14.07.2015

Primeira lavagem após as luzes no cabelo: hidratar, nutrir ou reconstruir?

Tem umas duas semaninhas que fiz luzes no cabelo  (mostrei nesse post aqui) e recebi várias perguntas, algumas bem parecidas, então resolvi transformar as bonitinhas em posts, porque acho que assim mais pessoas têm suas dúvidas respondidas, sabe? E de hoje é sobre a primeira lavagem após as luzes, porque entre tantos produtos diferentes, com funções diversas, é normal que a gente se perca, né?

Eu sempre falo por aqui que cabelo é menino birrento, que cada hora quer uma coisa, e é verdade, mas, via de regra, após qualquer procedimento químico, como luzes, progressiva e alisamento, por exemplo, o que o cabelo mais precisa é de reconstrução.

É que a química gera perda de massa capilar, o que deixa o cabelo frágil e fino, e se a gente não repõe isso é claro que o cabelo não vai aguentar, né? É lógico, também, que um cabelo quimicamente tratado vai precisar de boas doses de hidratação e de nutrição, e que a reconstrução precisa ser bem dosada de acordo com as necessidades de cada cabelo, até porque o excesso de reconstrução é tão prejudicial quanto a sua falta, como já expliquei nesse post aqui.

luzes no cabelo

E sim, o ideal é estabelecer uma rotina de cuidados que vá repondo tudo o que o cabelo precisa, tipo um cronograma capilar mesmo (post aqui), mas num primeiro momento, pra primeira lavagem, aposto com força na reconstrução!

Esse é o momento em que o cabelo está “sedento” de tudo, então uso um shampoo mais suave, já que ele tende a estar mais frágil e shampoo que resseca é o fim da picada, e depois aplico uma boa máscara de reconstrução, que seja rica em aminoácidos e outras proteínas, não só em queratina.

Se a máscara for daquelas que endurece os fios, após o enxágue aplico um tiquinho de máscara nutritiva ou um condicionador mais nutritivo pra dar uma “amolecida” no cabelo e evitar que os fios embaracem, porque ó, cabelo fraco quando embaraça é quebra na certa, e isso a gente não quer, né?

Como a minha máscara do Lee tinha acabado, e ela é bem boa pra reconstruir, usei a Repair Rescue (resenha aqui), que é maravilhosa, mas deixa meu cabelo mais durinho, e depois apliquei um pouco da Moisture Recovery (resenha aqui), que é vida pros meus cabelos!

Nas lavagens seguintes fui alternando reconstrução e nutrição, e agora, entrando na terceira semana, vou reduzir a quantidade de máscara reconstrutora pra apenas 1 vez na semana, mas tô usando um shampoo que tem aminoácidos e óleos vegetais (Já falo sobre ele! Tava usando o da Clairol, mas testei esse e amei!), e o Trauma, o leve-in super potente da L´anza (resenha aqui) que dá uma força danada pro meu cabelo.

Isso é o que vem funcionando pra mim, mas é essencial que você analise o seu cabelo, como ele responde a cada tratamento, sabe? Mas, pra primeira lavagem o que mais indico é reconstrução mesmo!

Beijos, Ju ♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
35 comentários
  1. Pat  14/07/2015 - 15h04

    Ju, adorei o post. Sempre tive essa dúvida. Sempre penso tb na semana antes das luzes, qual tipo de tratamento é melhor para preparar o cabelo para receber o procedimento? Bjo

    • Ju  14/07/2015 - 16h01

      Pat, faz reconstrução também, fortalece bemmmm!
      Beijos

  2. Simone  14/07/2015 - 15h04

    Obaaaa !! Sem querer ser pretensiosa, senti como se esse post fosse uma resposta direta pra minha pergunta da semana passada …rsrsrsr ..Adorei, acertou em cheio !! Obrigada… Bjosss

  3. Natalia  14/07/2015 - 15h15

    Ju, deixa eu te contar meu caso. Meu cabelo sempre foi muito danificado porque faço relaxamento com guanidina e de uns tempos para frente minha cabelereira quis aplicar uma “selagem” que de acordo com ela não tinha formol e ia fazer o cabelo ficar mais liso e sem a necessidade de chapinha por mais tempo. Além disso eu colocava tinta vermelha. Enfim, fiz isso por algumas vezes e realmente na hora ficava lindo. Só que na última, meu cabelo quebrou mtooo achei que ia ficar careca bateu o desespero. Comecei com o cronograma capilar (assim que conheci o blog) e fiquei 4 meses sem colocar química no cabelo e mudei de cabelereira.
    A parte estragada continua quebrando, está mega porosa e elástica, mas a raiz já deu uma boa incorpada e ta firme e forte. Relaxei essa semana e logo fiz uma reconstrução com o K-pak da Joico e nutrição com oleo de coco + uma mascara da bio extratos. Você acha que eu devo continuar com a reconstrução semanal pelo menos nessas primeiras semanas, usando outras máscaras que não tem queratina? Ou acha que posso usar a queratina? Alternando com hidratação e nutrição? Ou melhor seguir o cronograma onde fazia uma reconstrução a cada 15 dias? Qual a sua sugestão?

  4. Karina  14/07/2015 - 15h48

    Ju…Socorro.. Fiz faz uns 2 meses luzes, e estou seguindo várias dicas do seu blog, porém, ele está indomável e estou seriamente pensando em fazer uma progressiva… O que você acha? Tenho uma filha de 3 anos e vou ser sincera, ando sem tempo e memória, para fazer o cronograma. mas estou fazendo umectação com óleo de cocô, uma vez por semana (maravilhosa), sua reconstrução, hidratações… Cortei, não faz nem um mês, e as pontas estão mega espigadas, tenho pouco cabelo, ele está fino, mas meio aramado, sabe? Quando lavo, preciso secar (com proteção), senão só por Deus…
    Será que apelo para a progressiva? Não gostaria de cortá-lo mais…

  5. Edilaine Freitas  14/07/2015 - 15h55

    Muito bacana esse post tava pensando mesmo em fazer luzes e como cuidar tá aí uma ótima dica adorei bjo

  6. Karen  14/07/2015 - 16h05

    Ju, antes de fazer as luzes eu pensei em fazer reconstrução. Tipo, uns 2 dias antes e ir fazer sem lavar.
    Mesmo assim na lavagem seguinte às luzes você acha melhor fazer reconstrução também?
    Beijos!

    • Ju  14/07/2015 - 17h09

      Kaka, eu acho, pq quando vc retira pigmento (descolore nas luzes), vai massa capilar junto! Mas usa algo com aminoácidos ou invés de só queratina, sabe?
      Beijos <3

  7. Marina  14/07/2015 - 17h28

    Ju, eu queria pedir ajuda para um cronograma para cabelos alisados (sem ser com progressiva). Quando vi essa postagem sobre o que fazer após as luzes, me deu uma clareadinha, mas ainda preciso de ajuda rs. Não faço luzes ou tintura no cabelo, porém aliso eles com hidroxido de sódio. Gostaria que você fizesse uma postagem voltada pra meninas que alisam o cabelo, sobre os cuidados necessários APÓS a quimica.
    Um beijo

  8. Danny  14/07/2015 - 19h22

    Juuuuuuuuu, saudades de vc por aqui! Tenho uma dúvida quanto à Repair Rescue! Todas as máscaras são reconstrutoras ou uma é reconstrutora e outra nutritiva?! Comprei uma (culpa sua! E amei!) mas ela tem um efeito tão nutritivo, meu cabelo fica tão molinho, tipo “manteiga no cuscuz”, como vc diz. São duas máscaras com funções diferente ou apenas mudou a embalagem e continua reconstrutora?!

  9. Danny  14/07/2015 - 19h26

    Esqueci de perguntar… Já usou a Wella Professionals Enrich Moisturizing Treatment for Fine to Normal Hair? Eu amei. O cabelo ficou molinho, molinho. Faz resenha do shampoo e condicionador para saber se é tão boa quanto à máscara! Beijooooooo.

  10. Anne  14/07/2015 - 19h43

    Ju, onde encaixo uma mascara desamareladora no cronograma? No caso uso a da Inoar. Obrigada!!!!

  11. Fabi  14/07/2015 - 20h10

    Jú, minha linda…
    PRECISO dar meu depoimento aqui…
    Te sigo há um tempão já (comecei quando você fazia aqueles tutorias de maquiagem) e sempre usei muita tinta no meu cabelo, porque tenho fios brancos desde muito nova… Apesar disso, meu cabelo sempre foi muito bom pra mim (rs) e nunca precisei fazer nada especial (além de muito Biocale pra tirar o amarelo), porque o condicionador dava conta dele de verdade…
    Mas o tempo vai passando e a última vez que fiz luzes meu cabelo deu uma detonada geral… Ficou ressecadão,espigado mesmo sabe?
    Aí aproveitei minhas férias e me joguei nas suas dicas… Passei horas lendo tudo e fazendo minha lista de compras… E menina, tô ADORANDO os resultados!
    Obrigada por compartilhar com a gente tanta coisa boa!
    Você é de verdade uma pessoa muito especial!!!
    Beijinhos <3 <3 <3

  12. Iara  14/07/2015 - 20h13

    Ju, TODOS os produtos que tenho pro cabelo foram indicações sua.
    Pre shampoo seda Pureza refrescante
    Shampoo e condicionador Pantene hidrocauterização
    Leave in OX nutrição intensa
    Máscara haskell mandioca
    Mascara Acquaflora reconstrutora
    Máscara joico moisture recovery ( que não podia faltar né )
    Beijao!!!!!

  13. gisele  14/07/2015 - 22h32

    JU, gostaria de saber porque desta vez vc nao utilizou o biocale e se vc fez a tecnica de apaga raiz! bjs

  14. Danny  14/07/2015 - 23h18

    Maaaaais uma questão. Vi agora que tem a versão mais suave e a mais “forte” que a Deep Nourishing (indicado para cabelos com espessura normal a grossa). Tô achando que merecia novo post. Hahaha. Beijos da “louca das dúvidas” (três em um só post. Quem manda deixar saudades). Linda Juuuuuu.

  15. Érica  15/07/2015 - 09h32

    Jú sua linda e o q VC tá usando/fazendo para manter essa cor? Beijoo

  16. Daniela  15/07/2015 - 14h01

    Ju,estou amando seu blog!Acabei de fazer mechas no cabelo e meu cabeleireiro indicou a linha Kerating Healing Oil da Lanza para a manutenção.Faz uma resenha dos produtos rs.

    • Ju  15/07/2015 - 14h07

      Dani, que bom saber disso! Ó, essa linha é maravilhosa, viu? Excelente indicação!

      • Daniela  16/07/2015 - 10h26

        Ju, a linha é bem bacana e com um cheiro maravilhoso!No mesmo dia fizemos uma reconstrução.Estou seguindo suas dicas e comecei o cronograma capilar.Está sendo ótimo!Pois, quando descolorimos o cabelo parece que vira uma palha rsrs.Beijo

  17. Sheron Veiga  16/07/2015 - 08h15

    Meu Deus Ju você é de Jequié menina!Tô besta! !Moro aqui e te acompanho a algum tempo,leio seu blog ,sou inscrita no seu canal, sigo suas dicas de beleza, adoro seu jeito de falar;sua sinceridade com relação aos produtos e confio muito na sua opinião,.Sério tô emocionsda em saber que moramos na esquina do sol hihi ….Um ab raço tudo de bom pra tu, espero um dia conhece la.
    ps:se puder me diga qual é sua dermatologista aqui em Jequié

    • Ju  20/07/2015 - 12h56

      Oi Sheron, sou sim! :)
      Hahahaha que bom saber disso, fico muito feliz, viu? <3
      É Dra. Cléssia, ela é ótima!
      Beijos

  18. Ana garcia  16/07/2015 - 15h04

    Oi Jú, adoro suas dicas, sao otimas, aprendo muito com vc…
    Jú, sera q vc poderia me ajudar, adoro a linha de produtos da Wella SP luxe oil, meu cabelo (com luzes) se adaptou muito bem com estes produtos, e nao consigo ficar sem o óleo desta linha, e infelismente o meu acabou e estou tendo muita dificuldade pra comprar novamente, sera q vc poderia me indicar algum site pra compras, pois o site na beleza na web, este produto esta indisponivel a semanas, obrigada viu, sou sua fã, bjs

  19. Sabrina  16/07/2015 - 15h43

    Ju sua linda, a primeira lavagem com tratamento de reconstrução é recomendado até para quem deu progressiva? Pq minha cabeleireira me orientou a hidratar. Para reconstrução eu uso a Linha Midollo de Bamboo, da Alfaparf; para hidratação e nutrição eu intercalo, Lanza, Joico Recovery, absolut control (são caras demais) e Nutri seduction da Alfaparp.
    Bjos no coração

  20. Jessica  17/07/2015 - 08h14

    Oie Ju :D
    Posso passar máscara roxa uma semana depois de ter feito as mechas? A cor não está bem como gosto, e com a máscara alcanço a tonalidade q gosto…
    Uma perguntinha, vc ja usou magic color 3d? Ou a máscara safe blond da Mac Paul? Essa máscara da Mac Paul é muito top!!! O magic color, ainda estou testando…Beijos sucesso

  21. Reijeane  18/07/2015 - 11h06

    Ju gata, mesmo fazendo uma cauterização no salão após as luzes, ainda assim a primeira lavagem tem que fazer a reconstrução. Uso a repair rescue que deixa meu cabelo macio e tão cheiroso…

  22. Vanessa Carpanezi  18/07/2015 - 12h32

    Ju, bom dia estou com dúvida sobre qual máscara usar pois acabei de fazer selagem e gosto de hidratar ele um vez por semana, qual máscara vc me indica gosto dele bem soltinho,amei seu blog

  23. Andreia  17/09/2015 - 13h31

    Ola! Fiz Luzes pela primeira vez e não gostei.. meu cabelo é castanho médio, as luzes ficaram bem brancas.. queria saber se essa cor sai com lavagens normais! :)

  24. Cris  17/03/2016 - 13h30

    Ju então vc faz duas reconstruções seguidas? Quantas vezes lava o cabelo na semana? N entendi muito bem

    • Ju  17/03/2016 - 16h49

      Oi Cris!
      Esse post é antigo, e tudo depende mesmo das necessidades do cabelo!

  25. Vanessa  21/08/2016 - 14h05

    Juuu, me ajuda :(
    Me mudei de cidade e tive q trocar de cabeleiro… Já viu o drama? Fiz as luzes na sexta, e a cabeleireira fez muitas luzes e bem branquinha… Mas o problema é q lavei hoje e ta quebrando muito… Não sei se chegou a ter corte químico, talvez um pouquinho…. Lavei o cabelo hoje e passei a bonacure da schwarzkopf, e de leave in estou usando o 10 em 1 da uniq one. Mas agora q vi a situação do meu cabelo chorei, chorei, chorei, e não sei o q comprar. Ta horrível, poroso, seco, se desfazendo….
    Vc acha q compro a mascara da therapiste da kerastase ou o Sebastian penetrait? E de shampoo, poderia me indicar algum? Talvez shampoo e máscara da linha therapiste? Agora invisto em reconstrução né? Pensei em revezar a reconstrução com o joico moisture recovery… Como vc me indica fazer? Pode me ajudar? Não sei nem por onde começar… Nunca vi meu cabelo assim.

  26. Zulene  20/12/2016 - 11h52

    JU adorei o post, acabei de fazer luzes no meu cabelo e estava com uma dúvida danada no que usar seu post veio na hora certa vou usar os da Eudora reconstroi os fios que acho muito bom..

  27. Leila  20/12/2016 - 22h38

    Oi Ju! Qual é essa máscara reconstrutora do Lee que você usa?
    Beijos!
    Adoro seu blog!!! :):)

  28. Simone Almeida  23/09/2017 - 12h36

    Os meus cabelos são muito ressecada nas pontas, o que devo usar

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!