Vizcaya
22.03.2016

Raiz Oleosa e Pontas Secas : Como Estou Cuidando

Não está sendo fácilllllllll!

Vou dizer uma coisa: não está sendo fácil ter o cabelo bipolar! Essa história de ter uma raiz que mais parece uma bacia de petróleo e pontas que lembram a seca do Nordeste não tá dando certo, porque raiz oleosa e pontas secas é trabalho dobrado, e eu não tenho tempo pra isso não, gente!

Sempre que retoco as luzes a raiz fica um pouco mais oleosa, mas depois que parei de tomar o anticoncepcional meu cabelo cismou que quer vender óleo, sabe? Sim, porque só isso justifica a quantidade de oleosidade que tá brotando dessa raiz, minha gente!

raiz oleosa e pontas secas como tratar juro valendo

Cabelo com Raiz Oleosa e Pontas Secas: Como Lidar?

Um tempinho atrás fiz um post aqui sobre como tirar a oleosidade do cabelo e tô fazendo tudo certinho: escolhi um shampoo para cabelos oleosos ( Fresh Ginger, da Inoar), tô mantendo o couro cabeludo limpo, não lavo os fios com água quente (sempre detestei banho quente, ainda bem! rs), tô apostando no detox capilar e tô protegendo a raiz, e isso tá ajudando no controle da oleosidade, mas com as tais das pontas já são outros quinhentos, e aí embola o meio de campo, né?

E raiz oleosa e pontas secas é o tipo de coisa que embola em vários sentidos, viu? Minha dermato, por exemplo,  diz que eu devo lavar todos os dias, até por causa da academia (cabelo de academia: pode lavar todo dia?). Mas me disseram que o ideal é lavar em dias alternados pra “reeducar” as glândulas sebáceas a produzir menos sebo, e eu até que tentei, mas parece que minhas glândulas sebáceas fazem o tipo rebelde, porque a coisa ficou ainda pior.

O que tenho tentado agora é usar um pré shampoo todos os dias antes do shampoo para cabelos oleosos, coisa que só vinha usando umas 2 vezes na semana, e evitar aplicar o shampoo no comprimento e pontas, lavando essa parte só com a espuminha que escorre mesmo, sabe? Mas tudo ainda é teste, nada é definitivo.

Quero conversar com minha dermato sobre a possibilidade de usar um shampoo manipulado, porque acho que pra esses casos os produtos manipulados conseguem ser mais efetivos, já que são individuais, feitos especificamente para o nosso problema. E, pelo que andei lendo, existem shampoos cheios de inteligência em que as tais das cargas iônicas sabem certinho onde limpar mais (na raiz) e onde limpar hidratando (comprimento e pontas). Achei muito tecnológico, viu? rs

raiz oleosa e pontas secas como tratar juro valendo

Pontas ressecadas: salva-se quem puder!

Aí, pra segurar a onda das pontas, ressecadas por causa das luzes, tô fazendo uso de um óleo pré shampoo, que é tudo de bom pro cabelo e evita que o shampoo resseque as pontas. Só que,  ao invés de usar meu amado óleo de coco, troquei pelo óleo de pracaxi, que é super leve e faz milagres no cabelo, e pelo óleo de jojoba, que também pode ser usado em cabelos mistos e oleosas.

Ele ajuda muito na questão do ressecamento das pontas, mas aí sinto falta de mais sedosidade e emoliência. Ô drama! Ah, falando em óleo, fiz o pedido do Óleo Essencial de Tea Tree, que é maravilhoso pra cabelos oleosos, mas amanhã falo dele pra vocês, tá?

E sobre o condicionador, que não dá pra abrir mão, tô tendo problemas, sério. A questão é que meu cabelo tá bem curto, então é difícil a coisa não chegar perto da raiz, sabe? Tô usando muito pouco, só nas pontinhas, e tem dias que acabo abrindo mão, porque noto que quando uso os poderosos, que são os que eu gosto, aqueles mais nutritivos, o cabelo fica oleoso mais rápido. Mas, sei que abrir mão do condicionador tá errado.

E sim, tem a opção dos condicionadores para cabelos oleosos, uma coisa que eu, que gosto de muita nutrição, não consegui garrar amor! Vou continuar testando outras possibilidades pra tentar chegar em alguma solução, bora ver!

raiz oleosa e pontas secas como tratar juro valendo

Máscaras de tratamento: ó o drama!

Quanto as máscaras de tratamento, tô pegando bem leve nesse primeiro momento, e como tô usando óleo pré shampoo, larguei as máscaras nutritivas de lado, porque elas estavam piorando a oleosidade, daí vou alternando entre uma máscara hidratante ( estou usando a Renewing Máscara Reparadora Elements que é super leve) e uma reconstrução (Repair Rescue). Estou usando cada uma apenas uma vez na semana, mas tudo pode mudar de acordo com as necessidades do meu cabelo.

O cuidado aqui é no momento da aplicação, e aí eu fico retada, porque dei luzes na raiz também, então ela precisa de tratamento, mas como usar máscara numa raiz oleosa, gente? A de reconstrução eu tô arriscando, porque preciso repor massa, mas preciso ver isso direitinho com minha dermato, porque pode estar piorando a oleosidade, né?

E tudo está sendo enxaguado em abundância, pra não ficar resquício de nada nos fios, nada mesmo! E também não passo perto de secador já faz tempo, mas fui tentar ontem pra ver como ficava e a raiz ficou um sebo. Ou seja, nada de fonte de calor!

Raiz oleosa e pontas secas: os finalizadores

Tenho deixado os fios secarem naturalmente e finalizado com os produtos que mostrei aqui (Finalizadores para cabelos cacheados: os que tenho usado).

Mas,  tô pensando seriamente em parar com tudo e tentar uma dessas três coisas, que são bem leves: o Repair Rescue Sealed Ends, que é mara para as pontas e deve ser usado só nelas, então não vai chegar perto da raiz, o Uniq One, que é leve e não pesava no meu cabelo (não sei como funcionaria agora), além de ter várias funções, ou o Uso Obrigatório, da Truss, que é um super tratamento que pode ser usado entre o shampoo e o condicionador ou como leave-in.

Alguém tem alguma sugestão, uma dica, um truque, uma mandinga, qualquer coisa? Tô precisando, porque raiz oleosa e pontas secas não é de Deus não! hahaha

Beijos, Ju♥

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
34 comentários
  1. Larissa  22/03/2016 - 14h48

    Eu tenho o cabelo beem comprido, com a raiz super oleosa e a ponta super seca (céus ://). Eu uso shampoo pra cabelo oleoso na raiz e de tratamento nas pontas, e uso máscara nas pontas e o que sobra nos dedos vou subindo (de leve) pra parte de cima da cabeça ;) Já faz alguns anos que tenho feito assim e da certo ;) Já tentei só usar a espuminha nas pontas, mas não consigo.. Parece que não fica limpa, não sai o creme de pentear e óleo finalizador, etc.. Aí não absorve os nutrientes das máscaras :// Então eu faço assim :)

  2. Mariana Felipe  22/03/2016 - 15h21

    Ju, eu ainda não pude deixar o anticoncepcional, mas fiz uma troca, pois o que eu tomava me dava muita dor de cabeça. Só que a ginecologista já havia avisado que ia deixar minha pele oleosa e com acne. Sempre tive algumas acnes, então não reclamei, mas o meu cabelo passou de seco ( precisava hidratar toda semana) pra muuuito oleoso. E com as pontas secas. Tô no mesmo dilema que você. Atualmente, tô usando o shampoo de gengibre da phytoervas, condicionador hidratante só nas pontinhas (eu sei como é difícil, meu cabelo é do tamanho do seu) e tô passando vinagre de maçã duas vezes por mês.
    Eu não fazia nada demais no meu cabelo, ele era ótimo antes de eu começar a tomar anticoncepcional, há uns dois anos, sei como é ruim vê-lo ficar tão oleoso do nada :/

  3. Camila  22/03/2016 - 16h00

    Juh, eu sofro do mesmo problema, e não acho nada que dê jeito, ou o shampoo resseca demais, ou não limpa direito.

  4. Nayara Keith  22/03/2016 - 16h02

    Ju, bem vinda ao clube. Tenho as pontas secas e a raiz ultra oleosa e é assim desde pequena. O que eu faço é msm malhando todo dia e suando bastante, é lavar o cabelo dia sim, dia não (tem dia que não aguento tanto óleo e não deixo dia não). Uso um pré -shampoo da o boticário e so passo shampoo nas pontas no dia que vou hidratar ou reconstruir (não posso nutrir pq meu cabelo vira uma bosta) o que faço apenas 1x na semana. Como meu cabelo é muito liso, o óleo da uma boa escorrida pras pontas o que ajuda nas pontas, mas já aviso que no dia não é cabelo preso num rabo de cavalo ou trançado. Se eu lavar meu cabelo de manhã e só secar com o secador, no horário do almoço posso lavar pq ele nem mexe de tanto óleo. E não abro mão de condicionador, uso so nas pontas e nunca passo perto da raiz.

  5. Sueli  22/03/2016 - 16h34

    Boa tarde.
    Eu acesso seu blog todos os dias, e eu passei por esse problema de raiz oleosa
    e pontas secas. Eu faço uma pré-lavagem com shampoo de bebê, e em seguida eu lavo
    o cabelo com um shampoo pra cabelo misto.

  6. Kenya  22/03/2016 - 18h40

    Oi Ju

    Olha, meu cabelo é bem oleoso e eu parei com o anticoncepcional tbm. Meio que concomitantemente à suspensão do AC eu comecei a usar a técnica no poo, uso shampoo sem sulfato e condicionar sem petrolatos, parafinas e silicones insolúveis. No começo achei que meu cabelo ficou meio pesado e oleoso, mas insisti e hoje sinto que está ótimo, lavo dia sim, dia não, mesmo fazendo academia, ele fica mais pesado mas não fica oleoso, aguenta bem.

    Acho que vc poderia tentar porque como o sulfato é o “detergente” que limpa mais, acaba dando um efeito rebote e o couro produzindo mais oleosidade. E como o condicionador não tem silicones insolúveis em água o cabelo não fica pesado. Pra vc ter ideia eu fiz a técnica de umectação e co-wash e meu cabelo ficou suuuuper sedoso e nadica oleoso.

    To amando
    Beijos

    • Ju  23/03/2016 - 10h45

      Kenya, não sei viver sem shampoo, eu AMO shampoo, sério mesmo. Tô com um sem sulfatos aqui, e até aí tudo bem, mas as outras técnicas não consigo, não largo do shampoo rsrs
      Mas que BOM que tá funcionando pra você, isso é o que importa!
      Beijos

  7. Karla Vitorino  22/03/2016 - 19h20

    Ju, sei que não tem nada haver com o post, mas queria saber se vc conhece um shampoo da marca Salon line – S.O.S Bomba de vitamina, com whey protein, VA, óleo de rícino e D-panthenol…..será que é bom? Bjs

    • Ju  23/03/2016 - 10h42

      Karla, vi na farmácia dia desses, vou olhar a composição e te falo!
      Beijos

  8. Jeane Mendonça  22/03/2016 - 20h17

    Muito amor nas suas dicas!

  9. Karen Carneti  22/03/2016 - 20h49

    Ju, bem-vinda a clube! rs
    Minha flor, é o seguinte: pare de esfregar essa espuminha do shampoo nas pontas, porque isso só resseca mais. O shampoo tem sulfatos que são super adstringentes, seja ele qual for [a menos que seja sem sulfato]. Então lave bem apenas o couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelas pontas apenas no enxágue da raiz. Eu faço isso e minhas pontas não ficam sujas nem pesadas. Tente! ;D
    Quanto à oleosidade da raiz, é tentativa e erro, mesmo. A minha melhor com shampoo matizador, que geralmente resseca o cabelo. Outra coisa boa é usar um óleo mesmo, como vc tá fazendo, ou aquela pasta pré-shampoo da Natura nas pontas. Você passa ela e, quando for a hora de enxaguar, ja lava a raiz com o shampoo. Aí, a espuma vai escorrer e tirar a pasta também. Couro limpo e pontas hidratadas. Funciona pra mim. :}
    Beeeijos, amiga! <3

    • Ju  23/03/2016 - 10h42

      Kaka, não está sendo fácil, amiga! rs
      Anotei tudinho aqui, vou testar e te conto!

  10. Tatiane  22/03/2016 - 22h36

    Boa noite!

    Estava com o mesmo problema… usa um shampoo para cabelos oleosos, pois minha raiz é muito oleosa…. a tecnica utilizada por mim que esta dando certo pra mim é ter dois shampoos… um para cabelo oleoso e outro restaurador, mas agora vai o truque: antes de passar o shampoo, passo um condicionador no comprimento do cabelo, pois sela as cutículas, passo o shampoo para cabelo oleoso só na raiz, deixo agir por 2 minutos, enxaguo o cabelo e depois lavo com o outro shampoo normalmrnte.

  11. Sandy  22/03/2016 - 22h36

    Oi ju tenta usar um shampoo anti caspa ja q trata tirando a oleosidade… Queria tirar uma duvida! No processo de luzes quando dobrar o cabelo no papel aluminio nao vai quebrar mais por dobrar o cabelo com descolorante?

    • Ju  23/03/2016 - 10h41

      Vou tentar, Sandy, valeu pela dica!
      Olha, nunca tive problema com isso não… Mas vou perguntar pro meu cabeleireiro, pode deixar!
      Beijos

  12. Camila  23/03/2016 - 09h30

    Jú, o óleo de rícino não ajuda a controlar a oleosidade?

    • Ju  23/03/2016 - 10h41

      Bem lembrado, Mila, o problema dele é só o cheiro… Ô cheiro ruim! rs

  13. Hilda  23/03/2016 - 09h50

    Oi Ju, tudo bem?

    Eu te entendo e muito! Eu tenho cabelo com luzes e fino em espessura, dai ja viu: raiz mega oleosa e pontas secas.

    Vai fundo com o pre shampoo, pois super funciona para mim. Eu uso tres diferentes e vou revezendo durante a semana. E eu nao lavo os cabelos todos os dias, para mim nao da, pois sou escrava do secador e chapinha. Entao, no dia que nao lavo da-lhe shampoo seco, foi dificil achar um bom, mas comecei a usar o da Living Proof e estou amando.

    Dica boa de shampoo e condicionador eh o da Khiels de rice and wheat. Ele limpa bem o couro, sem agredir as pontas e condicionador deixa o cabelo hidrato, mas sem pesar.

    Eu comprei uma mascara para cabelos finos que promete nutrir sem pesar os fios, ainda nao testei, mas a esperanca eh grande.

    Ah, sou nova por aqui e este eh o meu primeiro comentario, mas ja li varios posts antigos.

    Bjs e depois faz um update de como esta indo com o cabelo.

    • Ju  23/03/2016 - 10h39

      Hilda, seja bem-vinda! <3
      Menina, não é fácil ter cabelo bipolar não, não é fácil e eu sou nova nisso, tô perdidinha! rs
      Vou procurar esse shampoo, muito obrigada! <3
      Faço sim, e me conta da máscara!
      Beijos

  14. Nary  23/03/2016 - 10h30

    Minha mãe tem os cabelos mistos que nem o seu está e ela lava todo dia, mas uma coisa que ela não faz é usar condicionaor, ela usa o sealed ends no lugar dele pq é mais leve mas deixa as pontas organizadas. ;)
    Esse óleo pré shampoo q vc usa é antes do shampo pré shampoo (tipo antes de tudo) ou depois do pré shampoo e antes do shampoo normal?
    Fiquei confusa. hehehe

    • Ju  23/03/2016 - 10h38

      Uso antes de tudo, Nary!
      E que bom saber do Sealed, que bommmm!

  15. ligia scaramuça  23/03/2016 - 13h50

    Ju…. Quando minha raiz está muito oleosa mas ainda assim quero usar mascara, uso aquela da head and sholder, que pode ser usada na raiz. Ela tem um efeito refrescante, além de hidratar bem o cabelo

  16. Mariana Lamkowski  24/03/2016 - 16h13

    Oi Ju!
    Mandei formular hoje o Pill Food turbinado e tô cheia de expectativas!
    Ano passado eu fiquei loira, mas mesmo cuidando e sendo beeeem atenciosa, meu cabelo, que sempre foi seco, pediu arrego. A coisa piorou muito quando eu voltei pro meu castanho natural, pois usei coloração permanente e essa segunda química foi a gota d’água pro meu cabelo começar a quebrar bastante. Resultado: acabei cortando chanel pra minimizar os danos, mas ainda assim vejo várias pontinhas quebradas quando lavo (DESESPERO).
    O aspecto em si tá melhorando, graças aos cuidados que aprendo no blog, mas quero acelerar o crescimento e apostei no Pill Food. Em quanto tempo você acha que dá pra ver os resultados?
    (Desculpa comentar sobre outro assunto, mas fiquei com medo do comentário sumir em um post mais antigo.)

    Gosto DEMAIS do blog, acesso diariamente e te acho um amor!
    Obrigada por dividir seus conhecimentos conosco.

  17. Andreia  24/03/2016 - 20h53

    Olá Ju, seu blog é muito legal !!!! Adoroooo , meu cabelo também é super oleoso na raiz e pontas secas , tenho que lavar o cabelo todos os dias senão fica puro óleo , mas no momento o shampoo que está me ajudando muito e o auto ajustável da Lacan, porque deixa meu cabelo bem limpinho e não resseca as pontas , muito bom mesmo ! Uso só nas pontas o condicionador da Redken o all soft que não pesa e deixa o cabelo delicia , só não pode passar muito , testa e depois me fala.bjs

  18. Amanda  24/03/2016 - 21h47

    Ju, fico impressionada de ver como os seus posts são úteis.
    Vc usa uma linguagem que todos entendem sem apelar (sem usar mta gíria, ou explicar mto até cansar…rs!)
    Outra coisa impressionante é que, ao viver alguns “dramas” da beleza, eu logo consulto o seu site e aqui sempre tem as respostas para esses meus “dramas”.
    Assim como nesse post….estou passando por isso tb de raiz oleosa, pontas secas e cabelo curto.
    Vou continuar seguindo as dicas.
    Parabéns e grande abraço.

  19. Angélica Alexandre da Rocha Soares  25/03/2016 - 18h31

    Olá! Pode soar redundante, mas resolvi de uma vez por todas esse problema que me atormentava com óleo, isso mesmo, faço uso quinzenal do óleo de coco misturado
    ao de ricino que além de ter um cheiro horrível, é péssimo pra espalhar sozinho.
    Passo no comprimento e couro cabeludo, deixo durante o dia todo, e lavo a tarde
    com um pré shampoo e um segundo shampoo hidratante, agora ele aguenta uns dois
    ou três day after sem pregar na cabeça hehehe…

  20. Vanusa  26/03/2016 - 21h59

    Oi Ju, no meu cabelo funciona aplicar máscara de argila Verde uma ou duas vezes na semana! Ssomente na raiz! Cabelo bem mais leve!

    Bjs

  21. Natália Pimenta  27/03/2016 - 00h15

    Ju, tem um produto da natura que se chama “loção reguladora controle de oleosidade natura plant”. É pra passar como se fosse um creme de pentear, mas só passa na raiz. Ainda não testei mas já ouvi falar bem. Encomendei e está para chegar. Se funcionar venho aqui contar! Também estou parando o anticoncepcional e meu cabelo e pele estão muito loucos rsrs

  22. Lusaches  27/03/2016 - 22h10

    Meu cabelo é assim. E o pior é que perto da raiz o cabelo está ficando ressecado, difícil né? As pontas com hidratação resolvo, mads perto da raiz num posso hidratar. É muito chato cabelo bipolar!!!!

  23. Eny  28/03/2016 - 20h29

    depois que aboli os sulfatos e silicones insolúveis, meu cabelo melhorou visivelmente. nunca mais tive esse problema de raiz oleosa e pontas secas.
    low/no poo é o caminho ;)

  24. WANESSA BRITO  20/04/2016 - 10h52

    Ju minha flor da Bahia…. o meu cabelo é assim! Demorei muito pra lidar com isso, hoje em dia o que salva a minha raiz dessa oleosidade excessiva é a argila (qualquer uma delas e não somente a verde). Morro numa cidade extremamente quente posso lavar o cabelo com um litro de shampoo por dia que no dia seguinte a raiz vai estar lá minando óleo igual água na torneira. E tem época do ano que a coisa fica pior e nessa época nunca sei o que fazer pq quanto mais óleo meu couro cabeludo produz mais minhas pontas ficam ressecadas vê se pode isso…rsrs
    Adoro suas dicas elas sempre me ajudam…beijo

  25. Elis  20/04/2016 - 13h04

    Ju, tenta fazer um pré shampoo com condicionador. Você molha o cabelo, aplica condicionador no comprimento-pontas e passa o shampoo normalmente por cima. Daí depois enxagua e segue a vida rs.
    Funciona muito no meu cabelo, pq reduz o ressecamento do shampoo nas pontas, mesmo caprichando na raiz, e reduz a quantidade de condicionador que preciso usar depois (se usar).

  26. josilaine Goes  22/04/2016 - 16h51

    Nossa Ju, é incrível como muitas pessoas também sofrem com cabelos oleosos e mistos… Também tenho raiz oleosa e pontas secas, tenho usado o shampoo e condicionador da linha arnica da bio extratus, que inclusive o condicionador é próprio pra raiz oleosa e pontas secas, e pata hidratar, uso a máscara de jaborandi tbm da bio extratus, que é para cabelos oleosos e pode ser usada tbm na raiz. Estou lavando um dia sim outro não, e em todas as lavagens uso o shampoo detox tresemmé antes do shampoo de arnica que é adstringente. Agora minha cabeça não fica coçando de oleosidade…. bj.

  27. […] Raiz oleosa e pontas secas: como lidar? […]

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…