Vizcaya
25.04.2014

Cabelo Com Luzes ou Mechas: 5 Cuidados Essenciais!

Truques para deixar o cabelo com luzes ou mechas mais bonitos são sempre bem-vindos, né? Então vamos papear!

Eu gosto muito mais do cabelo loiro “feito” com luzes do que com tinta, porque acho que o contraste entre um tom mais claro e um tom mais escuro é mais interessante do que o cabelo de uma cor só, sabe?

Mas as luzes, via de regra, estragam mais os fios que a tintura, já que o descolorante é mais agressivo, e por isso é preciso tomar alguns cuidados pra que os fios fiquem fortes e com a cor bonita.

Já fiz um post aqui falando os cuidados que devemos ter antes de fazer as luzes, e hoje vou listar 5 cuidados essenciais pro “depois”, pra manutenção das luzes.

5 dicas para cabelo com luzes

cabelo luzes e mechas

1. Invista Em Bons Produtos

Antes de ficar loira coloque uma coisa na cabeça: os cuidados com os fios vão aumentar e você vai precisar dedicar mais tempo e mais dinheiro. Bons produtos não são, necessariamente, caros, mas sim aqueles que oferecem o que o seu cabelo precisa naquele momento. 

Se você pega um shampoo que tende a deixar o cabelo ressecado, um condicionador meia boca, uma máscara que não dá conta do recado e uma reconstrução que não tem potência nenhuma é certeza que o cabelo ficará detonado, não tem como ser diferente.

Quando fazemos luzes as necessidades do cabelo mudam, já que junto com a pigmentação remove-se também substâncias essenciais para a saúde dos fios, e elas precisam ser repostas, e isso se faz com bons produtos, que são os que dão o que o seu cabelo precisa.

cabelo com luzes

Já falei sobre isso nesse post aqui, e expliquei aqui e aqui como saber do que o seu cabelo precisa. Vale conferir!

2. Escolha o Shampoo e o Condicionador Certos

Vamos raciocinar juntas: as luzes fragilizaram o seu cabelo, ele está ressecado e poroso, e, portanto, mais frágil. Estando assim, precisamos evitar qualquer coisa que piore os danos, certo? Pois temos que começar do básico: shampoo e condicionador! Shampoos muito adstringentes, que ressecam os fios, devem ser evitados, assim como condicionadores “fraquinhos”.

O ideal, pra mim, é usar algum shampoo e condicionador de ação nutritiva ou hidratante mais potentes que tenham algum ativo reconstrutor. Se, contudo, o cabelo estiver muito frágil, se jogue nos shampoos e condicionadores reconstrutores.

Opções Boas e Baratas para cabelo com luzes

cabelo com luzes

3. Hidratação e nutrição para cabelo com luzes loiras e platinadas

É esse passo que vai garantir a beleza do seu cabelo. O cabelo que passa pelo processo de luzes precisa de mais hidratação e de mais nutrição. Isso significa que você vai precisar de produtos mais concentrados e vai precisar hidratar/nutrir numa frequência menor.

A frequência vai depender da resposta do seu cabelo e não dá pra generalizar, mas é preciso nutrir e hidratar ao menos uma vez na semana, e fazer isso da forma correta, senão você vai jogar dinheiro fora! Já expliquei isso nesse post aqui ó.

Boas opções pra cabelos com luzes ou mechas:

4. Reconstrução para cabelos com luzes

Fez luzes? Ótimo, não saia do salão sem reconstruir o cabelo! O cabelo fica mais frágil e poroso após as luzes porque há uma perda de massa capilar, de proteínas, e é preciso repor isso, não tem conversa! A frequência da reconstrução, assim como a potência do produto a ser usado vai depender do grau de dano do seu cabelo, mas o que eu faço é, uma semana após as luzes, reconstruir novamente, e aí vou dosando a quantidade de reconstrução de acordo com a necessidade do meu cabelo.

Aqui tem vários posts com opções de reconstruções boas e baratas (e caras também!), então é só escolher:

cabelo curto com luzes, cabelo com mechas

5. Aposte nos Matizadores e Desamareladores

Aqui é a questão da cor, porque o loiro oxida e vai ficando amarelado ou alaranjado. Optem pelas máscaras ou condicionadores matizadores ou desamareladores, pois elas tendem a não ressecar os fios, ao contrário dos shampoos. Pra manter a cor bonita dá pra fazer banhos de brilho também, opção que eu adoro e já falei por aqui.

Claro que existem muitos outros cuidados, mas esses, pra mim, são os mais básicos, sabe? Vocês têm alguma dificuldade em cuidar do cabelo com luzes ou com mechas?

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
54 comentários
  1. Gabi  25/04/2014 - 17h40

    Hey Ju! Tenho luzes nos cabelos desde 2010, e agora estou com uns 10 cm de raiz virgem. Menina, é muito gritante a diferença na qualidade da parte virgem da parte descolorida, mesmo com investimento pesado em cremes de hidratação, nutrição e reconstrução…hehehehe. Pelo fato do meu cabelo ser oleoso e muito fino, nunca investi em óleo/umectação, mas vou experimentar ;) Uma dúvida, reposição de massa e reconstrução é a mesma coisa? Beijos!

    • Ju Lopes  26/04/2014 - 09h41

      Oi Gabi! É mesmo, muitooooo diferente! É sim, dá no mesmo porque pra reconstruir tem que repor massa! Beijos

  2. camila  25/04/2014 - 19h05

    oi ju ,fui na dermato dias atras …bem meu cabelo é descoloridissimo e estava quebrando muito…eu uso bons produtos ( lanza ,joico ,kerastase ) mais de nada tava adiantando ,eu tava desesperada sem saber o que fazer , bem alem do pill food ela me passou produtos INCRIVEIS !!!!!!!! Eis aqui :SHAMPOO NUTRICERAT ( passei mal ,divino ,extremamente hidratante ,é frances ) , Mascara KERIUM DOUX EXTREME da la roche posay ( maravilhosa ,nunca usei nada iqual ).Bem Ju , olha algumas resenhas deles na net tambem , sao OTIMOS !!! to maravilhada !!!! beijim …….

    • Ju Lopes  26/04/2014 - 09h41

      Mila, já anotei aqui! Tu comprou onde?
      Beijos

      • camila  26/04/2014 - 18h51

        Bom ju ,eu moro em Belo Horizonte ,comprei em uma farmacia ( dessas mais completas ) que vende produtos dermocosmeticos tipo vich ,la roche etc Chama-se Drogaria Araujo . beijim

    • Marilia Carvalhos  12/12/2014 - 15h34

      Também moro em BH e vou na Araújo conhecer esses produtinhos meninas, porque meu cabelo por mais cuidado e produtos bons que eu tenha ele está um bagaço… Quem sabe estes produtos são a salvação da minha lavoura… ;(

    • Daniela  04/05/2015 - 13h55

      Camilaaa… ja quero esses produtos, …meu cabelo está do mesmo jeito =( tenho so produtos bons e parece q nada resolve…

  3. Lília  25/04/2014 - 20h42

    Ju, vc não imagina o quanto tem me ajudado, faço luzes no cabelo e até 5 meses atras também fazia Progressiva a base de carbocistéina, resultado, meu cabelo detonou, e graças a vc estou tratando o cabelo gastando pouco, por sinal estou amando a carga de queratina da keramax, o reconstrutor da Acquaflora e o protetor térmico da Lanza, que deixa o cabelo bem hidratado sem pesar. Vc é MÁXIMO menina!

    • Ju Lopes  26/04/2014 - 09h40

      Oi flor! Que bom saber disso, fico feliz! :)

  4. Pri!  26/04/2014 - 10h32

    Olá Ju.
    Vejo que a senhorita está balançada pelos loiros dourados hein! ;)
    O meu é assim, no reflexo da luz fica cor de ouro, adoro! E o melhor, não é comum.
    Bjoo

    • Ju Lopes  27/04/2014 - 10h24

      Pri, acho lindo! Isso mesmo, não é comum! Fora que o cinza envelhece, né?
      Quero ver esse cabelo!
      Beijos

  5. Pri!  28/04/2014 - 09h51

    Cinza é muito feio e artificial, em poucas pessoas fica bom, mas a moda agora é o super platinado né?! Todo mundo de cabelo branco estilo Tempestade do X-Man hehe
    Te mostro sim o meu, tô pensando em participar do cabelo da semana :)
    Ainda tá rolando?
    ;*

    • Ju Lopes  29/04/2014 - 12h14

      kkkkkkkkkkkk Pois é, o erro é esse… Cada um tinha que ir pro que mais favorece, não pro que tá na moda! Ah, participa sim!
      Beijos

  6. Sara  02/10/2014 - 23h08

    Oie
    Quero muito fazer luzes.meu cabelo é virgem e sou morena. Minha dúvida é, devo puxar uns 50% de luzes ou uns 70% ?

  7. Karol  03/10/2014 - 14h01

    Oiii, tudo bem ? Primeira vez que entro aqui na sua página .. Adooooreeei ! Parabéns .. Gostei muito das dicas e das opções boas e baratas rsrs Só quem é loira sabe como gasta e é difícil achar produtos bons e baratos que funcionem de verdade. Se você tiver dicas pra quem tá com problema de crescimento de cabelo, passaaaaa rs . Um beijo, fica com Deus

  8. Ana  01/11/2014 - 11h49

    Adoreis as dicas, sou morena e quero começar a ficar loira, so que tenho muito medo meu cabelo e fino e ainda faço progressiva a base de acido!!! Me Ajude meu Face e Ana Paula Gonçalves

  9. ana maria  02/11/2014 - 19h21

    Tenho muito cabelos branco, fiz luzes aos 15 dias, gostaria de saber os cuidados que devo ter, meu cabelo e muito fraco, quais os produto que devo usar
    bjs..

  10. creusa baltar  03/11/2014 - 17h24

    Oi,meu cabelo tem mechas e esta muito quebrado faço escova e piastra toda semana.Nao estou sabendo como resolver o problema.

  11. Ge apolonio  05/11/2014 - 12h01

    meu cabelo tem luzes, é fino, raiz oleosa e pontas secas,Qual o melhor hidratante?

  12. CATERINA OLIVEIRA FARIAS  07/11/2014 - 09h18

    Oi Ju… faço luzes há algum tempo. Ultimamente meu cabelo está muito fino, cheio de pontas e acredito também que seja por causa do excesso de queratina, isso influencia?

  13. Diana Ribeiro  15/11/2014 - 18h29

    Oi Ju :)
    Bem to aqui com a cabeça a mil,meu cabelo ta quase 100% virgem,não tem nada de tinta,mais ainda resta um pouco de progressiva,e quero muito ficar loira,será que ele não vai danificar muito?? Beijos

  14. Mares  23/11/2014 - 19h58

    Ola, sou nova no time e estou tendo o maior trabalho para me entender com meus novos cabelos com mechas. Ficaram maravilhosos, mas tenho a sensação de tenho cabelo de milho na cabeça. rsrs Me mandaram usar shampoo cor de violeta, fui na loja e pedi um que fosse muito bom, me indicaram o Tanagra profissional, comprei TUDO, shampoo, condicionador, mascara e leave in e tenho usado desde entao. Mas, acompanhando o blog, percebi que ninguém falou em shampoos caríssimos e violetas rsrsr. Please, preciso de ajuda aqui.Abracos!

  15. Valdirene Afonso  02/12/2014 - 16h53

    Boa tarde,

    Meu cabelo era preto na infância e com os anos fiz de tudo para ficar loira, mais ressecava demais. Então em determinado momento desisiti do loiro.Mas duas semana resolvi mudar o visual depois de uma viagem e fiz mechas em todo o cabelo, e quando lavei infelizmente não sabia dos cuidados que tinha de ter, e lavei meu cabelo com uma linha chamada INOAR ARGAN OIL, e meu cabelo ficou muito seco e ressecado. Fui em uma perfumaria e me indicaram usar um shampoo reconstrutor ACQUAFLOR e shampoo Matizador e Mascara recosntrutora estou usando essa linha desde de sábado. Gostaria de saber o que faço agora para amenizar esse ressecamento?
    Pois no dia meu cabelo depois de pronto estava lindo e agora está horrivel

    Estou desesperada, preciso de uma dica.

    Atenciosamente

    Valdirene

  16. Jennifer Silva  12/12/2014 - 11h28

    Oie Jú, tudo bem?
    Eu acabo de conhecer seu blog e gostei muito de suas dicas. Fiz mechas Ombré hair a dois dias e irei lava-lo hoje, não sei o que eu compro, estou vendo alguns posts seus, mas gostaria da sua opinião, meu cabelo é liso, preto e era virgem, um pouco oleoso na raiz. O que você me recomenda?
    Aguardo.

    Att
    Jennifer
    Ribeirão Preto-SP

  17. Edilaine Freitas  12/12/2014 - 15h49

    Nossa adorei essas dicas pra quem sabe um dia eu queira fazer minhas mechas rsrrs belo pst bjo adorei

  18. Dafyne  13/12/2014 - 15h42

    Bom, fiz luzes fazem 2 dias e sou super preocupada em relacao aos meus cabelos, queria saber por onde seria bom eu comecar a cuidar das minhas madeixas

  19. Marysse  22/12/2014 - 11h03

    Shampoo Arginina Nutrição Intensa 200ml – Elséve L’Oréal Paris é bom fiz minhas luzes a uma semana, meu cabelo era castanho claro e estava sem nenhuma quimica, e fiz tambem a plastica de fios, qual melhor hidratação que posso fazer, pq nunca fiz nenhum tipo de intervenção quimica no meu cabelo …obrigadooo desde já

  20. Cris  12/02/2015 - 19h18

    Ju, tenho cabelo com luzes e o que está me salvando são as suas misturinhas MILAGROSAS!.
    Eu estou sempre intercalando… Uma semana eu faço o seu “tratamento de choque para cabelos danificados”, outra eu faço uma hidratação + nutrição e depois volto com o tratamento de choque. Faço essa sequência sempre e em todos eu uso óleo de semente de uva e bepantol.
    Uso todos os produtos que você indica e AMO cada resultado!.

  21. Lylian  26/03/2015 - 23h59

    Oi eu tenho 13 anos e queria saber se posso dar luzes e se a hidratação tem q ser diariamente como meu cabelo , ainda e virgem???

  22. Lylian  27/03/2015 - 00h00

    Oi eu tenho 13 anos e queria saber se posso dar luzes e se a hidratação tem q ser diariamente como meu cabelo , ainda e virgem e tbm se luzes quebra muito cabelo
    ???

  23. Kelen Aissa  27/03/2015 - 12h13

    Olá Ju, fiz luzes e comprei shamppo,.condicionador e uma máscara matizadora, mas tenho dúvidas de como lavar, quantas vezes lavar.., e se esses produtos estão certos pra eu lavar

  24. Nêssah  15/04/2015 - 16h46

    Ain amo o site e sempre pego boas dicas com vc!
    Fiz luzes desde o ano passado e tipo amei porem dessa vez a cabelereira exagerou no meu corte ficou bem curto to usando uma vitamina para auxiliar no crescimento espero ter bons resultados! E ainda to tentando aprender a fazer nutrição e reconstrução … Parabens pelas dicas :*

  25. ediana  19/04/2015 - 20h45

    GOSTARIA DE SABE O QUE USAR NOS MEUS CABELOS, FAÇO MECHAS E ESTÃO RESSECADOS E ENBORRACHADOS

  26. Arinalva  25/04/2015 - 15h36

    Oiii JU amo de paixão seu blog, sou loira e daquelas fieis no cronograma capilar não é facil rsrs,quero saber se o banho de brilho não ira cobrir as luzes.Responda me por favor beeijo!!

  27. Irla calaça  23/05/2015 - 21h56

    Oi.meu nome e irla gostaria d sabe se agora depois q fiz luzes se posso usar outro shampoo ou so o desamarelador.

  28. Lucilene  09/06/2015 - 12h55

    Oi, gostaria que você me ajudase. Meu cabelo natural é castanho escuro, mas faz 3 anos que faço luzes ele é louro clarrissimo, mas eu não gosto da raiz escura quando está crescendo, gostaria de usar uma tinta na raiz. Você pode me indicar alguma, que não danificada minhas luzes. Obrigada

  29. sara ramires  26/06/2015 - 21h31

    ola,td bm,menina comprei o shampoo e condicionador ox nutriçao intensiva e gostaria de saber se e bom pra quem faz luzes e progressiva.desde ja agradeço. Sara de itapeva sp

  30. David  03/07/2015 - 12h43

    Oi, Ju! meu cabelo era virgem sendo assim fiz mechas após isso estou usando a linha Bioextratos sendo assim não tendo muito resultado. me dar uma diga,ju!!! além disso estar apresentando queda estou doidinho

  31. gilmara  11/07/2015 - 21h23

    Boa noite.
    Meus cabelos são cacheados e acabei de fazer luzes. Antes das luzes usei a linha Morocanoil e foi muito bom. Agora não está dando certo. Já tentei as linhas de supermercado e também não deu certo. Eles estão muito porosos. Por gentileza, me recomende alguma linha, pois quero continuar com as luzes, porém com um cabelo saudável. Obs: Quase não faço escova e prancha. Obrigada.

  32. Danielly santa rosa  17/07/2015 - 10h25

    oi ju,sou morena clara de olhos verdes e optei pelas mechas do tom louro mel ou meio platinado vc acha q errei me tire essa duvida por favor bjos adorei sua pagina.

  33. Larissa Ramos  17/10/2015 - 17h52

    Oi ju eu dei luzes em meu cabelo faz um mes mas eu nao sabia de todos esses cuidados, so que meu cabelo é cacheados e nao sei que tipo de creme usar em meu paramanter os cachos e hidratar por que meu cabelo passou a ficar mais ressecado depois das luzes o que faco ju

  34. Lea Maria Padilha  15/11/2015 - 21h43

    Fiz mechas a dois dias ja posso usar o creme de reconstrução ?

  35. Evelyn Sesana Pereira  07/12/2015 - 09h29

    Ei Ju!! Tenho luzes e a um tempo estava usando os shampoos da Elseve, parece que após o tempo elas escureceram, sabe? Sairam muito da cor que estava, mesmo usando os matizadores tudo certinho. Sabe alguma dica de shampoos para o dia a dia, que não escureçam nossas luzes? Obrigada!!!

  36. Sabrina  13/12/2015 - 12h42

    Oii Ju estava olhando seu blog e gostei muito, e quero uma dica sua. Fiz luzes ontem e eu n sei o que usar elendo seus post vi que a linha reconstrutora e bom e os meus são reconstrutores mas eu quero uma dica melhor para que minhas luzes n fique feia o que usar , ajuda. Obg bjs

  37. Joice  08/01/2016 - 06h02

    Olá estou tendo dificuldades sim para cuidar das luzes do meu cabelo quero deixar ele mais bonito o que eu faço?

  38. Luciane Nunes  17/03/2016 - 15h22

    Olá td bem sou a Luciane gostaria de saber se vcs tem uma dica me dar kkkkk ….eu tenho 42 anos e já tenho bastante cabelos brancos e sempre tô pintando só que tenho um sério problema ….do meu lado direito da parte da frente da cabeça tenho uma mecha branca k e assim na primeira lavada a tinta já sai kkkk agora decidi que vou deixar ela branca e vou pintar o resto …..mais oke devo fazer p k ela fique inteira branca devo descolorir ….Por favor me ajudem

  39. marli  18/07/2016 - 09h15

    Bom dia !!!

    Ju. pela primeira vez ouzei fazer umas luzes mel em meu cabelo que já pinto de vermelho escuto ,oicei uns fios mel ,porém mim arrependir muito meu cabelo e cacheado mas não vivo só escova todos os finais de semana e sinto qus els está cada vez mais danificados os fios mel quebra com facilidade e as pontas muito ressecada .Por favor mim ajuda quais produtos devo comprar para para reconstruí os fios .obr.

  40. Leni  26/08/2016 - 00h15

    Comprei a mascara da aqua flora matizadoura,esse produto é bom?

  41. lenisilva  26/08/2016 - 00h19

    Posso matizar uma vez po semana

  42. Suelen  06/09/2016 - 12h16

    Ju, vc sabe dizer mais ou menos qual a tonalidade do cabelo da primeira foto?

    Bjooos

  43. Adelaide Sousa  18/09/2016 - 08h45

    Bom dia Ju, gostaria de saber quais os produtos necessarios para cabelos com luzes ou mechas e se vc tem algum produtos p indicar?

  44. Francisca  22/12/2016 - 14h05

    É verdade que pamtene é ruim o cabelo louros com descolorante me ajude

    • Ju  22/12/2016 - 14h30

      Sempre usei e nunca tive problema!

  45. Natália  13/01/2017 - 13h43

    Meninas, sempre tive o problema de cabelos quebradiços por causa das mechas. Aí usei o óleo de côco (aquele mesmo , de cozinhar). Comprei um, especificamente para os cabelos (não ia misturar com comida né. Rs). Vou pegando com uma espátula e dissolvendo na mão, na hora que fica líquido passo em todo o meu cabelo. Na primeira lavagem ainda fica oleoso, masna segunda o cabelo fica top. Super indico.

O que você acha do JV?
Eu simplesmente amo esse blog!!! Já perdi a conta de quantos produtos comprei depois de ver resenhas daqui, porque sei que são reais. Bioextratus foi…