Vizcaya
28.10.2015

Cabelos com progressiva: Como cuidar?

5 Dicas que fazem toda diferença

Escova progressiva é um assunto meio polêmico aqui no blog, porque eu, que fiz durante algum tempo, sou absolutamente contra, mas isso é o que vale pra mim, é só a minha opinião, com base na minha experiência, e como sei que muitas de vocês fazem, muitas vezes por falta de opção mesmo, quero que cuidem da melhor forma possível, sabe? Porque sim, cabelos com progressiva exigem cuidados especiais, e é sobre isso que vamos falar agora!

1. Prepare o seu cabelo antes da progressiva

A progressiva “encapa” o cabelo, de forma que é complicado que os ativos consigam penetrar nos fios depois dela, então prepare o seu cabelo com muito cuidado antes. O ideal é caprichar na reconstrução, mas reconstrução boa, que tenha ativos como aminoácidos e proteínas diversas, não só a queratina, pra dar força aos fios, já que a química, qualquer uma, faz com que o cabelo perca massa capilar e fique frágil.

Portanto, antes da progressiva faça uma sequência pesada de reconstrução, o que minimiza os riscos e problemas futuros. E aqui no blog tem um vídeo completinho sobre como preparar o cabelo para a progressiva, é só clicar aqui pra ver. Recomendo!

cabelos com progressiva como cuidar

2. Cabelos com progressiva? Aposte em boas reconstruções

Sua melhor amiga, depois da progressiva, será a reconstrução, e acho bom você saber tudo sobre ela! Sim, o cabelo fica “encapado” e a penetração dos ativos não é lá muito fácil, mas isso não significa que você vai deixar a coisa ao Deus dará, né?

Invista em boas reconstruções, que devem ser feita, a princípio, 1 vez na semana, até que seu cabelo vá ficando mais forte, daí o “espaçamento” aumenta e a frequência das reconstruções diminui, mas um cabelo com progressiva jamais pode ficar sem reconstrução, lembre-se disso!

Nesse post aqui tem 10 máscaras de “força”, que ajudam bastante os fios com progressiva, nesse aqui tem um guia de produtos caso seu cabelo fique elástico, e quase sempre fica, e nesse último tem um guia pra recuperar o cabelo, recomendo a leitura!

3. Proteja (e muito!) o seu cabelo

Cabelos com progressiva são muito mais vulneráveis, o que significa que precisam de muito mais proteção, e isso inclui proteção quando secamos, pranchamos, fazemos babyliss, vamos pra praia, pra piscina e por aí vai. Ou seja, tem que usar protetor térmico sempre que usar alguma fonte de calor, já que elas estragam bastante os fios, e isso em um cabelo que, por dentro, já está muito danificado é desastre na certa!

E é muito bom apostar em finalizadores que ofereçam proteção solar, por mais que vocês pensem que isso é besteira, porque o sol arrebenta com o cabelo muito mais do que vocês imaginam, coisa que já expliquei nesse post aqui.

4. Use bons produtos

A progressiva vai estragar o seu cabelo sem dó nem piedade, então trate de preparar o bolso pra gastar com bons produtos, produtos profissionais, mais concentrados, de ação mais rápida. Isso significa que você vai precisar de uma dupla das boas de shampoo e de condicionador, específicos para cabelos quimicamente tratados, que tenham  ativos que reconstruam, devolvam massa e fortaleçam os fios, e que sejam suaves o suficiente pra não causar mais danos, isso no caso dos shampoos.

cabelos com progressiva como cuidar

O mesmo vale para o creme de pentear ou leave-in, para as máscaras de hidratação e nutrição e para tudo o que você quiser usar no cabelo, sabe? Sim, existem bons produtos a preços acessíveis, mas lembre-se que, nesse caso, seu cabelo tá “doente”, e cabelo doente precisa de cuidado (e atenção!) redobrada, então compre o melhor que você puder.

Pra servir de referência, nesse post aqui tem meus shampoos preferidos, e se você tiver procurando produtos bons e baratos, clica aqui pra ver nossas pechinchas, onde tem vários achados!

5. Evite o excesso de química!

Fez progressiva? Nada de retocar a cor mensalmente, porque o cabelo não vai aguentar, principalmente no início, e nem caia na conversa de “tratar” com outra progressiva, com botox “falso” (falei disso nesse post) e com as dezenas de progressivas disfarçadas com nomes de tratamentos, tá? Tem post aqui explicando tudo isso (clique aqui) e acho bom dar uma olhada!

Isso não funciona e seu cabelo não vai aguentar, e um corte químico é uma coisa que não desejo nem pro meu pior inimigo, porque já passei por isso e bem sei como é ruim, como demora pra recuperar o cabelo e o tanto que a gente gasta pra que isso aconteça!

Outra coisa: nada de fazer progressiva todo mês, como várias meninas já falaram por aqui. Dê tempo ao cabelo, enquanto trata muito, pra que ele se recupere, e segure a vontade o máximo que puder.

Conselho extra: Suplementos!

Por fim, veja com seu médico a possibilidade de tomar um suplemento de aminoácidos, tipo o Pill Food (falei sobre ele aqui), por exemplo, para fortalecer e alimentar o cabelo por dentro. Isso, com certeza, faz diferença!

E se tiver alguma outra dica para cuidar de cabelos com progressiva, deixa aqui nos comentários! Ah, se quiser algum post específico sobre cabelos com progressiva é só avisar, tá?

Beijos, Ju♥

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
35 comentários
  1. Jade Pinheiro  28/10/2015 - 15h02

    Oi Ju gostaria que você falasse sobre o alisamento de cisteina eu faço no meu há quase 2anos nao possui formol nenhum pois sou alérgica a qualquer quantidade mínima de formol. Bom eu percebi que depois desse procedimento meu cabelo cresceu muito cerca de 3palmos. Você conhece?

  2. Daniela Costa  28/10/2015 - 15h04

    Adorei as dicas Ju, umectação tbm é uma ótima, pq ela da aquela “amolecida” nos fios.

  3. Madalena Honório  28/10/2015 - 15h14

    Ju linda! Sexta-feira cortei quase 15 cm do meu cabelo e tirei toda a progressiva que estava nele! Estou com o cabelo acima do ombro e muito feliz de vê-lo saudável de novo! Se tivesse lido as suas dicas antes certamente teria cuidado melhor e ele não teria partido do jeito que partiu (demorou alguns meses mas, meio que do nada, as pontas começaram a abrir! Foi horrível!)! Obrigada pelo post!! Beijão!!

    • Ju  28/10/2015 - 16h28

      Mada, eu fiz isso na época também, cortei, acho que vc fez o certo!
      Beijos <3

  4. Heloisa  28/10/2015 - 16h03

    Ju, fala sobre cabelo com definitiva tbm, os cuidados são os mesmos da progressiva?

    • Ju  28/10/2015 - 16h28

      Pode deixar, mas são basicamente os mesmos sim!

  5. Joselma  28/10/2015 - 18h07

    Oi Ju boa noite,primeiramente adoro suas postagens e dicas,Ju vc ja ouviu falar da escova progressiva ph de frizz da unik?Eles dizem que è a base de sericina,sou alérgica a tudo que seja derivado do formol,a tempos procuro algo para trabalhar com segurança,mais infelizmente nada,já testei várias,aguardo ansiosa bjs.

  6. Joselma Argemiro  28/10/2015 - 18h11

    Oi Ju boa noite tudo bem?Ju vejo que vc é totalmente contra o formol,Ju sou alérgica, ao formol e todo componente que seja derivados a ele,como a carbocisteina e aos tais ácidos,vc conhece a progressiva ph de frizz da unik? Ela é a base de sericina ,vc já ouviu falar dela?

  7. Yasmim  28/10/2015 - 18h58

    Acho legal essaessa mensagem de cabelo sempre saudável que você passa, mas acho que a progressiva não é tão vilã assim. Meu cabelo nunca ficou elástico, como você disse no post,mesmo quando eu descolori o cabelo ficou saudável, sem mudanças bruscas na estrutura. Acho que é bem importante procurar uma progressiva boa, porque muitas já tem aminoácidos que tratam o cabelo.

  8. Rayssa Primo  28/10/2015 - 21h23

    Ju, o que vc faz no seu cabo, já que não faz progressiva??

    • Ju  29/10/2015 - 08h30

      Rayssa, uso secador mesmo! ;)

  9. Drika Lima  28/10/2015 - 21h30

    Ju sua linda….me diga cabelo com progressiva pode usar o vinagre ….e aquela misturinha com glicerina e bepantol….pode?????

  10. Erica Morais  28/10/2015 - 22h44

    Oii Ju! Amei as dicas, mas na verdade tenho uma pergunta pra vc … Vi no patricinha esperta, que vc usava a selagem da cadiveu, eu queria saber se vc teve algum problema com ela. Fui num salão até conceituado aqui em Porto e o rapaz me indicou ela, falou maravilhas. Eu sou adpta da progressiva, apesar de ter sete meses q nao dou nada, nadinha mesmo, mas meu cabelo da daquele jeito. Não tem jeito, vou ter q me render, porém ele falou q ela é mais fraca, que vai tratar, enfim … Gostaria muito de saber sua opinião . Beijooo

  11. Gabrielle  29/10/2015 - 09h32

    Ju, ótimas dicas, mas tenho uma dúvida faço selagem, ela seria a mesma coisa da progressiva?
    Quando faço hidratação, umectações e reconstrução sinto muita diferença, isso quer dizer que os ativos estão penetrando em meus fios correto?
    Obrigada!!!!

  12. Tamara  29/10/2015 - 14h30

    Ju você conhece o bomtox da new liss hair? Ele é uma progressiva disfarçada?

  13. Érica Morais  29/10/2015 - 14h32

    Oii Ju!!! Amei o post, mas minha pergunta aqui é outra …. Eu vi no blog patricinha esperta q você era adepta da selagem da cadiveu, pois então, eu fui num salão considerado conceituado aqui em Porto e o rapaz super me indicou ela, falou maravilhas . Apesar do meu cabelo está a oito meses sem ver quimica nenhuma, nadinha mesmo, eu sinto que não vai ter jeito, vou ter q dá algum trem, pq ele ta daquele jeito sabe ? Eu sou adepta da progressiva como ja te falei, pq sinceramente o meu cabelo não tem jeito, ele me disse q a selagem é mais fraca que a progressiva e vai tratar o meu cabelo e alisa-lo ao mesmo tempo ! Isso é vida !!!! Mas eu gostaria mesmo era de saber sua opinião e sua experiência com o produto, pq confio muito em ti . Aguardo sua resposta … Beijuuu

    • Ju  03/11/2015 - 11h09

      Érica, eu usava e defendia, até que detonou meu cabelo e deu um bafafá, pois ela foi notificada pela Anvisa por causa do formol, não indico não, de jeito nenhum!

  14. Luci  29/10/2015 - 15h07

    Oi faço progressiva há quatro anos, mas estou decidida a passar pela transição capilar. Vc tem alguma matéria sobre transição capilar indicado produtos para uso nesse período de transição?
    Obrigada.

    Ah… Excelente blog!

    • Ju  30/10/2015 - 11h03

      Luci, linda, vou preparar um post sobre isso, pode deixar!
      E que bom que gostou do blog, fico feliz! <3
      Beijos

  15. Patrícia p  29/10/2015 - 22h41

    Ju,vc ñ é muito a favor da progressiva.,mais conhece algo que reduz realmente o volume.
    No meu caso meu cabelo é fino mais muito cheio.
    Os cachos não me agradam dai recorro a progressiva.
    Caso conheça algum me dá a dica.
    Bju! !!!

    • Ju  30/10/2015 - 10h59

      Conheço não, Pa!

  16. Patrícia p  30/10/2015 - 00h07

    Ju,me de alguma dica para não fazer progressiva.
    Pois não gosto do meu cabelo cacheado é muito fino e cheio.
    Mas não conheço outros métodos só progressiva.
    Um bjao!

  17. Camila  30/10/2015 - 16h34

    Fiz progressiva durante 5 anos e luzes durante 3 anos, meu cabelo nunca quebrou ou ficou extremamente ressecado, mas eu cuido dele desde adolescente quando pintava, continuei cuidando quando deixei natural e permaneci quando comecei as químicas novamente, por isso que eu acho que ele aguentou. Adorei as suas dicas, as pessoas tem que cuidar dos cabelos e se decide fazer química deve multiplicar por 1000 rsrs. Eu tô deixando o meu cabelo ficar novamente sem nada de química, a última vez que fiz luzes foi em agosto do ano passado e a progressiva a última foi em dezembro, agora estou só cortando, mas não consigo cortar muito, pois o meu cabelo está na cintura e tenho pena, e ele é loiro escuro, então na diferença grande na cor e é ondulado no comprimento com a raiz lisa, então tbm não senti diferença da progressiva. Não vejo a hora de ver ele natural.

  18. Joselma Argemiro  04/11/2015 - 13h38

    Ju você conhece a progressiva ph de frizz da unik?Diz que è a base de sericina.

  19. Paty Martins  04/12/2015 - 22h35

    Oi Ju, fiz uma selagem com o L´Or Detox da Widi Care, no rótulo diz que tem os seguintes ácidos orgânicos: Aspártico, Glicólico e Hialuronato de Sódio. Essa composição se transforma em formol?
    O cabeleireiro disse que o formol não faz mal ao cabelo mas sim sua inalação. Eu fiz consciente de que estava fazendo uma “escova burra”, mas não estava dando conta dos cachos. Essa é a segunda vez que uso química no cabelo nos meus 45 anos. E a primeira vez, a 3 anos, fui enganada. Pois fiz achando que era só uma hidratação, quando estava com o produto aplicado, meus olhos começaram a arder e a moça disse que tinha um pouco de ácido, não alisou os cachos, mas meu cabelo ficou sem forma nenhuma, nem liso nem ondulado.

  20. Camila  28/01/2016 - 15h40

    Oi Ju. Gostaria de saber se vc conhece e o que acha do botox azure da Probelle. Tenho o cabelo ondulado e com luzes e queria diminuir o volume e deixar mais hidratado. Enviei uma mensagem para a Probelle e me informaram que não tem formol e nem ácido glioxilico na composição, tem somente ácido hialurônico. Bjssss

  21. malena  17/02/2016 - 21h15

    Olá Ju vc já usou a progressiva da olenka, conhece? Sabe dizer a base alisante?

  22. Joanne  23/02/2016 - 10h26

    Ju, estou em transicao ha quase 2 anos, meu cabelo esta qse 100% natural, mas n me acostumo com minha aparencia de cabelo cacheado. Meus cachos sao bem abertos. Gostaria de saber de ti sobre os ativos liberados pela anvisa para alisar, qual deles é o menos agressivo? Beijo, parabens por divulgar a verdade

  23. leandra  14/04/2016 - 10h24

    jú,estou precisando de uma opinião urgente
    vc conhece o PH DE FRIZZ DA UNIK.
    estou querendo usar esse produto mas estou muito insegura,
    por favor me ajude….

    • Ju  14/04/2016 - 10h48

      Conheço não,Lea!

  24. Kelly Barbosa  16/08/2016 - 12h04

    Oi ju, querida vcja ouviu falar em nutricolin??

  25. Kelly Barbosa  16/08/2016 - 12h06

    Ju! Ja ouviu falar em nutricolin?

  26. Débora Simão  21/09/2016 - 18h44

    Boa noite Ju,

    Acabei de sair do salão, estou revoltada. Pedi pro cabeleireiro fazer escova inteligente, quando cheguei em casa fui ler sobre o produto que ele usou. Para a minha infeliz surpresa era progressiva pura – Zap cosméticos.
    Não sei nem o que fazer.
    Há alguma solução?
    Bjs

  27. Valquiriavenas123 Valzinha  27/10/2016 - 15h57

    Oii, estou com serio problema d queda capilar! Faço quimica nos cabelos pelo menos uns 20 anos com coloração e progressivas, uso os produtos da aussie mas não faço hidrataçoes como deveria pois com aparecimento dessas hidratações q prometem resultados em 3 minutos no banho acabei deixando pra lá aquelas q luvava os cabelos punha toca e lavava depois d meia hora, enfim o caso é q meu cabelo começou a cair aos punhados me deixando muito apavorada!

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…