alegria.

Portanto, a primeira coisa que aprendi é que antes de organizar é preciso descartar, pois só assim a energia vai fluir!

2. Só tenha o que te faz feliz

Sempre defendi a ideia de que é preciso viver rodeado do que nos faz feliz e nos trás alegria, mas como tinha muita coisa e tinha apego por elas, deixava a vista o que me fazia bem e guardava todo o resto em caixas nos maleiros.

marie kondo a mágica da arrumação pdf

Depois que descartei tudo o que não era necessário, resolvi seguir o “conselho” da Marie e só ficar com o que me proporcionava alegria, um conselho, aliás, que vou levar pra vida, porque é muito bom olhar pros lados e só ter coisas que tragam boas lembranças. Dá uma sensação de bem-estar enorme, sabe?

E, afinal, qual o sentido de ter em casa (e na vida) o que não nos faz bem, o que não nos trás alegria e felicidade? Nenhum!

3. Faça tudo de uma vez!

Sabe aquela história de arrumar um pouco a cada dia? Fiz isso a vida toda, e quando resolvi aproveitar o feriado pra, seguindo as orientações da Marie Kondo,  “fazer tudo de uma vez”, em dois dias, sendo um pra descartar e outro pra organizar, senti que a coisa funcionou muito melhor!

Como já tinha retirado “os excessos”, consegui ver tudo o que realmente tinha, consegui reavaliar os espaços e organizar tudo de uma forma que nunca tinha conseguido, e isso funcionou pra mim como um detox, sabe? A medida que fui arrumando o quarto, tive a sensação de estar organizando as coisas dentro de mim, e ao invés de terminar o dia cansada pelo tanto de coisa que fiz, me senti revigorada, como se, com tudo no lugar, eu pudesse “começar” tudo o que queria.

Pois é, acho que isso de fazer tudo de uma vez tem um efeito psicológico bem bom, sobretudo para quem, como eu, tem a tendência de procrastinar!

4. E faça sozinho!

Toda vez que tentava organizar as coisas, chamava Deide pra me ajudar na limpeza e arrumação. Além disso, minha mãe, que é super apegada a tudo, sempre vinha e ficava por perto dizendo que não deveria jogar isso ou aquilo fora, e só depois desse final de semana, onde fiz tudo sozinha e de uma só vez, vi como é importante fazer o descarte e a organização sozinha.

marie kondo a mágica da arrumação pdf

É que a coisa é muito mais psicológica do que parece, e tudo isso funciona como um exercício de revisão interna, entende? Só você sabe o que é essencial pra você, o que te proporciona alegria e boas lembranças, o que deve ou não ser descartado, assim como só você sabe o que usa mais, o que precisa ter mais ou menos visibilidade, o que garante que as coisas permaneçam arrumadas sempre, e não só no dia da faxina.

5. O espaço onde você mora afeta sua vida

Quem me acompanha há mais tempo e me segue nas redes sociais sabe que super acredito em energia,  que acredito  todas as coisas ao nosso redor, de pessoas a ambientes e objetos,  afetam, de alguma forma, a nossa vida, e depois de ler esse livro tive ainda mais certeza disso!

É como se, ao arrumar o “nosso espaço”, a gente organizasse também os nossos pensamentos, e isso faz toda diferença na vida. No mais, uma casa limpa e organizada, com objetos que nos tragam alegria, com cores, cheiros e flores, afeta o nosso estado de espírito de forma positiva e garante muito mais bem-estar, coisa que já falei, aliás, nesse post aqui, onde dei 5 dicas pra deixar sua casa mais feliz!

Marie Kondo PDF : a Mágica da Arrumação

Assim que soube do livro da Marie Kondo procurei na livraria aqui de Jee e não encontrei, daí baixei o PDF na internet, mas quero comprar a versão “impressa”, porque gosto mesmo é de “livro de papel”! Achei na Saraiva por R$14,80 (compre aqui) e quem quiser baixar o PDF (gratuito, lógico) é só clicar aqui.

Alguém já leu o livro? O que achou? Eu amei, e depois volto pra contar como a coisa funciona a longo prazo, porque isso só o tempo vai dizer, né?

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
27 comentários
  1. Lara  13/10/2015 - 16h25

    Juh, já assisti a uma entrevista na qual uma psicóloga afirmou que “arrumar o “nosso espaço”, organiza também os nossos pensamentos”. Eu acredito demais!!!

    • Ju  13/10/2015 - 17h14

      Também acredito, Larinha!

  2. Vivian  13/10/2015 - 22h18

    Ju, esse livrinho mudou minha vida, sabia? Tem muita coisa que a Marie diz que eu não concordo, como esse negócio de arrumar tudo de uma vez só, que acho muito radical, pois prefiro fazer um pouco a cada dia…rs… Mas depois que li A Mágica da Arrumação, joguei muita, mas muita coisa fora, você não tem noção, e passei a olhar para as coisas e só ficar com elas se as benditas me trouxerem felicidade. É um ótimo critério para analisar se devemos ou não guardar algo.

    Um beijo!

    • Ju  14/10/2015 - 08h28

      Vi, a minha também, te juro! Tô me sentindo leve, tudo tá mais fácil de colocar no lugar no dia a dia…
      Ela é meio radical mesmo, mas ó, para os procrastinadores, tipo eu, isso funciona! Se eu fizer um pouco a cada dia, não acabo nunca, eu me conheço! rrs
      Beijos

  3. […] da arrumação do feriado, graças ao livro da Marie Kondo (falei dele aqui), separei algumas coisas aqui em casa pra reaproveitar, mudar de lugar, dar “cara […]

  4. Ana Karla  15/10/2015 - 11h43

    Jú!

    Que livro é este?

    To no meio ainda, mas em cada situação que ela apresenta eu me reconheço, pelo menos em parte.

    Você seguiu direitinho as dicas dela? Vale mesmo a pena?

    Beijo!

    • Ju  15/10/2015 - 13h07

      Aninha, super segui e pra mim tá funcionando super bem! <3

  5. Voar Viajar Viver  19/10/2015 - 09h03

    adorei este post! fiquei muito curiosa em relação ao livro e já fiz o download pois penso que em Portugal não se venda.
    é engraçado que mesmo sem saber fiz o mesmo e enchi sacos e sacos de coisas que já não uso para doar, coisas que fui guardando o longo dos anos sempre a achar que um dia iriam servir. a verdade é que me senti muito, muito feliz depois e muito mais leve. estou ansiosa por ler o livro, obrigada pela dica!
    beijo

  6. […] foi com o que tinha restado aqui dos meus livros de Direito. Depois de ler o livro da Marie Kondo (esse aqui), achei que não tinha razão pra mantê-los aqui e ia mandar pra Murillo, meu primo, mas depois […]

  7. […] isso tem pouco tempo, logo depois de ler o livro da Marie Kondo (post aqui), mas, como por aqui as coisas parecem brotar do vento, vou passar um pente fino, […]

  8. Priscilla Soares da Silveira  30/11/2015 - 16h04

    Ju,

    Você não sabe o quanto me ajudou com este post, tenho seguido e em feito bastante diferença na minha vida.
    Vou fazer uma faxina geral em minha vida para começar o ano com pé direito.. To me sentindo mais leve e animada.

    Bjjoooo

  9. […] vidas, sério! Ele ensina a arte da arrumação, mas acho que a coisa é muito mais profunda, sabe? Falei desse livro aqui no blog e até disponibilizei o PDF, mas ele tá super barato e é uma ótima opção de presente de […]

  10. Indira Marcela  13/01/2016 - 15h03

    Juuuuuuuuuuuuuuu,

    Muito obrigadaaaaaaaa!!!
    É disso que estou precisando!

    baixei e estou começando a ler em 3,2,1 … rs

    Beeeeeeeeeeijos!
    Vc arrasa!

    • Ju  13/01/2016 - 15h24

      :) Amo esse livro, é maravilhoso!

  11. Luana  14/01/2016 - 22h47

    Estou lendo e adorando! Muito bacana mesmo!
    Vamos ver se me ajuda a ser mais organizada ou quem sabe até totalmente!haha

  12. Ilsa  27/01/2016 - 19h39

    Ju!! Venho aqui só pra agradecer pelas suas dicas. Todos os dias olho Google+ e seu blog. Que Deus te abençoe sempre e Vc continue essa pessoa dinâmica criativa e inteligente. Minhas filhas tbem amam suas pastagens.
    Muito obrigada
    Abraços
    Ilsa Gomes

  13. Pati Quental  06/02/2016 - 17h21

    Já abri o pdf aqui pra ler bem direitinho. Sou do time que tenta ir fazendo aos poucos e não termina nada, então acho que esse método da Marie vai ser interessante pra mim!
    Vou ler e ver como absorvo isso rs
    Beijos

  14. amanda k  11/02/2016 - 13h15

    obrigada pelo link! baixo muito pelo site do lelivros, mas já não consta mais por lá este!

  15. […] Marie Kondo fala bastante disso no livro dela, e recomendo que todo mundo leia, porque foi um livro que mudou […]

  16. Sayuri  30/04/2016 - 13h45

    Mudou minha vida, seriamente. Doei aproximadamente 60% dos meus livros (que passavam de 600), meu quarto agora está sempre arrumado, SEMPRE. Fiquei só com as roupas que realmente gosto. Mudou até meu modo de comprar coisas, sinto se “me traz felicidade mesmo” antes de comprar agora.
    Obrigada pelo PDF, Ju! Bjo!

  17. Luciana Valladares  13/05/2016 - 12h01

    Eu estou lendo e amando. Veio num momento muito especial para mim, pq veio preencher uma vontade minha de ser e estar mais leve.

  18. […] isso já falei aqui algumas vezes e tem, inclusive, o PDF de um livro que pode ajudar muito: a Mágica da Arrumação, da Marie Kondo. Leiam, leiam e […]

  19. Eva fabiana  30/05/2016 - 21h44

    Ju,eu comprei esse livro com uma revendedora da avon.
    Ele é ótimo!

  20. Silvia Camargos  31/05/2016 - 09h39

    Nossa esta mensagem e tudo de bom pra mim hoje , como sempre nas suas postagens … Sempre faço isso me desapego de algumas coisas materiais e sempre chega mais …. Agora só falta a coragem do desapego emocional que e o mais difícil pra mim…. Com certeza vou ler o livro !!! Obrigado Ju Lopes ♫ ♪ ♫ ♪

  21. gessica  01/06/2016 - 15h41

    Oi!!! adorei, vc é muito gentil em compartilhar isso com a gente, Obrigada!!!

  22. […] 3. Os extras: mantenha as janelas abertas durante o dia, deixe  o sol “entrar” e o vento circular pra que a energia local fique ainda melhor. Ah, e aproveite pra ler o livro da maravilhosa Marie Kondo sobre organização, vai ajudar muito! Pra baixar o PDF é só clicar aqui. […]

  23. Simone  19/05/2017 - 16h14

    Obrigada pelas ótimas dicas!

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes de qualquer coisa, café! Força na peruca gente!!!! Bora fazer essa terça render 😘 #blogbellealmeida #bomdia #tercalinda (📸: @guedesmeg)
  • Planejamento atualizado, agora é botar em prática! Boa semana pra nós! 😘😘 #blogbellealmeida #mondayagain
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo