18.05.2018

Protetor Solar Causa Acne! Será?

Venho falando bastante no stories sobre proteção solar, e uma reclamação recorrente é que o protetor solar causa acne.

Conversei com várias leitoras que se queixaram disso, observei, pelas respostas, que não são só meninas de pele oleosa, mas seca, mista e normal também, e acontece com protetores de várias marcas, tanto nacionais como as asiáticas.

E como esse é o nosso mês do especial de proteção solar, acho importante esclarecer essa dúvida e o que aprendi com a minha dermato.

1. O protetor solar ideal para sua pele

O básico aqui é entender que cada pele possui características e necessidades diferentes, e justamente por isso é essencial usar um protetor solar que seja adequado para a sua pele.

Protetor Solar Causa Acne

E isso vale para todo tipo de pele, viu?

Observar a textura, a composição e a indicação expressa na embalagem ajuda, mas o correto mesmo é ter a indicação de um dermatologista.

Porquê? Porque, por exemplo, um protetor pode funcionar super bem em uma pessoa de pele oleosa, mas não funcionar corretamente em outra que tenha pele oleosa e melasma, ou pele oleosa e sensível.

Não dá pra consultar um dermato agora? Pesquise muito, vá em fontes confiáveis e veja resenhas de pessoas que tenham a pele parecida com a sua (e que você confie). Não é a mesma coisa, lógico, mas pode ajudar.

2. O Protetor Solar Causa Acne?

O protetor solar, independente da marca, não possui, em regra, ativos que acelerem a produção das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade ou causando espinhas

Os protetores mais antigos, que tinham uma quantidade grande de óleos na composição e textura mais pesada aumentavam a oleosidade da pele e, em alguns casos, chegavam a obstruir as glândulas sebáceas, o que podia causar espinhas.

Contudo, a cosmética evoluiu, as fórmulas foram modificadas e faz bastante tempo, anos, pra ser mais exata, que não encontro um protetor desse tipo, mesmo os indicados para peles secas.

Então, o protetor solar, o produto em si, não é a causa direta da acne. Mas o seu uso, em determinados casos, pode sim causar o problema.

Ficou confusa? Calma que já explico!

Acne cosmética /acne por oclusão

Aqui existem várias possibilidades, e precisamos ficar atentas especialmente a essas:

1. Protetor solar X Limpeza

Protetores com alto poder de oclusão e muito aderentes, como os da Bioré, por exemplo, que amo, são os mais propensos a causar acne cosmética, mas isso pode acontecer com qualquer produto, a depender dos seus cuidados com a pele, sobretudo da limpeza.

Protetor Solar Causa Acne

É fundamental que o protetor solar seja removido completamente, com higienização adequada, indicada especificamente para aquele produto. Quando isso não acontece, e tem que ser todos os dias, os poros vão ficar obstruídos e a acne vai aparecer.

É por isso que sempre limpo a pele com água micelar (ou demaquilante bifásico ou óleo de limpeza) antes de usar um sabonete facial.

É preciso remover de forma adequada o protetor solar, e também a maquiagem e demais cosméticos antes de lavar a pele. E a depender dos produtos que você usa, essa remoção deve ser feita com produtos a base de óleo, já que os produtos lipossolúveis precisam de “gordura” e não apenas de água para serem “dissolvidos”.

2. Fotoproteção adequada

Quem faz a fotoproteção correta, com a quantidade recomendada de protetor solar (1 colher das de chá para rosto, pescoço,  orelhas e cabeça), tende a sofrer com a acne, o que é ainda mais comum com o uso de protetores aderentes e em quem já tem a pele oleosa.

Se, associado a isso, você não remove o protetor de forma apropriada e não faz a higienização de forma precisa, é altamente provável que as espinhas surjam.

Então, além de limpar do modo correto, coisa que vou explicar nos próximos posts, é importante usar produtos (prescritos pelo dermatologista) com ação queratolítica, esfoliativa e/ou antiinflamatória para prevenir e também tratar a acne por oclusão.

Gosto muito de usar produtos com ácido glicólico para ajudar nisso, mas no momento, como estou tratando a acne hormonal, tenho usado o Epiduo, vulgo arranca couro, que também tem auxiliado nessa questão.

Minha dermato receitou o Epiduo, que é uma associação de adapaleno e peróxido de benzoíla com excelente atividade antiinflamatória, queratolítica e antibacteriana no tratamento da acne, mas apenas por 1 mês, então em junho já volto para o ácido glicólico (e/ou retinoico, vamos ver rs).

Resumindo

O protetor solar, em regra, não é o responsável pela acne.

Mas o seu uso deve estar inserido em uma rotina (indicada por um dermatologista) que inclua limpeza e, em muitos casos, uso de produtos adequados para “refinar”, limpar e esfoliar os poros, prevenindo a acne.

Sei que são muitos detalhes, mas prometo explicar, com a ajuda da minha dermatologista, o máximo de coisas pra vocês, tá?

E qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

No mais, acompanhem o Peles Que Contam Histórias aqui no blog e no Instagram (os stories estão salvos em Pele, no destaque da Bio), e fiquem tranquilas que teremos muitos posts com dicas, informações e indicações de produtos (para todos os bolsos).

Beijos, Ju♥

Bora papear mais? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Adriene Lima  18/05/2018 - 22h25

    Muito interessante! Nunca tive problemas com acne por conta do protetor, só oleosidade excessiva mesmo sendo pra pele oleosa!

  2. Dani Perázio  18/05/2018 - 22h32

    Oi Ju amando tudo sobre protetor. Mas preciso da sua ajuda: A Darrow lancou um protetor Sunsafe 60 SEM COR e diz proteger da luz visível… Ju ganhei amostra da minha dermato e amei a textura, seria maravilhoso um protetor sem cor q protege de tudo ne?! Mas será verdade? bjos

    • Ju  21/05/2018 - 11h29

      Dani, qualquer COR protege da luz visível, em maior ou menor grau, mas essa semana ainda faço um post sobre isso!
      Beijos

  3. Verônica Calumby  19/05/2018 - 03h09

    Jú,

    Tenho uma dúvida que acabei nunca perguntando a minha dermato: Qd for reaplicar o protetor solar, umas 3h né isso? Passa por cima do que já tava ou lava o rosto e passa tudo de novo??? E se tá com maquiagem, na rua, como faz p reaplicar o protetor produção???
    Bjkas

    • Ju  21/05/2018 - 11h30

      Eu passo por cima mesmo! Minha dermato deu umas dicas, vou postar nos stories!

  4. Ana Flavia  19/05/2018 - 16h09

    Ju, faço uso do Azelan e Bioré durante o dia, a noite faço a limpeza com óleo de coco, sabonete em barra ( mas faço a espuminha na mão primeiro como você ensinou, rsrs) e água micelar. O meu rosto está melhorando aos poucos, mas realmente depois que parei de usar anticoncepcional está bem complicada a acne. Você me salva.

  5. Thais  19/05/2018 - 16h24

    Ju, faço o uso do filtro da bioré, e estou usando tb o Epiduo. Ou seja, na hora de remover o filtro no final do dia( removo com um lencinho para maquiagem a prova d’água), parece que estou realmente arrancando o couro. Aí comprei o sabonete removedor de maquiagem da Quem disse, Berenice. Sabe me dizer se ele é realmente efetivo pra tirar o filtro da Biore? Obrigada!
    Um bjo!

    • Ju  21/05/2018 - 11h18

      Thai, sua pele está com acne, cravos ou algo do tipo? Pq eu não seu se esses removedores têm óleo, se tiverem, ok. Caso contrário, não…

  6. Sandra  21/05/2018 - 06h23

    De manhã lavo com sabonete em gel, passo vitamina C e protetor Bioré.
    A noite uso demaquilante bifásico pra tirar o protetor solar, lavo com sabonete em barra no banho e depois antes de ir dormir passo água micelar, azelan e meu noturno da Áveène..
    Não é querer me gabar, mas estou com a pele muito mais bonita que de meninas com menos de 30 que conheço.
    Estou com 36 e prefiro mil vezes tratar a pele do que me encher de maquiagem… Sou sua discípula! rsrsss

    Ju Lopes,
    você precisa conhecer o protetor para peles sensíveis e sensibilizadas da Bioage. Link:
    https://www.bioage.com.br/fotoprotecao/bio-sunprotect-fps65
    Ganhei uma amostra quando fiz a limpeza de pele no salão na última vez e AMEI!!!
    Só não comprei pq sempre fico apreensiva com a necessidade de reaplicação.

    Os La Roche indicam na embalagem pra reaplicar a cada 4 horas..
    Você tira tudo e reaplica ou só passa mais uma camada pro cima?

  7. ZILANDRA  21/05/2018 - 14h04

    Ju
    arrasou nas dicas
    uso proteor quase 24 hs por dia, e nunca deu acne, mais porem fico atenta a composição, eu suo da renew e um da vicchy
    adoro
    beijos

  8. Magali  21/05/2018 - 15h14

    Jú estou amando os posts do Pele que contam histórias, acompanho todos os posts e no insta tbm…
    Eu parei de tomar pilula á 9 meses e também estou enfrentando problemas com acne :/ as minhas estão bem chatinhas e resitentes, estou fazendo tratamento com dermato mas nada está dando jeito nelas, no momento estou usando o Clindoxyl gel, sabonete facial Dermotivin Original (Galderma) que é muito bom Jú, vc já usou ele? Limpa super bem a pele e não deixa repuxando, meu dermato disse que ele é um dos melhores para quem faz tratamento com cremes ácidos para acne porque é menos arriscado causar irritações na pele, e protetores solares eu estava usando o da Vichy Ideal Solei para peles oleosas e acneicas mas não gostei muito, minha pele ardia quando usava ele, não ficava tão sequinha e esfarelava muito, agora estou usando o da La Roche Anthelios Airlicium antioleosidade e estou amando Jú, maravilhoso!!!! No momento estou gostando mais dele do que os da Bioré (também me causaram acne), ele deixa a pele bem sequinha, não esfarela e eu sinto que ele acalma a minha pele, porque como uso o creme ácido a noite quando acordo minha pele está bem irritada e pinicando e é só passar ele que acalma minha pele na hora, muito bom mesmo, como vc diz Jú garrei no amor rsrsrsrsrs

  9. Lidy Pinheiro  26/05/2018 - 21h39

    Eu tô ficando viciada em cuidar da pele Ju, já planejo usar botox futuramente ❤

    • Ju  01/06/2018 - 11h00

      Amoooooo botox! hahaha

  10. ANDREIA SANTOS  01/06/2018 - 10h44

    Nunca gostei de usar protetor pq eles deixavam minha pele oleosa e com muito brilho e as vezes causavam acne, mas descobri o Filtrum Ultra Seco da Libbs, é perfeito, dá um efeito matte na pele.

  11. juscelia dos santos rocha  19/06/2018 - 08h35

    Eu tenho manchas escuras,e uso o episol fator 70 com cor apenas,as vezes fica muito oleosa a pele,mas cobre bem as manchas.

  12. Adriana  23/08/2018 - 19h05

    Uso o filtrum da libs e é o unico que segura mesmo a oleosidade aqui no meio da amazonia.

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Das minhas vizinhas vaidosas, quem aí já usou o Vichy mineral 89 ?😍 @vichybrasil 🌼
.

A textura dele parece um gel super fluido e bem levinho. O ideal é usar 2 gotinhas pela manhã e duas à noite, com a Pele limpa. .

EU estou amando! 💙 ele deixa a pele incrível. É ótimo para pele oleosa, absorve super rápido e a pele respira tranquilamente. .

É bom usar antes do protetor solar. E ele substitui um hidratante fácil. .

Já usaram? Tem alguma sugestão de produto ?? Vocês são vaidosas ?? Me contem! Não me deixem no vácuo hahaha 🙌🏼🙌🏼😂😅
  • Bolo com creme de microondas e uvinhas congeladas... pode seguir a receitinha q fica perfeito de gostoso 😁😁 #meachando #jurovalendo #dessert #cremedelacreme #delicious
  • #Repost @jurovalendo (@get_repost)
・・・
Já falei desse finalizador aqui e no blog, é o Nutri Cachos, e ele foi meu escolhido pro #PapoNaPiscina! ☀️ Ah, e a escova verde foi junto pra fazer par! Hahaha (ela é super boa, desembaraça sem quebrar, e tem pra fios mais finos, normais e mais grossos). Pra se expor ao sol tem que usar finalizador com proteção solar, não tem pra onde correr, gente! O sol danifica demais os fios, e isso inclui muito mais que desbotamento, são danos na estrutura do fio mesmo.

E, ó que coisa boa, todos os finalizadores @bioextratus têm proteção solar!🙌🏻 E pra cada cabelo tem um finalizador adequado, é só procurar o que se adeque mais ao seu. ☺️ Já testou esse? Conta aí o que achou! Quer resenha de algum outro? É só dizer! 💗

#PorUmFio #BioExtratus #JuroValendo | Publicidade ✨
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo