18.01.2015

Saladas da Semana: Fáceis e Gostosas

Tenho postado minhas saladinhas todos os dias lá no insta (@JuroValendo, segue lá!) e resolvi fazer uma “geral” por aqui toda semana com ideias simples, fáceis e gostosas de saladas (e outras coisitas mais!).

Semana passada fiz um post aqui falando um pouco de como monto e tempero minhas saladas, e nesse post aqui tem a receita do meu molho de páprica, que é uma delícia, e já aviso logo que é raro colocar alguma coisa de muito diferente nas minhas saladas pelo simples motivo de não encontrar aqui em Jee! rs

saladas

Ah, um aviso sobre a dieta:  minha dieta privilegia proteínas e gorduras boas, além dos carbos das verduras e legumes (não como nada com açúcar, nenhum outro tipo de carbo e não tô sentindo falta), então tô liberada pra creme de leite fresco, leite, manteiga (Ghee) e iogurte. Outra coisa que vale avisar é que como bastante queijo em todas as refeições porque não como carne de nenhum tipo, então preciso de outras fontes de proteína, tá?

saladas

Na segunda fiz uma saladinha básica com alface americana “rasgada”, milho, pimentão amarelo e vermelho picados, azeitona preta picada e cebola (da pequena) de conserva. Temperei tudo com vinagre, páprica picante e pimenta do reino, e depois salpiquei parmesão ralado. Pro molho usei cottage, curry e alecrim. Ficou mara!

saladas

Na terça misturei rúcula, acelga, repolho roxo, vagem, azeitona preta, pimentão amarelo e ovo de codorna (como muito!), e temperei com pimenta do reino, azeite de oliva e vinagre. Pro repolho fica macio é só cortar bem fininho e jogar água fervente em cima, depois retira da água e coloca na salada. Ah, o molho foi o de páprica (receita aqui).

Na quarta de noite senti vontade de “comida quente”, daí montei uma “cama” de rúcula, salpiquei azeite e coloquei azeitona preta picada pra, por cima, colocar meus “tomates assados”.

saladas

Eles são bem fáceis de fazer e ficam deliciosos: corte o tomate em 3 fatias grossas, salpique sal e pimenta do reino e cubra com parmesão ralado, levando ao forno. Quando o queijo estiver derretido, retire do forno, salpique manjericão e coloque sobre a “caminha de rúcula”. O que parece ser óleo aí é do queijo mesmo.

Pra completar fiz uma saladinha de  alface, cebola fatiada (pra tirar a acidez é só fatiar e jogar água fervente por cima, deixando por 5 minutos. Se temperar com orégano depois fica uma delícia!), pimentão verde e amarelo e parmesão ralado. Temperei com vinagre e pimenta do reino (melhora muito o sabor e reduz a necessidade do sal), e servi com meu molho de páprica.

saladas

Na quinta fiz salada de alface, tomate fatiado, pimentão amarelo, azeitona preta, cebola fatiada bem fina e parmesão ralado, temperada com vinagre e pimenta do reino, e com o bom e velho molho de páprica picante.

Na sexta  peguei pesado no queijo, tava morrendo de vontade! rs Misturei alface, tomate, pimentão amarelo e vermelho (picados), cebola fatiada, azeitona e parmesão, e depois temperei com pimenta do reino e vinagre. O molho é o de páprica, mas salpicado de parmesão ralado.

saladas

Daí fiz uma porção pequena de repolho macio (fatia e joga água quente, deixando uns minutinhos) com iogurte natural e mostarda. Fica tão bom gente!

Ah, e no domingo eu também como salada, só que salada mais gordinha! É meu dia de almoço livre, mas eu tô gostando tanto das minhas saladas que não sinto vontade de atacar uma massa, sabe?

O que eu fiz foi uma salada de rúcula, tomate, manjericão, azeitona preta e queijo de coalho picado (quentinho, da chapa). Temperei com um pouco de pimenta do reino e azeite. Pro molho misturei iogurte grego caseiro (essa semana posto a receita, pode deixar!), curry, molho inglês e creme de cebola. E, pra ter cara de domingo, fiz batata gratinada com alecrim… Ô delícia!

Minhas saladas são bem básicas, com coisas que todo mundo acha fácil na feira e/ou no mercado, e elas me deixam saciadas mesmo.

saladas

Os molhos e o queijo deixam tudo mais “gordinho”, mas parei de contar calorias porque minha dieta, que foi planejada com meu nutri de acordo com minhas necessidades e meus hábitos alimentares, não limita a quantidade de proteínas, gorduras boas, verduras e legumes.

Pra mim isso funciona por uma razão simples: eu não quero só emagrecer, eu quero comer bem, eu quero mudar meus hábitos, eu quero realmente ter vontade de comer uma salada e não de atacar um pacote de salgadinho quando estiver com fome, sabe? E pra levar isso pra vida toda a coisa tem que ser gostosa!

Sim, pode ser que a perda de peso seja um pouco mais lenta, mas hoje prefiro constância que velocidade. Eu quero sentir prazer de comer coisas saudáveis, eu quero que isso seja uma escolha pra vida e não só uma “opção de dieta”.

E vem funcionando bem, muito bem!

Beijos

Ju

 

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
12 comentários
  1. Glaucia Silva  19/01/2015 - 09h34

    Mas Jú, e o carboidrato pra dar energia pra aguentar o dia? Só dos legumes tá dando conta?

    • Ju  19/01/2015 - 11h41

      Dá sim flor, não tô sentindo falta nenhuma!

  2. Giovana Rodrigues  19/01/2015 - 12h20

    Ju, acho incrível o exemplo que você ta dando!Me preocuopo bastante com alimentação saudável e nada como uma boa saladinha! Experimentar misturar ingredientes como picles, grão de bico, lentilha e camarão. Bj

    • Ju  20/01/2015 - 09h03

      Gio, amooooo picles, boa ideia, vou tentar!
      Boa semana pra você minha linda! <3

  3. Dany  19/01/2015 - 14h17

    Oi Jú também estou na luta contra a balança…..vc jão perdeu quantos kg? e em quanto tempo?

    • Ju  19/01/2015 - 22h35

      Dany, só vou me pesar dia 29, na quinta que vem… Evito me pesar porque fico mais ansiosa, mas já tem ais de 2 meses!

  4. Elaine Pinheiro  20/01/2015 - 13h15

    Nossa, você ta me ajudando muito, nunca gostei de salada, mas depois dos seus posts to ate encarando e gostando, os seus molhos e tudo ta super me empolgando *-* beijos

    • Ju  20/01/2015 - 17h12

      Liu, que bommmmmmmm saber disso, fico mega feliz! <3

  5. Carol  21/01/2015 - 12h22

    Ju..
    Sou se SP e te sigo há um tempinho, mas nunca comento.
    Queria saber o que vc come no café da manhã Ju..
    Bjs

    • Ju  24/01/2015 - 15h22

      Oi Rol, tudo bem?
      Ovos, queijos e/ou iogurte com castanhas. Às vezes também como abacate, única fruta (junto com o coco) que posso consumir nessa etapa porque tem baixo índice de carboidrato e não interfere na minha insulina…
      Mas é tudo questão de hábito. Eu sempre ADOREI pão e no início senti falta. Hoje já não sinto, sabe?
      Beijos

  6. Denise Barros  06/02/2015 - 16h47

    Olá Ju,
    Tenho adorado suas combinações de saladas e molhos, faço uma combinação a cada dia e isso tem me ajudado bastante na árdua tarefa de perder peso e me alimentar melhor!
    Obrigada!
    Bjs

  7. […] Saladas da semana: fáceis e gostosas! […]

O que você acha do JV?
A primeira vez que li o blog, foi minha prima que me marcou numa postagem de resenha de algum produto de cabelo. O que chamou…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Uma parede de cheiros, cheiros cheios de histórias. Cheiros que contam histórias...Cheiro de alegria. De coragem. De aventuras. De conquistas. De força. De amor. De festa. De celebração da Casa de Perfumaria do Brasil, uma festa linda e cheia de magia que a @naturabrasil preparou e que foi incrível em cada detalhe!❤️ Qual seu perfume preferido da marca? Eu amo todos de Ekos, tenho amor profundo pelos produtos da linha, não tem jeito! E o vermelhinho (nunca sei o nome!) bem docinho é o preferido de Deide, cês lembram que ela contou no blog? Garanti o dela pra não tomar bronca!🙈😂 #PerfumaNatura #acasadeperfunariadobrasil  #JuroValendo #JuViaja #PressTrip
  • Tem dias que São Pedro não colabora, né?🤔🙄 Tão fazendo o que aí? Eu aproveitei esse dia cheio de nuvens pra tentar colocar em palavras o que tá aqui, no coração. Passa lá no blog, o post é pra você, vai!❤️
#JuroValendo
  • Meu #tbt de hoje é do pôr-do-sol mais incrível da minha Bahia, na Ponta do Mutá, com a melhor pessoa (depois de mim, claro 😎💃🏻! Leonina na veia, migas!✨😂), um espumante gelado e paz, muita paz... 🙌🏻 Essa cordinha aí é feita de rolhas, nada mais apropriado...😂 Saudades, férias antes das férias! Chega logo, férias!🙌🏻🎉 #peninsulademarau #barragrande #pontadomuta #sunset #obomdabahia #Bahia #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo