30.03.2016

óleo de limpeza facial na pele oleosa: funciona?

Funciona, de verdade!

Quando ouvi falar pela primeira vez de óleo facial, achei que jamais conseguiria usar, porque né, óleo é uma coisa que parece não combinar com pele oleosa, mas aí vieram as asiáticas com suas peles perfeitas e a tal da dupla limpeza, eu comecei a usar o Bioré, melhor protetor solar para peles oleosas, e fui atrás de um óleo de limpeza facial pra ver como o bendito funcionava.

 a tal da dupla limpeza

Como a Si, que mora lá no Japão, explicou no post sobre o Ritual de Beleza das Japonesas, a limpeza da pele é super importante por lá, e ela é dividida em duas partes, feita com produtos diferente, o óleo de limpeza (ou creme que se transforma em óleo) e a espuma.

O óleo é aplicado na pele seca, com movimentos circulares, e depois é preciso umedecer os dedos, massagear novamente e só aí partir pro enxágue. Depois disso utiliza-se uma espuma de limpeza, geralmente mais densa e cremosa.

É essa limpeza profunda que vai garantir que todos os produtos aplicados posteriormente consigam penetrar na pele corretamente, o que maximiza os seus efeitos.

porque usar um óleo de limpeza facial?

A gente sabe que a água não dissolve o óleo e que, por isso, pra remover a oleosidade natural da pele, bem como as impurezas que acabam ficando junto dela, é preciso usar um produto que consiga dissolvê-lo, e isso pode ser feito com detergentes (sabonetes, espumas faciais, etc) ou com um óleo de limpeza facial, que é menos agressivo e, acreditem, pode ser usado em todos os tipos de pele.

Claro que nem todo mundo se adapta, e é normal que nos primeiros dias a pele pareça piorar, principalmente nos casos de peles mistas e/ou oleosas, mas nos períodos que usei senti que a pele deu uma melhorada, principalmente na maciez, no viço e nos poros, e, naquela época, não notei nenhuma piora na oleosidade, até porque a gente usa um sabonete (preferencialmente líquido, mas quase sempre compro em barra rs), gel ou espuma de limpeza em seguida.

óleo de limpeza facial na pele oleosa

Mas não é só isso. É que esse tipo de óleo, que é específico,  acaba se dissolvendo e “sumindo” completamente da pele, descendo pelo ralo quando a gente enxágua sem deixar qualquer resquício de oleosidade.

óleo de limpeza facial na pele oleosa

Então, sim, o óleo de limpeza facial pode ser usado sem medo na pele oleosa, e ele, pra mim, tem duas vantagens maravilhosas: a primeira é que remove muito bem a maquiagem, deixando a pele limpinha, o que dispensa o demaquilante, e a segunda é que ele remove o Bioré.

No início, usava um demaquilante bifásico para remover o Bioré, mas, embora nunca tenha tido nenhum problema, li em alguns lugares que o Bioré só era completamente removido com um óleo de limpeza, e aí comecei a usar óleo vegetal (abacate, coco, oliva, pracaxi, etc) seguido de sabonete facial, mas é fato que os óleos faciais de limpeza são muito mais leves e práticos, né?

No meu caso, fazia a dupla limpeza, usando o óleo de limpeza facial, somente antes de dormir, e de manhã, quando ia lavar a pele, usava só o sabonete, porque li em vários blogs gringos que essa era a melhor opção.

óleo de limpeza facial na pele oleosa

Agora, que minha pele anda extremamente oleosa porque suspendi o anticoncepcional, estou usando o Sabonete Puriance pra limpar a pele, tanto de manhã quanto de noite, mas vou voltar a usar o óleo de limpeza antes de dormir, até por causa do Bioré, que tô usando de novo, sabe?

Estava teimando e fazendo a remoção dele com um demaquilante, mas na faxina de ontem (acaba nunca, minha gente!) achei o óleo da Yokata Mahy, que gostei quando comecei a testar tempos atrás e já coloquei hoje na bancada do banheiro. Daí depois volto aqui e conto pra vocês como tá sendo, tá?

E já vale avisar que pra fazer a limpeza facial não pode usar óleo de banho, óleo infantil ou coisas do tipo, porque esses óleos não são puros, não servem. Muita gente usa óleos vegetais, e posso até passar pra vocês uma receitinha bem boa que já usei, mas isso fica para o próximo post!

Pra quem preferir ir direto para as prateleiras, tem alguns óleos desses disponíveis aqui no Brasil, como o  Cleanse Off Oil, da Mac, o da L´Occitane, o Take The Day Off Cleansing Oil, da Clinique e o da The Body Shop, que é o mais barato, mas nunca testei. Algumas outras marcas já comercializam esse tipo de produto, e no Mercado Livre a gente acha vários asiáticos, inclusive o da Bioré, que já quero testar!

Se você já testou algum e recomenda, avisa aí!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
10 comentários
  1. Eliana  30/03/2016 - 15h22

    Oi Ju,
    Minha pele também é oleosa e eu uso óleo de limpeza sem problemas,adoro e como você acho melhor que demaquilante a pele fica uma seda.Já tive um da Bioré(embalagem com detalhes rosa),um da Shiseido(embalagem azul) e o que está em uso é da Skin Food.Todos comprados pelo e-bay mas sei que na Vânia Cosméticos tem vários outros.ah,comecei também por causa dos protetores Bioré e agora,uso direto,bjs

  2. Quel Rauber  30/03/2016 - 16h07

    Ju, eu não uso Bioré mas li a respeito dos benefícios da dupla limpeza e tentei com óleo de oliva, que era o que eu tinha em casa (e li em algum lugar que dava pra fazer e era super bom)… sério, que lambuzo! Não conseguia eliminar o óleo das mãos, da torneira e nem do rosto direito. Ainda quero tentar com esse da Body Shop, mas como não uso Bioré, uso Anthelios da La Roche, vou usando demaquilante mesmo. Mas sou louca para testar um óleo próprio para limpeza, adoro novidades!

  3. Nary  30/03/2016 - 18h09

    Se n me engano a MAC também tem óleo pra fazer double cleansing. Eu uso um japa com cheirinho de laranja maravilhoso.
    Uma dica é quando for fazer ao invés de umedecer os dedos e passar água pra começar a formar a espuminha branca é borrifar água termal, fica ótimo tb. E qd é make pesada, água morna faz o trabalho mais rápido. ;)
    Depois do óleo uso o gel de tea tree da the body shop que deixa uma sensação geladinha na pele, dá mega certo, em Olinda no carnaval eu fazia sempre makes pesadíssimas com muuuuito glitter e essa combinação tirava tudo!

  4. Thais Dias  30/03/2016 - 18h43

    Nossa nunca imaginaria um Óleo de Limpeza para o rosto… Achei incrível!!
    Também tenho a pele oleosa e é muito ruim, ainda mais quando uso maquiagem… :(

    http://www.cantinhodathais.com.br/

  5. MARIA CRISTINA VEIGA DE VINCENZO  30/03/2016 - 20h53

    Oi Ju, eu tenho a pele seca, então minha visão e experiência são diferentes. Assim como vc, uso protetor solar forte e estava procurando uma melhor maneira de retirá-lo da pele e conheci os óleos de limpeza. acabei comprando o da Body shop, que gosto muito. Depois que o retiro acabo lavando com o sabonete líquido para pele sensível da Clinique. E adorei o “combo” que montei. Percebi que a pele ficou mais luminosa e gostosa ao toque. adorei também porque o óleo tornou o ato de tirar a maquiagem mais fácil, já que ele tira até o colossal!
    gostei do seu escrito! bjs

  6. Clarissa  31/03/2016 - 10h45

    Oi vc poderia fazeer alguma materia sobre como amenizar as estreias?
    Bjos!!!!

  7. Ana Cristina  31/03/2016 - 11h55

    Ju, uso o oil cleasing tranquil da MAC. Ele é maravilhoso! Como só uso rímel a prova d’agua, porque meus cílios são muito retos e não seguram o curvex, só os óleos demaquilantes tiram. Vivi um tempo no Mexico a trabalho e minha pele era um caos, porque lá é muito seco, mas mantive o costume aqui no Brasil, pois minha pele é mista e com rosácea, ou seja, demaquilante mais o algodão me deixavam super vermelha e irritada…..Amei seu post, super completo!!! Só nunca sei se só uso o o óleo mais sabonete ou se somente o óleo já basta pra limpar. Beijão

  8. Laisa  31/03/2016 - 14h58

    Oii Ju!!
    faz 1 ano que comprei um óleo de limpeza da bioré (não sei o nome pq está em japonês, mas é um rosinha), paguei super em conta na embalagem de refil e foi a melhor coisa que comprei ano passado… Uso protetor solar a prova d’água (também da bioré) e se não removo com o oil cleanser me dá espinha!
    Já sofro por que um dia vai acabar, quando entrar uma graninha vou encomendar uns 3 para deixar estocado e não ficar gastando com frete!

    ahhh me disseram que o óleo de coco também é um amigão para demaquilar, nunca testei…

    Cada dia estou mais empenhada em incluir atos da rotina oriental de cuidados com a pele na minha vida, tudo que vem deles (protetor solar, espuma de limpeza, óleo de limpeza e essencia) é muito bommmmmm e minha pele é do tipo que não se adequa a uma rotina minimalista, ela gosta é de ser mimada, cheia de frescuras p ficar bonita! hahah beijooos ♥

  9. camila  02/05/2020 - 17h30

    O Cleansing Oil da Bioré me deu espinhas horríveis. Minha pele estava boa antes dele e passei a ter espinhas e cravinhos diariamente depois dele. Suspendi o uso. Talvez outros sejam bons, mas esse é sem condições de usar. Horrível!

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…
Dicas para o perfume durar mais na pele! O Fim dos Cabelos Ressecados! Dicas de Beleza Rápidas Pro Inverno! Pontas estragadas nunca mais!