24.02.2015

Sanduíche sem Pão: O Melhor da Minha Dieta

Quando  comia carne, era capaz de “almoçar e jantar” sanduba todos os dias porque realmente gostava demais. Depois que cortei as carnes ficou mais difícil porque não acho, aqui em Jee, sanduba com hambúrguer de soja, e com a dieta, que corta pão, me conscientizei de que esse tipo de “alimento” estava fora da minha vida.

Mas semana passada fiquei com vontade de testar novas possibilidades e perguntei pro meu nutri se poderia comer sanduba, e ele disse que sim, desde que fosse sem pão, sem carbo e sem açúcar (ketchup tem açúcar!).

Sanduíche-sem-Pão

Pensei, pensei, pensei e resolvi fazer um sanduba aberto que foi uma das melhores invenções da minha dieta, juro valendo! 

Como “base” usei uma folha de acelga, que é mais grossinha e durinha, e comprei hambúrguer de soja, que feito com bastante cebola roxa e ghee (ou manteiga) fica gostoso!

Coloquei a folha de acelga no prato e por cima coloquei o hambúrguer de soja com queijo prato, ovo frito, tomate, alface, mais cebola roxa e um pouco de milho, que não é permitido na minha dieta mas usei um tiquinho.

Pra ficar “cremoso”, fiz o molho com creme de leite, mostarda, páprica doce e páprica picante, já que não dá pra usar ketchup, e finalizei com um tiquinho de milho. Gente, ficou uma delícia!

Sanduíche-sem-Pão

As medidas certas do molho são: 4 colheres (de sopa) de creme de leite, uma “espremidinha” de mostarda, 1/2 colher (de chá) de páprica picante e 1/2 colher (de chá) de páprica doce. Pro meu paladar essas medidas dão certinho, mas pode acrescentar cebola e/ou alho granulado, creme de cebola (faço em casa, porque o de mercado tem carbo),  molho inglês e, claro, mais creme de leite.

Ficou delicioso mesmo, com gosto de sanduba, e eu gostei tanto que no dia seguinte fiz outro, dessa vez usando a mesma base (acelga, hambúrguer de soja, ovo e queijo), mas colocando tomate, cebola roxa, rúcula, pimenta calabresa, cogumelo e gergelim preto.

Tirei o milho, e o molho fiz de páprica picante (receita aqui) com um tiquinho de mostarda. Ficou maravilhoso, não saí da dieta e matei minha vontade!

Sanduíche-sem-Pão

Agora, tenho uma reclamação: porque não fabricam hambúrguer de soja “defumado”, gente? Ficaria muito mais gostoso!

Ah, já ia esquecendo: pra que o queijo não grude na frigideira faça assim: quando o hambúrguer estiver pronto coloque uma fatia de queijo por cima e tampe a panela por 2 minutos, assim o queijo derrete e não “gruda”.

Alguém já tentou algo parecido? Vou testar outras possibilidades e postar no insta (esses dois já tinha postado lá no @JuroValendo, bora pra lá!), e quando tiver conteúdo suficiente faço um post aqui, tá?

Se quiser ver mais receitinhas da dieta é só clicar aqui, e pra acompanhar meu Diário de Dieta clique aqui.

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
7 comentários
  1. Van  24/02/2015 - 12h03

    Juju, você já viu “presunto defumado de soja”?? Provei em SP e estou doida procurando aqui em Salvador. Olha aqui -> http://goshen.com.br/produto/presunto-defumado-de-soja/
    BjoO

    • Ju  24/02/2015 - 12h19

      Quero isso Já! Aqui em Jee não vai chegar nunca, certeza!

  2. Edilaine Freitas  25/02/2015 - 14h05

    Adorei essa ideia muito bacana parabéns

  3. Dani  25/02/2015 - 23h50

    Ju, faz hambúrguer de grão-de-bico! É muuuuuito melhor. As receitas que achei na net levam farinha ou aveia. Mas já fiz sem farinha com essa do fallafel (bolinho árabe), e assado, pra não correr o risco de desmanchar! http://gnt.globo.com/receitas/receitas/falafel-com-molho-de-tahine-receita-da-bela-gil.htm
    Ficou delicia!
    O de soja tem gosto de óleo velho! Não como carne há 7 anos, só muito raramente um peixe, mas não me acostumo com o sabor da soja. E existem outras fontes de proteína, como o grão-de-bico e a lentilha, por exemplo, muito mais ricas e saborosas!

  4. Denise  26/02/2015 - 17h21

    Oi Jú, vc já viu o ketchup diet/light da marca Hemmer? não tem açúcar. Achei o sabor dele até mais doce que o tradicional, e na composição está escrito que tem adoçante no lugar do açúcar. Bj

    • Ju  27/02/2015 - 10h35

      Nunca encontrei aqui De, mas aprendi a fazer um caseiro que tem quebrado meu galho!

  5. […] “invenção” do sanduba aberto, que mostrei nesse post aqui, trouxe abriu minha cabeça pra novas ideias, porque vi que quase tudo dá pra substituir, e do […]

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…