Quando comia carne, era capaz de “almoçar e jantar” sanduba todos os dias porque realmente gostava demais. Depois que cortei as carnes ficou mais difícil porque não acho, aqui em Jee, sanduba com hambúrguer de soja, e com a dieta, que corta pão, me conscientizei de que esse tipo de “alimento” estava fora da minha vida.
Mas semana passada fiquei com vontade de testar novas possibilidades e perguntei pro meu nutri se poderia comer sanduba, e ele disse que sim, desde que fosse sem pão, sem carbo e sem açúcar (ketchup tem açúcar!).
Pensei, pensei, pensei e resolvi fazer um sanduba aberto que foi uma das melhores invenções da minha dieta, juro valendo!
Como “base” usei uma folha de acelga, que é mais grossinha e durinha, e comprei hambúrguer de soja, que feito com bastante cebola roxa e ghee (ou manteiga) fica gostoso!
Coloquei a folha de acelga no prato e por cima coloquei o hambúrguer de soja com queijo prato, ovo frito, tomate, alface, mais cebola roxa e um pouco de milho, que não é permitido na minha dieta mas usei um tiquinho.
Pra ficar “cremoso”, fiz o molho com creme de leite, mostarda, páprica doce e páprica picante, já que não dá pra usar ketchup, e finalizei com um tiquinho de milho. Gente, ficou uma delícia!
As medidas certas do molho são: 4 colheres (de sopa) de creme de leite, uma “espremidinha” de mostarda, 1/2 colher (de chá) de páprica picante e 1/2 colher (de chá) de páprica doce. Pro meu paladar essas medidas dão certinho, mas pode acrescentar cebola e/ou alho granulado, creme de cebola (faço em casa, porque o de mercado tem carbo), molho inglês e, claro, mais creme de leite.
Ficou delicioso mesmo, com gosto de sanduba, e eu gostei tanto que no dia seguinte fiz outro, dessa vez usando a mesma base (acelga, hambúrguer de soja, ovo e queijo), mas colocando tomate, cebola roxa, rúcula, pimenta calabresa, cogumelo e gergelim preto.
Tirei o milho, e o molho fiz de páprica picante (receita aqui) com um tiquinho de mostarda. Ficou maravilhoso, não saí da dieta e matei minha vontade!
Agora, tenho uma reclamação: porque não fabricam hambúrguer de soja “defumado”, gente? Ficaria muito mais gostoso!
Ah, já ia esquecendo: pra que o queijo não grude na frigideira faça assim: quando o hambúrguer estiver pronto coloque uma fatia de queijo por cima e tampe a panela por 2 minutos, assim o queijo derrete e não “gruda”.
Alguém já tentou algo parecido? Vou testar outras possibilidades e postar no insta (esses dois já tinha postado lá no @JuroValendo, bora pra lá!), e quando tiver conteúdo suficiente faço um post aqui, tá?
Se quiser ver mais receitinhas da dieta é só clicar aqui, e pra acompanhar meu Diário de Dieta clique aqui.
Beijos
Ju
Juju, você já viu “presunto defumado de soja”?? Provei em SP e estou doida procurando aqui em Salvador. Olha aqui -> http://goshen.com.br/produto/presunto-defumado-de-soja/
BjoO
Quero isso Já! Aqui em Jee não vai chegar nunca, certeza!
Adorei essa ideia muito bacana parabéns
Ju, faz hambúrguer de grão-de-bico! É muuuuuito melhor. As receitas que achei na net levam farinha ou aveia. Mas já fiz sem farinha com essa do fallafel (bolinho árabe), e assado, pra não correr o risco de desmanchar! http://gnt.globo.com/receitas/receitas/falafel-com-molho-de-tahine-receita-da-bela-gil.htm
Ficou delicia!
O de soja tem gosto de óleo velho! Não como carne há 7 anos, só muito raramente um peixe, mas não me acostumo com o sabor da soja. E existem outras fontes de proteína, como o grão-de-bico e a lentilha, por exemplo, muito mais ricas e saborosas!
Oi Jú, vc já viu o ketchup diet/light da marca Hemmer? não tem açúcar. Achei o sabor dele até mais doce que o tradicional, e na composição está escrito que tem adoçante no lugar do açúcar. Bj
Nunca encontrei aqui De, mas aprendi a fazer um caseiro que tem quebrado meu galho!