18.12.2015

10 Dicas de Beleza do Tempo da Vovó

E sim, elas funcionam!

Vamos falar de dicas de beleza do tempo da vovó? Tenho certeza que, assim como eu, vocês conhecem alguma, né?

Passei a infância indo pra fazenda da minha avó o tempo todo, coisa que só foi mudar lá pelos 14 anos, quando mudei de cidade, e em todo esse tempo vi muitas “receitas de beleza” do pessoal de lá, porque sim, eu sempre fui “a curiosa”, a que vai pra casa de todo mundo e quer saber de tudo, sabe? Ficava observando o que elas usavam e fazia um milhão de perguntas, e até hoje lembro o cheiro de certas receitinhas.

E, por incrível que pareça, minha vó Nete, que viveu na fazenda a vida toda e nunca deve ter ouvido falar em protetor solar e em todos esses cuidados que a gente não abre mão, tinha uma pele firme e sem manchas. O segredo, dizia ela, era o tal do Pond´s, que acho que todas usavam, e chapéu o dia todo pra proteger o rosto. Mas, lembro de outras coisas, olhem só:

Dicas de beleza do tempo da vovó

dicas de beleza do tempo da vovo

1. Bucha vegetal é amor!

Olha aí de onde vem meu vício por esfoliação, ó! Minha avó usava bucha vegetal todos os dias para esfoliar a pele, deixando-a lisinha (exagerada igual a mim, né? rs), e pra fazer uma massagem vigorosa na pele, estimulando a circulação e, dizendo ela, prevenindo a celulite.

Que a bucha esfolia muito bem, é fato. Já essa história de evitar e combater a celulite, não sei dizer, mas já li em vários lugares que as mulheres de antigamente usavam, além da bucha, crina de cavalo pra massagear o corpo e evitar a celulite. Será que funciona, gente?

2.Água maravilha na pele!

Já ouviram falar de água maravilha? Lá na fazenda tem em todas as casas, porque ela serve pra várias coisinhas e é bastante útil numa região de acesso mais difícil, onde é preciso viajar um tempinho até o posto de saúde/hospital mais próximo.

E, minha avó usava quando chegava em casa no final da tarde como tônico facial/loção pós-sol, coisa que, hoje, me preocuparia, porque apesar de ter Hamamelis Virginiana como ingrediente ativo, tem álcool, o que não é legal pra pele, né?

A Hamamelis tem ação adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória, e é usada em compressa nas queimaduras de sol e em peles com acne, mas com esse álcool aí, sei não, viu?

3. Pés e mãos lisinhos com vaselina

Tá aí uma coisa que lembro nitidamente de vovó: o tanto que ela tinha os pés e joelhos lisinhos, e as mãos macias. E lembro também do cheiro disso, que não era muito legal (rsrs): vaselina! Hoje a gente acha vaselina “purificada” [falei sobre a Geleia de Vaselina nesse post aqui, e ela tem muitos outros usos], com a textura fácil de aplicar e muito menos viscosa, mas antigamente a bicha era preguenta e tinha cheiro de petróleo, apenas! hahaha

Minha avó, que era uma mulher sem vaidade, mas que se cuidava,  sempre aplicava esse troço fedido nas mãos, nos joelhos, nos pés e nos cotovelos antes de dormir, e foi dela que “herdei” essa mania de dormir toda cheia de creme, só que cremes cheirosos!

Hoje eu indicaria usar cremes potentes, mas naquela época, nessa região, não existiam muitas opções, né?

4. Mãos macias já!

Outra coisa que já a vi fazendo pra deixar as mãos lisinhas era deixá-las de molho numa “bacia” pequena com óleo (ela sempre usou o de coco, feito lá mesmo) e água morna. Quando as mãos ficavam muito grossas, o que era esperado pra quem vivia numa fazenda, ela “amaciava” assim, deixando as mãos de molho por 10 minutinhos. Acho bem melhor que a vaselina! rs

5. Óleo de coco nos cabelos

O cheiro que mais me lembra vovó Nete, depois de café, é coco, porque a vida inteira ela usou óleo de coco nos cabelos, e o que hoje a gente chama de umectação, antes era chamado de banho de óleo mesmo! hahaha Além dos banhos de óleo, ela, que tinha o cabelo bem liso, mas volumoso e pesado, usava umas gotinhas do óleo toda manhã pra “assentar” o cabelo.

O vício em óleo é de família, tá? Já falei muito de óleo de coco por aqui, e nesse post tem várias formas de utilizá-lo.

dicas de beleza do tempo da vovó

 6. Minancora

Quem aqui não lembra do cheiro de cânfora da Minancora? Lá na fazenda as mocinhas usavam essa pomada como desodorante (sim!) e nos pés para evitar o chulé, e é o tipo de produto que, sempre que vou por lá, vejo em cima das”cômodas”, assim como o leite de rosas e, hoje, o creme Nívea de latinha.

A Minancora tem vários usos e já falei sobre isso aqui no blog, quem quiser conferir é só clicar nesse post: As várias utilidades da Minancora.

7. Leite de Rosas

Sim, o Leite de Rosas também era o poder e todo mundo usava para limpar e clarear a pele (?), como tônico facial e como desodorante.

Não sei hoje, porque faz tempo que não vejo a composição do produto e lembro que recentemente eles foram reformulados, mas a quantidade de álcool era bem grande, o que poderia causar vermelhidão e irritação na pele, além de piorar a oleosidade por causa do efeito rebote.

8. Nada de unha amarelada!

Não lembro de já ter visto minha avó Nete usar esmalte, mas ela tinha unhas sempre clarinhas graças a uma receitinha que já compartilhei aqui no blog no post sobre como clarear unhas amareladas.

Basta, uma vez na semana, deixar as unhas de molho por 10 minutos numa vasilha com 250 ml de água, 1 colher (das de sopa) de água oxigenada volume 10 e 1 colher (das de chá) de bicarbonato de sódio, enxaguando em seguida. Funciona muito bem!

9. Touca de cabelo

Vocês acreditam que mês passado comprei uma touca de cabelo?  Juro valendo! hahaha Mostrei no Snapchat (jurovalendo, segue lá!) morrendo de vergonha, mas tenho que admitir: ela funciona!

Lembro claramente de minha avó, minhas tias e minha mãe usando essas toucas, geralmente de meia, e resolvi testar porque sempre acordo com o cabelo parecendo um fuê, sabe? E ficava retada quando fazia escova de noite e no dia seguinte o cabelo já estava uma bagunça. Pois bem, testei e, pra minha surpresa,   com ela o cabelo escovado acorda todo certinho. Recomendo, mas não na frente do marido/namorado!

10. Pés cansados

Quando os pés estão cansados, seja por causa do salto alto ou porque andamos muito durante o dia, o alívio é imediato quando a gente “mergulha” os pés por 20 minutos numa bacia com água morna e 3 colheres de vinagre [qualquer um].

Vovó fazia isso sempre, e além de aliviar o cansaço, isso ajuda a amaciar os pés, coisa que já falei por aqui no post do tratamento de choque para pés ressecados.

Com certeza tem muitas outras dicas e truques de beleza do tempo da vovó, umas que funcionam, outras que não me arrisco porque acho que não têm fundamento, e quero saber quais são as dicas que vocês aprenderam com as avós de vocês, contem aí!

Beijos e bom final de semana, Ju♥


Deprecated: related_posts está obsoleto desde a versão 5.12.0! Use yarpp_related em seu lugar. in /usr/share/nginx/www/jurovalendo.com.br/wp-includes/functions.php on line 4861
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Anny Brito  18/12/2015 - 11h52

    Bom dia, Ju Minha sogra usa desde sempre Leite de rosas como desodorante, ela usa tipo perfume tb, passa em quase todo corpo, inclusive no rosto pq ela diz que serve pra limpar a pela, sem contar que ela ama o cheiro.
    Quando minha filha de 3 anos, passa o dia com ela, volta com cheiro de leite de rosas, pq ja esta pegando a mania da avó.
    Será que limpa mesmo? queria um poste falando se ele é tão bom assim como ela fala, pq sempre digo que ele nao serve pra limpeza do rosto, mas ela diz que não sei de nada… E que sempre usou e nunca teve nenhum problemas.

    • Ju  18/12/2015 - 11h55

      Anny, farei um post, pode deixar!
      Beijos <3

  2. Soeli  18/12/2015 - 13h22

    Ju, sabe o que minha avó passava no cabelo quando eu era pequena, “graxa de galinha ” (era assim que ela falava).Nós morávamos num sítio , e lembro que ela passava um tempo antes do banho, eu tinha cabelos loirinhos e brilhantes! Rrrsss.

    • Ju  18/12/2015 - 13h37

      So, essa é nova pra mim, conhecia não! rsrs
      Mas se funcionava, tá tudo certo!
      Beijos, So!

  3. Ju  18/12/2015 - 15h46

    (não tem nada a ver com o tema, mas vou perguntar mesmo assim, rs)
    Juu, você acha que shampoo de jaborandi ajudar no crescimento do cabelo? Tô usando o da Phytoervas, porém sem grandes expectativas. Qual sua opinião? :)

  4. PATRICIA  18/12/2015 - 16h06

    Oi, quando eu era pequena usava o Leite de Rosas como tônico pois era mais barato e usava qualquer hidratante no rosto, ajudou muito, hoje uso produtos específicos, mas minha pele não tem manchas acho que é por que comecei a cuidar cedo.
    Bjus.

  5. Edilaine Freitas  18/12/2015 - 16h07

    Hj temos a tecnologia a nosso favor,mas essas dicas algumas eu tbm vi minha falecida vozinha fazer,esse tal creme pond”s até minha mãe sente falta dele,lavar o rosto com as aquela água branquinha do arroz minha vó amava fazer isso e tinha mesmo a pele bem bonita,eu amei esse post tem dicas bem legais valeu bjo

  6. Carol  18/12/2015 - 16h08

    Boa tarde Jú! = )

    Minha avó passava água de arroz no rosto tds os dias e a pele dela não tinha uma machinha se quer! Tbm tomava suco de cenoura, beterraba e acerola antes de ir na cachoeira pra ajudar no bronzeado!

    Já comentei em outro post, mas como to td boba com o q vi vou ter q comentar de novo rsrs Vc tem uma pintinha em cima dos lábios igualzinha a minha s2 eu já amava a minha agora então vou ficar + exibida srsr

    Bjoks da mineira

  7. su  19/12/2015 - 11h00

    Ansiosa para ver os resultados do antes e depois dessa resenha http://jurovalendo.com.br/2015/08/07/tonico-e-shampoo-de-cafeina-pro-cabelo-crescer-rapido/ que vc prometeu :(

    • Ju  19/12/2015 - 11h17

      Su, bem lembrado, prometi isso tempos atrás e ele tá aqui na bancada sem os resultados, já faço!

  8. Reijeane  19/12/2015 - 12h49

    Oxi Ju a touca é minha melhor amiga, graças a ela a escova dura muito. Agora vendem umas estampadinhas lindas!!

    • Ju  19/12/2015 - 19h05

      Re, pois é, demorei a me render, agora não vivo mais sem! Ahhh, eu queria uma de bolinhas douradas! hahaha

  9. Joana Maria Gallina  21/12/2015 - 20h12

    Oi Ju. Minha mãe usava o Pond”s e o leite de colônia p/ limpar a pele. Eu lembro que ela usava o Óleo Cap, p/ fazer o banho de óleo e o shampoo Cabelos e Pontas. Ela usava no meu cabelo o creme Biorene, , colocava um saquinho plástico e ficava a tarde inteira com aquilo no cabelo. Nossa, que saudades daquele tempo.

  10. Denise  17/04/2016 - 00h28

    Ju minha florzinha…Aqui em João Pessoa não encontrei o BioCale, tô desesperada! Te mandei um email já! Obrigada! Deus te abençoe sempre.

  11. Camille Siray  13/06/2016 - 14h02

    Eu adoro usar o óleo de coco para clarear os dentes e uso bicarbonato com água morna para dar uma limpeza a mais no aparelho fora que eu uso para esfoliar a pele, também uso café para tonificar o cabelo e acredite… dá certinho

    https://tudoinfoco.wordpress.com/

  12. sonia regina r. de araújo  01/04/2017 - 18h56

    Olá! Para amaciar as mãos não tem nada melhor do que a mistura de azeite (qualquer um) e açúcar; e para cabelos, vov~ó sava azeite: ela passava nos fios, botava uma toalha nos ombros para não sujar a roupa, e depois lavava normalmente. Uma vez por semana. Ficava maravilhoso. Abraço

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…