26.09.2018

O Poder da Autorresponsabilidade, Paulo Vieira

Faz tempo que recebi do Paulo Vieira o livro O Poder da Autorresponsabilidade, e como tem exercícios e conceitos que acho bem interessantes, vou dividir aqui com vocês.

Estava com saudade de falar de livros por aqui! Vocês também?

Já tinha lido outros livros do Paulo, inclusive O Poder da Ação, que foi indicação da Rê, e o capítulo 3 fala justamente de autorresponsabilizar-se.

E isso é uma coisa que me desperta muito interesse, tanto que já escrevi um post sobre o assunto aqui, e vivo me observando pra não cair na confortável posição de culpar tudo e todos por coisas que aconteceram (ou não) por responsabilidade minha.

livro poder da autorresponsabilidade paulo vieira

E o fato de chamar a responsabilidade pra mim é uma libertação, porque se sou a responsável, está nas minhas mãos o poder de redirecionar as coisas e, assim, mudá-las.

Óbvio que não temos controle sobre uma quantidade imensa de situações que acontecem nas nossas vidas. Mas podemos decidir como lidar, como agir em relação a cada uma dessas coisas. Ou, ao menos, a grande maioria delas.

É fácil? Na grande maioria das vezes não, e bem sei disso. Só que é necessário.

O Poder da Autorresponsabilidade

E O Poder da Autorresponsabilidade trata justamente disso, de trazer pra si a responsabilidade das coisas que acontecem pra nos capacitar a mudar o que precisa e pode ser mudado.

É um livrinho pequeno, em formato de uma espécie de manual com o que o autor chama de “metodologia das 6 leis para a conquista da autorresponsabilidade”:

  1.  Calar-se em vez de criticar.
  2.  Dar sugestão em vez de reclamar.
  3. Buscar a solução em vez de buscar culpados.
  4.  Fazer-se de vencedor ao invés de vitimizar-se.
  5. Aprender com os erros em vez de justificá-los.
  6. Julgar as atitudes, e não as pessoas.

Essas 6 “leis” estão no capítulo 6, e acho muitoooo válidas, sabe?

livro poder da autorresponsabilidade paulo vieira

Em tempos onde criticamos tudo e todos, e apontamos o dedo com a mesma intensidade, é bom parar pra pensar, por exemplo, que ao invés de criticar a gente pode pontuar algo, sempre com delicadeza, ao tempo em que sugere uma forma diferente de fazer aquilo que iríamos criticar.

É tão mais produtivo, sabe? E focar em soluções é sempre mais inteligente que ficar “batendo” nos problemas.

A mesma coisa vale para as reclamações… E a gente reclama tanto, né? Mas porquê, ao invés de reclamar, o que não significa se calar diante das coisas, não apresentamos sugestões?

Porquê não usar o nosso poder de impactar o outro, porque sim, as palavras têm muito poder, para ajudá-lo a melhorar, para edificar?

Qual a razão de ficar procurando culpados quando podemos focar a nossa energia em resolver as coisas, que é o que realmente faz diferença?

livro-poder-da-autorresponsabilidade-paulo-vieira

Da mesma forma, porque ao invés de vestir a carapuça da vítima e negar os próprios erros, não podemos encará-los de frente e aprender com eles?

E, por fim, que tal descer do pedestal de semi-deus que não só julga, mas condena o outro como se não fôssemos todos humanos, passíveis de erros e falhas?

Todo mundo comete erros, gente. Pequenos, médios, gigantescos. E isso não pode definir uma pessoa. Então, uma coisa é julgar uma atitude que consideramos errada. Outra, bem diferente, é julgar (e condenar) uma pessoa com base nessa mesma atitude.

Enfim, é um livrinho interessante, que faz pensar e, pra mim, vale ser lido!

Alguém já leu? Ele custa R$9,90 nas livrarias de todo o país (compre aqui).

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa?Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
3 comentários
  1. ZILANDRA  01/10/2018 - 15h05

    showwww

  2. Priscila Honnda  01/10/2018 - 17h10

    Ju, gostei demais dessa indicação de livro, preciso muito voltar a ler

  3. Madalena Honorio  02/10/2018 - 08h39

    Ju! Já encomendei o meu! Achei a ideia muito interessante! Passei muito tempo na minha vida adorando colocar a responsabilidade de tudo que acontecia comigo nos outros porque assumir a nossa própria não é tão fácil, não é mesmo? Depois que percebi que eu não era a vítima do universo, minha vida ficou mais fácil porque pude ver que muitas coisas estão sob meu controle e que tudo que acontece é revertido em aprendizado! Obrigada pela sugestão! :) Beijo grande!

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Make-up blogger #jurovalendo describes #LUNA2 as
  • #Repost @jurovalendo
• • • • •
Como está o #PorUmFio? A todo vapor, com um especial lindo para cabelos danificados e quimicamente que hoje tem um produto versátil, funcional, prático de usar e que proporciona excelentes resultados: o Mega Spray Queravit, da @bioextratus , que venho usando e mostrando no stories desde o dia em que pintei o cabelo (tá tudo salvo nos destaques!) 😍! Super reconstrutor e leve, ele pode ser usado como cauterização (só precisa dele!😱), como protetor térmico e como finalizador, tanto no cabelo úmido quanto seco. 
Amo o resultado como cauterização e quando uso secador, pq o cabelo ganha muitoooooo brilho (tem fotos do resultado de cada uso no blog), sabe? E em todos os usos a gente percebe o poder reconstrutor!✨✨✨ Então, se o seu cabelo tá precisando de uma ajuda das boas, se joga nesse achado, porque ó, pelo glitter ungido de santa Cher, ele tem poder!💃🏻💃🏻 E o post tá lindo, com vários comentários de vocês sobre ele, corre pra ver!☺️💗 #PorUmFio #JuroValendo #Bioextratus | Publicidade ✨
  • Segredo tá!!! #secrets #maeefilha #segredinho #segredodemenina #jurovalendo #princess #princesa #maioramordomundo #flordelis #babylis #japinhalinda #minhajapinha #japanesebaby #gatinha
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo