18.06.2014

O Que Realmente Funciona Pra Evitar as Rugas?

Como vocês sabem, eu já sou uma mocinha de 31 anos de idade, o que significa dizer, dentre outras coisas, que já começo a ter ruguinhas (discretas, tá?) e todas aquelas coisas normais (Oi? São terríveis, isso sim!rs) do processo de envelhecimento.  E justamente por isso, e porque minha pele anda numa fase bem boa, recebo muitas perguntas sobre como evitar que a pele envelheça e coisas do tipo.

Por causa disso resolvi escrever um post com base no que eu aprendi com minha dermato e no que vem funcionando na minha pele. Vamos lá!

Minhas pele com luzes diferentes, em momentos diferentes e de ângulos diferentes. P.S: a praga da mancha do buço ainda não saiu completamente! :(

Minha pele com iluminações diferentes, em momentos diferentes e de ângulos diferentes. P.S: a praga da mancha do buço ainda não saiu completamente! :(

Pra começo de conversa é bom saber que “quase tudo acelera o envelhecimento”, como o  sol em excesso, as noites sem dormir (oi balada!), a  alimentação  rica em tranqueiras (fast food, gorduras e, principalmente, açúcar), o cigarro, a poluição, o estresse e por aí vai.

Mas aqui tem um detalhe que é o pulo de gato: cerca de 80% do envelhecimento é causado pelos raios solares. Ou seja, o cosmético mais importante pra sua pele, aquele que realmente vai retardar o envelhecimento  é o filtro solar, então é nele que você deve investir! E  aprendam a olhar o PPD, que deve ser, preferencialmente, maior que 12, porque é isso que vai dizer o “nível de proteção” contra os raios UVA, principais causadores do envelhecimento (expliquei  isso nesse post aqui).

rugas

Tão entendendo porque eu encho o saco de vocês pra que usem filtro solar? Tem que usar sempre, o tempo todo, sabendo que aquilo é o melhor investimento pra sua pele e que é muito mais “jogo” gastar nele do que em um hidratante que prometa mundos e fundos.

Sim, um bom hidratante, com ativos de ação emoliente e umectante, é importante porque  ajuda  a evitar a perda de água e ajuda também a reduzir a aparência das linhas de expressão. No caso de redução das linhas de expressão os resultados são bem rápidos, mas não duram tanto assim, e é preciso entender que reduzir as linhas de expressão não é o mesmo que reduzir o envelhecimento da pele, e pra esse efeito o mais eficaz é o ácido retinoico e seus derivados.

rugas

Esse é, com certeza, um dos maiores “segredos” da minha pele, porque já tem muitos anos que uso ácido retinoico (post aqui), e com certeza minha pele mudou muito depois dele.

Quanto aos hidratantes, é preciso sim usar e é importante investir num bom produto, mas lembrando que o melhor hidratante pra sua pele é a água que você bebe, porque mais de 90% da hidratação da pele (97%, pra ser mais exata…) deriva da água ingerida (falei disso nesse post aqui). Isso significa que tem que deixar o hidratante de lado? De jeito nenhum! O que acontece é que o hidratante vai criar uma película protetora que vai impedir a perda da água, o que vai manter a pele hidratada. Ou seja, a água ingerida e o hidratante vão “agir em conjunto”.

rugas

E muito cuidado com esses hidratantes caríssimos, viu? Hidratantes de venda livre não penetram na derme, o que significa dizer que agem de maneira superficial, e na maioria dos casos você está pagando não por um ativo incrível, mas sim pela publicidade envolvida, pela modelo contratada e coisas do tipo (olhem esse post aqui).

Simplificando: quer uma pele mais jovem? Invista com gosto no filtro solar, beba muita água e aposte no uso de um bom hidratante (que não é, necessariamente, sinônimo de caro…) que contenha ativos antioxidantes, umectantes, emolientes e que conte, preferencialmente, com  retinoides (ácido retinoico e derivados), um dos poucos ativos que comprovadamente reduzem o envelhecimento da pele.

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
15 comentários
  1. Aline  18/06/2014 - 08h32

    Oi Ju linda! Será que vc poderia me indicar um hidratante bom que não fosse muito caro. Não sei qual hidratante seria bom mas como vc sabe tudo me indica um vai. bjs te adoro.

    • Ju Lopes  30/06/2014 - 11h09

      Liu linda, obrigada pelo carinho, viu? Olha só, os da Neutrogena são bem bons, e dá pra manipular também!

  2. fernanda  18/06/2014 - 09h01

    Ju, vc ainda usa o hidratante cell? é da adcos? brigadim. bju

    • Ju Lopes  30/06/2014 - 11h07

      Nanda, uso não! Tô usando Neutrogena! Ele é manipulado flor!
      beijos

  3. Camila  18/06/2014 - 09h02

    Ju,posso usar o ácido retinóico nos pés de galinha e nas olheiras??

    • Ju Lopes  30/06/2014 - 11h06

      Mila, perto dos olhos não aplico não, irrita absurdamente!
      Beijos

  4. Kati Stribe  18/06/2014 - 10h36

    Olá, adorei o post, ótimas dicas para mim só falta aplicá-las!! Bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

  5. Aline  18/06/2014 - 13h06

    Oi, Ju, adorei o post.

    A minha dermato indicou o Derm Aha da la roche-posay. Estou usando há duas semanas e achando milagroso. Bjs! :D

  6. Verena  18/06/2014 - 18h48

    Ju, eu tenho 29 e sou bem branquinha, quase não tomo sol e quanto tomo uso filtro solar com ppd maior que 12. De um tempo pra cá notei umas manchinhas começando a aparecer no dorso de uma mão, tem alguma indicação do que posso usar? Tenho tanto cuidado com minha pele, mas elas estão aqui :\

    • Ju Lopes  30/06/2014 - 11h09

      Veveu, tem que usar o filtro solar sempreeeee, mesmo que esteja chovendo!

  7. Danni Couttinho  20/06/2014 - 11h49

    Nossa amei suas mechas.
    Como você fez? Estão lindas! A cor está perfeita.
    Acho que é porque minha raiz está precisando retocar por isso to achando a minha estranha.
    Mais de qualquer modo faz um post explicando tudo.
    Eu estou primeiro cuidando do meu para puxar novamente. Se não vai danificar mais do que já está.

  8. Tania Alves  11/06/2015 - 17h20

    Ju passa a fórmula desse hidratante pra manipular. Bjs

  9. Anna Paula  12/06/2015 - 14h50

    Oi Ju! Adoro suas dicas, não perco uma.
    Mas estou com uma dúvida. Atualmente estou usando ácido glicolico (glyquin xm). Mas também gostaria de usar ácido retinoico. Será que posso usar os dois? Ou tem alguma contra indicação?
    Obrigada! Beijinhos…

  10. Keila  30/09/2015 - 12h16

    acredito que tudo isso combinado com a vitamina c são impreteríveis para uma pele sempre bonita!

O que você acha do JV?
É a primeira vez que vejo o blog, mas ja me apaixonei...Parabéns e obrigada por ajudar a nós desesperadas como eu que começou loiros a…
As leitoras mais incríveis da vida
  • #Repost: @jurovalendo ···
“ Estou aqui de boca inchada e com uma sombra de sobrancelha que não é minha, porque a minha Ozzynho derrubou no chão, pra dizer que tá no blog a resenha, com todos os detalhes, do óleo de tratamento que criei junto com as meninas da @artvitta pra minha linha de cabelos. ✨😍 Ainda não sei quando estará nas lojas, e em quais, mas já está disponível na @artvitta e tem cupom de desconto pra todo mundo, tá? 🎉🎉🎉 E eu tô feliz pra caramba pela confiança que a Lu e a Paty têm na minha “criatividade”, porque do mesmo jeito que escrevo os textos que quero ler, também quero criar os produtos que quero usar, ué!☺️ 🙈

E eu queria um óleo de tratamento, 100% vegetal, com meus óleos preferidos, que fosse bem potente mesmo, do tipo que uma gota faz diferença (assim rende mais 😉🤣), sabe?

Pedi um blend de óleo de coco, óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo essencial de alecrim (excelente pro couro cabeludo), e meu amado óleo de pracaxi, que é o óleo da minha vida!

Também queria que ele não tivesse cor, pra não pigmentar o loiro, e as meninas conseguiram deixar o bichinho transparente 🙌🏻. E maravilhoso pra tratar o cabelo!❤️ Ele não é um finalizador, é um tratamento mesmo, é mais pesado, e pode se usado de varias formas. Comecei a mostrar algumas aqui no stories (tá salvo no perfil, em Por Um Fio), falei de várias outras no blog (umas 10) e prometo mostrar todas aqui pra vocês, tá?

O post lá tá enorme, mas tá bem explicadinho, e quero muitoooo que vocês gostem tanto quanto eu!

Ele vem com 120 ml, é 100% vegetal, rende muitoooo e custa R$45,00. ✨✨✨ Vou deixar o link pra vocês no stories, tá? 😍❤️❤️ #JuroValendo ”
  • Estou aqui de boca inchada e com uma sombra de sobrancelha que não é minha, porque a minha Ozzynho derrubou no chão, pra dizer que tá no blog a resenha, com todos os detalhes, do óleo de tratamento que criei junto com as meninas da @artvitta pra minha linha de cabelos. ✨😍 Ainda não sei quando estará nas lojas, e em quais, mas já está disponível na @artvitta e tem cupom de desconto pra todo mundo, tá? 🎉🎉🎉 E eu tô feliz pra caramba pela confiança que a Lu e a Paty têm na minha “criatividade”, porque do mesmo jeito que escrevo os textos que quero ler, também quero criar os produtos que quero usar, ué!☺️ 🙈

E eu queria um óleo de tratamento, 100% vegetal, com meus óleos preferidos, que fosse bem potente mesmo, do tipo que uma gota faz diferença (assim rende mais 😉🤣), sabe?

Pedi um blend de óleo de coco, óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo essencial de alecrim (excelente pro couro cabeludo), e meu amado óleo de pracaxi, que é o óleo da minha vida!

Também queria que ele não tivesse cor, pra não pigmentar o loiro, e as meninas conseguiram deixar o bichinho transparente 🙌🏻. E maravilhoso pra tratar o cabelo!❤️ Ele não é um finalizador, é um tratamento mesmo, é mais pesado, e pode se usado de varias formas. Comecei a mostrar algumas aqui no stories (tá salvo no perfil, em Por Um Fio), falei de várias outras no blog (umas 10) e prometo mostrar todas aqui pra vocês, tá?

O post lá tá enorme, mas tá bem explicadinho, e quero muitoooo que vocês gostem tanto quanto eu!

Ele vem com 120 ml, é 100% vegetal, rende muitoooo e custa R$45,00. ✨✨✨ Vou deixar o link pra vocês no stories, tá? 😍❤️❤️ #JuroValendo
  • Amo MUITO água termal 💦 e a que mais uso, há anos, é a da @larocheposaybr, que é rica em selênio, e, portanto, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, além de acalmar e suavizar minha pele, que é chata, sensível, alérgica e vive irritada por causa do calor (até hoje tenho brotoejas, gente, isso é sacanagem!😬🙈😂). Além disso, ela tem uma coisa que faz toda diferença pra mim: o jato do spray! É que ele é contínuo, então forma uma espécie de “névoa” que é bem mais legal que o jato da Vichy, por exemplo, que é mais intercadente (só Mercúrio em Virgem percebe isso, certeza!🙈), sabe? 🤔

Gosto muito da Água Termal da Vichy, que fez uma diferença enorme na época que fiz laser e fiquei parecendo um monstrinho (vou colocar no stories), porque ela tem Boro (além de outros minerais e oligoelementos), que ajuda na cicatrização, mas ontem, depois que Ozzynho 🙄🐶 mastigou a minha da La Roche, acabei comprando a da @avenebrasil , que já tinha usado antes (essa da foto, inclusive, que recebi da marca, fotografei, esqueci de postar e tava salva aqui no celular😬) e tava em promoção! #SouDessas

Ela também tem jato contínuo, e a ação calmante, anti-irritante e suavizante são bem boas, tá dando conta direitinho de acalmar e refrescar pele, que tá ainda mais sensível por causa dos procedimentos (minha 👄 tá muito engraçada!🤣🤣🤣). Tem quem jure que é tudo igual, mas sou La Roche-Posay até o fim, amo!😍❤️ Ah, tem desapego hoje!🎉 E vai pra uma leitora das mais antigas, que eu adoro: @neidesoares!❤️🎉 Manda teu endereço e CPF pra contato@jurovalendo.com.br, menina!💖 Amanhã tem mais! E nos destaques aqui do perfil tem explicando direitinho como participar dos desapegos, tá? 🌸💝
#JuroValendo #ÁguaTermal
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo