14.05.2018

Cuidados Com Pele: Por Onde Começar?

Uma das coisas que me motivou a criar o Peles Que Contam Histórias é que, em relação aos cuidados com pele, muita gente não sabe exatamente por onde começar, o que é realmente necessário e coisas do tipo.

Cada pele é única e, por óbvio, necessita de cuidados específicos, de acordo com suas necessidades e características. Esses cuidados, bem como os produtos relacionados, devem ser avaliados e indicados por um dermatologista.

Esse, aliás, é um investimento que, quando o bolso permitir, todo mundo deveria fazer: uma consulta completa com um dermato maravilhoso! Depois disso é muito mais fácil cuidar da pele, sabe?

Mas, e aqui já vai a dica pra consulta, você precisa ser o mais honesto possível e deixar bem claro quanto pode gastar em produtos faciais, não tem que ter vergonha, sabe?

Lembro que a primeira vez que fui numa dermato dessas mais famosas, que não atendem pelo plano, demorei 3 meses pra economizar o valor, e saí de lá com uma lista de produtos que não poderia comprar.

cuidados com pele

Fiquei muito brava comigo, voltei no dia seguinte e falei que aqueles produtos não cabiam no meu orçamento, que só tinha tal valor disponível e precisa que ela me indicasse produtos que coubessem no que eu tinha disponível.

Precisei priorizar, óbvio, mas aprendi!

Cuidados Com Pele: Rotinas diferentes

Minha pele é oleosa, sensível, reativa e resolveu que quer ser adolescente, porque a acne não tá me deixando em paz.

E em cada época ela tá mais de um jeito que de outro, o que significa que as necessidades mudam, muitas vezes em uma única semana, e quem tá acompanhando minha rotina de cuidados no stories do Instagram (tá tudo salvo em Pele, nos destaques) já percebeu isso.

Tem dias que ela está absurdamente sensível. Tem dias que tá brotando óleo. De repente ela parece um ralador de coco de tanta espinha. Vez ou outra é tudo isso aí junto.

Então, a minha rotina depende de como ela está. Às vezes tem mais produtos, às vezes tem menos (bem menos), e eu vou me adequando com o que já tenho em casa.

E aqui tem uma coisa que vocês nunca devem esquecer: pele bonita não é sinônimo de produtos caros. Pele bonita tem muito mais a ver com a sua rotina de cuidados, com a sua disciplina, do que com o valor dos produtos que você usa.

Cuidados com pele: o básico

Mas, algumas coisas são básicas, e pra quem não sabe por onde começar, esses cuidados são bons pontos de partida.

1. Limpeza

É essencial limpar a pele corretamente, e investir em um produtos de limpeza facial indicado para o seu tipo de pele é o primeiro passo.

A pele deve lavada, em regra, duas vezes ao dia, com água em temperatura ambiente, para remover as impurezas e o excesso de sebo (no caso de peles oleosas), o que garante que a barreira existente entre a pele e os produtos usados para tratá-la seja a menor possível.

Isso é importante porque só com a pele limpa o aproveitamento dos ativos de tratamento será adequado. Simplificando: não adianta investir os tubos em um produto maravilhoso se a sua pele está suja, porque ele não vai conseguir agir de forma adequada.

No mais, em qualquer farmácia a gente encontra produtos de limpeza facial por preços super bons. Não tem desculpa!

Eu costumo limpar a pele com água micelar (pode ser um óleo de limpeza, água floral ou demaquilante também) antes do sabonete facial pra remover resíduos de maquiagem, mas sobre isso falaremos depois, tá?

cuidados com pele

2. Tonificação: sim, não ou talvez?

Como tenho pele oleosa, sempre fui partidária dos tônicos adstringentes pra ajudar a controlar a oleosidade, complementar a limpeza e, em determinados casos, equilibrar o pH da pele, caso o produto de limpeza não tenha o pH adequado.

Mas, no último mês tenho usado bem pouco, já que o tratamento com o Epiduo, também conhecido como “arranca couro”, deixa a minha pele bem sensível e acabo dispensando. Aplico, no máximo, uma água termal ou floral.

Então, esse é um produto que só uso quando a pele está realmente muito oleosa (e não sensibilizada), caso ele tenha ativos que ajudem nessa função.

Ou seja, a depender do caso, dá pra dispensar sim, mas isso só o seu dermatologista pode orientar.

3. Hidratação

Toda pele, mesmo as mais oleosas, precisa de hidratação, já que ela é medida pela quantidade de água no interior da célula, e não pela quantidade de óleo.

Mais de 90% da hidratação da pele é garantida pela água que ingerimos. O que o hidratante vai fazer, e aqui tô falando dos básicos, é formar uma “camada de gordura” que evita que essa água evapore.

Vamos falar detalhadamente sobre hidratantes e todos os tipos de cremes faciais para cada tipo de pele,  e uma opção interessante é usar um produto que tenha ativos antioxidantes e vitamina C, por exemplo, que é uma maravilha para a pele.

3. Proteção

Esse é o cuidado mais importante, aquele que você não pode abrir mão, e que falaremos muito nos próximos dois meses!

É preciso usar protetor solar todos os dias, e usar na quantidade e da forma adequada (tem post sobre isso aqui), escolhendo um produto que seja indicado para o seu tipo de pele, que forneça boa proteção UVA (veja esse post) e UVB, sem esquecer que é indispensável proteger a pele da luz visível.

Não vou entrar em detalhes sobre nada disso porque nosso próximo post será um resumão de proteção solar, onde vou atualizar muitas informações, já que a coisa evoluiu bastante de quando escrevi alguns posts, tá?

Mas, o básico do básico para uma pele saudável é isso: limpar corretamente, hidratar e proteger.

Existem muitos outros produtos, com dezenas de funções diferentes, e aos poucos vamos conversar detalhadamente sobre cada um deles, tudo com a orientação da minha dermatologista, e com a ressalva que trata-se de observações de uso geral, e que só o seu médico pode dizer o que é melhor para a sua pele.

Para acompanhar os posts do Peles Que Contam Histórias é só clicar aqui, e todos os dias tem rotina de tratamento, testes e usos de produtos no stories (instagram @jurovalendo), tudo salvo nos destaques, em Pele.

Espero vocês lá ( e aqui também!)!

Beijos, Ju

Bora papear mais? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
7 comentários
  1. Vanessa Magalhães  15/05/2018 - 09h04

    Ju, amei o post! Vou acompanhar com toda certeza. Espero conseguir mudar a realidade da minha pele oleosa, com acne e manchinhas.

  2. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES  15/05/2018 - 09h37

    EU AMOOO CUIDAR DA PELE
    TAMBEM NAO USO TONICO POR TER A PELE SENSIVEL
    BEIJOS

  3. Madalena Honório  15/05/2018 - 13h54

    Obrigada, Ju! Ansiosa pelos próximos posts da série! Beijo!

  4. aline  15/05/2018 - 14h48

    oque fazer com a luz visível anoite? usar protetor anoite tbem ??

    • Ju  15/05/2018 - 17h09

      Vou explicar tudinho, Aline!

  5. Thaís  16/05/2018 - 15h34

    Muito bom esse post! Ju, eu tenho limpado minha pele apenas com água micelar, primeiro eu lavo bem com água fria, seco e aí aplico o produto com algodão. Ainda seria necessário usar sabonete? Eu não uso maquiagem no rosto (base, corretivo etc), apenas filtro solar mesmo.

    Vou aguardar o post sobre os hidratantes! Essa é a parte da rotina que mais me deixa em dúvida. Outra coisa que me confunde um pouco é sobre como combinar tratamentos noturnos diferentes. Nesse caso o ideal seria dispensar o hidratante, serum etc e apenas limpar bem a pele e usar 1 produto (e se forem 2 tratamentos, por ex. vitamina C e ácido retinoico, alternar entre uma noite pra um e uma noite pra outro)?

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Saudades Ibiza... OPS... Rio de Janeiro... 😃🤣🇧🇷❤️ #tbt #barradatijuca #pareceibiza #jurovalendo #querodenovo
  • Os lábios de vocês também ficam mais ressecados, fragilizados durante o inverno?👄 Isso acontece porque, nessa estação, a pele fica mais sensível, seca e irritada por causa da perda da oleosidade causada pela alteração do clima. Uma das regiões que mais sofrem com isso são os lábios, que ressecam horrores. 
Mas, nada que o @bepantolderma Regenerador Labial não resolva, não é? 
Rico em ativos umectantes, hidratantes e nutritivos, ele não só hidrata, mas previne do ressecamento, protege, regenera e restaura o equilíbrio da pele sensível dos lábios, deixando-os macios e suaves ao toque. 
O melhor é que ele faz isso tudo sem deixar os lábios grudentos ou esbranquiçados, sabe? Também tem ótima durabilidade, espalha fácil, rende bem e é superhidratante. Não fico mais sem! 
Traduzindo: é pra “garrar amor”! [ Consulte sempre o seu dermatologista!😉] #Bepantol #BepantolDerma #AmoMuito #PelesQueContamHistórias #JuroValendo | Publicidade ✨
  • 3.6✨✨✨
Chegou, gente!🙌🏻💃🏻
Mas agora não tenho condição de escrever nada, sabe porquê? Porque acordei e corri pra tomar muito ☕️☕️☕️, e cês sabem que só como em silêncio, né? Inclusive mental!😂😂😂 Eu já volto, e amo vocês!❤️ #jurovalendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo