02.08.2013

Como Acabar Com Os Poros Dilatados?

Como acabar com os poros dilatados é uma das grandes perguntas de quem tem pele oleosa. E a coisa que mais me incomoda na minha pele são os poros dilatados, porque é a única coisa que eu não consigo “dar jeito”, sabe? Tipo, para as manchas existem os clareadores, que uniformizam a pele, pra pele seca existem os hidratantes potentes, que hidratam a pele, e pra pele com poros dilatados, existe o que?

Existem os produtos que contraem os poros, mas não muito, os que disfarçam, e os que ajudam a controlar a produção de sebo, o que, consequentemente, ajuda a contrair os poros, mas não existe nada, eu disse NADA, que acabe definitivamente com o problema, e isso é um porre!

O foco, então, é tratar para minimizar, contraindo os poros, e disfarçar o problema, que é comum em quem tem pele oleosa ou mista.

Como Acabar Com Os Poros Dilatados de uma vez?

como acabar com os poros dilatados

O fato é que a pele vai secretar o sebo pelos poros, que funcionam como uma espécie de canal, e quanto maior for a secreção de sebo, quanto maior for a atividade das glândulas sebáceas, mais dilatados serão os poros. Assim, o “canal” pra contrair os poros é usar produtos que reduzam a produção de sebo, porque se a quantidade de sebo secretada for menor, os poros também tornam-se menores, mais contraídos.

Um questionamento que já me fizeram é porque as pessoas mais velhas, mesmo não tendo a pele oleosa, apresentam poros mais dilatados, e a resposta é simples: é que as glândulas sebáceas crescem com o passar dos anos, sobretudo na zona T, então quanto mais madura for a pele, maior a propensão para que os poros mostrem-se dilatados.

controlar a oleosidade é essencial!

Como a chave do problema é controlar a produção de sebo, é preciso investir em produtos que façam esse “trabalho”, e isso inclui sabonetes adstringentes potentes, que limpem profundamente a pele, como os que possuem enxofre ou ácido salicílico na composição. Em seguida, é essencial usar um tônico adstringente livre de álcool, pois ele vai limpar ainda mais a pele, vai normalizar o seu pH e  vai ajudar, dependendo dos ativos, a controlar a produção de sebo.

como acabar com os poros dilatados

Uma coisa que ajuda muito é o ácido retinóico, que só deve ser usado com indicação e acompanhamento de um dermatologista. Como esse ácido refina e descama a pele, refina também os poros. De tudo o que eu já usei, foi, com certeza, o que mais ajudou. O único problema é que eu moro na Bahia, então só posso usar esse ácido durante três meses no ano, no máximo, que é quando o calor não está tão intenso.

Os peelings de ácido retinóico também são muito válidos, e ajudam a controlar e minimizar o problema.

Outra coisa que é sempre válido lembrar: cuidado na escolha das maquiagens! Quem tem pele oleosa ou mista, bem como poros dilatados, deve escolher sempre produtos oil free, mais secos e que proporcionem acabamento matificado.

Ou seja, tudo o que ajuda a controlar a oleosidade, ajuda também a  minimizar os poros, então é essencial que você cuide corretamente da sua pele todo dia.

como acabar com os poros dilatados

cremes para fechar poros dilatados

Existem, também, os produtos que disfarçam o problema, e um dos melhores produtos que existem pra isso é o Effaclar Mat, da La Roche-Posay, um hidratante matificante que reduz o tamanho dos poros e o fluxo do sebo. Outra opção muito boa, e bem “batida, é o Pore Refining Solutions, da Clinique.

Os primers também ajudam bastante a camuflar o problema, e já fiz um post falando de alguns  AQUI.

Enfim, quem estava esperando uma solução definitiva pode desistir, pois ela não existe, o que existe mesmo é “cuidar da pele” diariamente para reduzir o problema!

Ah, no próximo post coloco a “rotina de cuidados para poros dilatados”, tá?

Beijos, Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
19 comentários
  1. Carol  02/08/2013 - 09h33

    Ju, sou Fisio na area de dermato funcional (estética) e já reduzi bastantes poros dilatados de varias clientes com a Radiofrequencia!!

  2. vanessa hilgert  02/08/2013 - 09h57

    ju.. o Effaclar seria um tratamento e o Pore Refinig seria um primer? é isso mesmo?

    • Ju Lopes  02/08/2013 - 09h58

      Oi Nessa! O Effaclar é um hidratante, e o Pore é tipo um primer!

  3. Gabriela  02/08/2013 - 13h13

    Devia existir um comprido anti poros dilatados!

    • Ju Lopes  02/08/2013 - 13h24

      Também acho!

      • Renata  17/05/2015 - 14h01

        Ele existe, é o famoso Roacutan um comprimido caro pra caramba que serve, na verdade, para tratar casos de acnes graves. Porém, é conhecido de muita gente que ele ajuda muito na redução do tamanho dos poros. Só que existem restrições no uso do remédio porque ele mexe com o humor e causa um ressecamento, fora do comum, em algumas partes do corpo. Para usá-lo é preciso antes preencher um questionário contendo informações relevantes à saúde e o psicológico da pessoa que vai fazer uso. Por exemplo, no meu caso os poros são um pouco dilatados no nariz e tb na bochecha, minha pele é bem oleosa, só que não tenho acne severa, minha acne é relativamente pouca, mas minha pele é sensível e marca um pouco e também têm algumas manchinhas de acne por esse motivo. Então, provavelmente, o médico jamais receitaria Roacutan pra mim, porque não sofre de acne grave e também porque já tive depressão grave e esse medicamento é um estopim na causa de doenças neurológicas e psiquiátricas no caso de quem tem tendência a elas. Mas, que se fosse possível, conseguir uma receita, tenho certeza que minha pele estaria livre de pontinhos pretos, espinhas, poros abertos em menos de dois meses, ou antes, porque como já disse, não tenho acne severa, o meu problema é o estado da pele, que é oleosa e fica com os poros gritando. kkkkk

  4. daniele  02/08/2013 - 13h23

    Ju, eu estou testando agora o dermotivin salix foam to achando otimo, contei acido salicilico e to notando diferenca! Uso ele e um protetor da ada tina! Bjussss

    • Ju Lopes  03/08/2013 - 00h25

      Dani, tá com excelentes produtos! Amo o protetor da Ada Tina, mas aqui não encontro! É osso, né? rs Esse sabonete é muito bom, já usei!

  5. Camila Paiva  02/08/2013 - 21h47

    E o laser, Ju? Não seria uma boa opção? A minha cunhada fez e reduziu os poros…

    • Ju Lopes  03/08/2013 - 00h21

      O Laser sim Mila, mas falarei disso em um post específico, onde vou listar os tratamentos que mais funcionam! Beijos

  6. Erica Dias  15/09/2013 - 15h33

    Ai ju isso é triste né! Minha cara ta assim tipo casca de laranja de tão dilatados estão os benditos! Minha familia toda tem esse problema, pele mega oleosa com cravos espinhas e claro muitas manchas e uma irmã minha se livrou de tudo isso agora ta pele de boneca ela fez o roacutan! Queria fazer um tratamento menos agressivo e caro :(
    Bora continuar disfarçando neh! Bj

    • Ju Lopes  16/09/2013 - 11h09

      Érica, nem fale! Tô ensaiando aqui fazer um laser, mas dói tanto que não tô tendo coragem!

  7. Ana Luisa  10/04/2014 - 11h18

    Adorei o post pois sou sofredora com poros dilatados.
    Super legal!

  8. jocimara  04/05/2014 - 13h36

    amei as dicas
    curto de montão seu blog bj

  9. […] algum motivo que não sei explicar, o creme geladinho ajuda a deixar os poros mais fechados (tem um post aqui com soluções para os poros dilatados), menos dilatados, e isso é tudo de bom pra quem vive […]

    • Leonice  24/04/2015 - 23h38

      Boas dicas!! Sofro diariamente c esse problema,os meus são super dilatados,já usei de tudo,e p completar ainda tem a acne e os cravos,minga única solução é o roacutam,vou aderir a esse tratamento p só depois reduzir os poros c peeling.

  10. Andrea  05/02/2016 - 01h22

    Oi Ju, sou esteticista e faço peeling de diamante toda semana no meu rosto, amenizou, e agora estou fazendo tb radiofrequência, estou na terceira sessão e já diminuiu bastante, n tem mais quase nada.

  11. Gleice Kelly Rodrigues da Silva  09/09/2016 - 14h10

    Boa tarde ! Ju, por gentileza vc tem algum pots que fale de limpeza de pele caseira, caso não tenha, por favor me passa algumas dicas de como fazer e de produtos que precisa usar. Grande abraço, gostaria de parabenizar vc, seu trabalho, adoro suas dicas!

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • “Sê sempre o mesmo. Sempre outro. Mas sempre alto. Sempre longe. E dentro de tudo. ✨✨✨”
Cecília Meireles, que nunca soube, mas é minha amiga desde 1990, quando “descobri” que ela existia nas prateleiras da biblioteca da Uesb, minha “babá” por muitos, muitos  anos. ☺️ #QueSorte #JuroValendo
  • Conhecem o blog de minha amiga, @jurovalendo ? Passem lá... Escrevi algo legal... @isadorabacelar.r #amizade #jurovalendo #julopes #amor #meueuloiro #fidelidade #gastronomia #amando #mudanca #salvador #unifacs
  • Mudar de profissão nunca é fácil, bem sei como é difícil lidar com as dúvidas, as angústias e, também, com o julgamento alheio.

Mas acredito, também, que fazer algo que a gente ama não tem preço. Que alegria, felicidade e realização não têm preço.

A @isadorabacelar.r também acha, encarou a mudança e contou tudo pra vocês lá no blog. 💕
#MulherDe30 #MudeiDeVida #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo