15.09.2015

Shampoo e condicionador precisam ser da mesma linha?

Sim ou não?

Uma coisa que sempre  perguntam por aqui é se precisa usar shampoo e condicionador da mesma linha, se pode misturar, se isso interfere ou não no resultado.

Com a quantidade enorme de produtos que surgem nas prateleiras a cada dia, e com a nossa “fome” de comprar um de cada, é normal que a gente acabe acumulando muita coisa em casa (#culpada!), e isso sem falar que, como acontece comigo, o shampoo sempre acaba antes do condicionador (antes era o contrário!), daí o bichinho fica sem par e a gente fica sem saber como usar, se dá pra usar com outro produto ou não, se o efeito será o mesmo e coisas do tipo.

A resposta, como em quase tudo na vida, é depende, e depende de várias coisas, viu?

shampoo e condicionador podem ser de linhas diferentes

Shampoo e condicionador: pode usar de linhas diferentes?

A regra geral é usar sempre os produtos de uma mesma linha, já que eles possuem ativos que combinam entre si e foram feitos para serem usados em conjunto, com um complementando e potencializando a ação do outro.

Isso não significa, contudo, que seja não dê pra usar um shampoo de uma linha (ou marca) e um condicionador de outra, e eu, por exemplo, faço isso o tempo todo! A questão aqui é observar se os dois produtos “conversam” entre si, se, mesmo de marcas ou linhas diferentes, eles combinam.

Por exemplo, se o seu cabelo é oleoso e fino, e você usa um shampoo pra cabelos oleosos, não é recomendado usar um condicionador de ação nutritiva, para cabelos secos ou cacheados,  sobretudo se for um produto mais concentrado, já quele vai “pesar” nos fios, deixando o cabelo ainda mais oleoso.

Shampoo e condicionador: simplificando

Então, mesmo que sejam de marcas/linhas diferentes, procure sempre produtos que tenham objetivos parecidos, ou, ao menos, que tenham objetivos que sejam indicados para o seu cabelo, pra que eles “combinem” entre si. Falo isso porque, na grande maioria dos casos, o cabelo não precisa de uma coisa só, então dá pra usar um shampoo de reconstrução com um condicionador de nutrição, por exemplo, se essa for a necessidade do seu cabelo, entende?

O que não pode é misturar coisas que não “conversem”, como, por exemplo, shampoo para cabelos oleosos em quem tem o cabelo muito seco, já que ele vai ficar ainda mais seco, e um condicionador reconstrutor se não é de reconstrução que o seu cabelo precisa. Da mesma forma, usar shampoo de combate a caspa, que, via de regra,  resseca o cabelo, com um condicionador para cabelos oleosos, que tende a ser menos “hidratante” não vai dar certo, porque o condicionador não vai dar ao cabelo a hidratação que ele precisa, e por aí vai.

shampoo e condicionador podem ser de linhas diferentes

Shampoo e Condicionador: outras coisinhas mais

E já que estamos falando de shampoo e condicionador, eis algumas coisas que não podemos esquecer:

1. Uma coisa que não indico, de jeito nenhum, são os shampoos 2 em 1, porque eles são furada e não cumprem nenhuma das funções corretamente, como mostrei nesse post aqui.

2. Muita gente comenta que o cabelo parece “acostumar” com o shampoo e o condicionador, de modo que eles “param” de fazer efeito depois de um tempo, e nesse post aqui expliquei o que acontece de verdade.

3. Outra pergunta comum é se pode ou não substituir o condicionador pela máscara, e nesse post aqui mostrei como eu faço, e em quais casos isso seria ou não interessante.

4. Se você não sabe do que o seu cabelo precisa, quais são as reais necessidades dele, dê uma olhada nesse post aqui que tem tudo explicadinho, e antes de comprar algum produto capilar veja esse post aqui, onde mostro como escolher os melhores produtos para cabelos.

5. E não esqueçam: o jeito certo de usar o shampoo e o condicionador faz toda diferença no cabelo, de verdade, então sigam as dicas desse post aqui e façam tudo certinho!

E se tiver alguma dúvida relacionada a cabelos deixa aqui nos comentários que faço um post respondendo, tá? Ah, e se gostou desse tipo de post, com respostas pras dúvidas de vocês, clica no coração aí embaixo, porque ele serve de termômetro pra que eu identifique quais posts vocês mais gostam e, assim, faça mais!

Beijos, Ju♥




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
20 comentários
  1. kallenna  15/09/2015 - 10h59

    Juuu, como faço para escolher o melhor shampoo/condicionador de uso diário? !

    • Ju  15/09/2015 - 18h55

      Ka, farei um post sobre isso!

  2. Karina  15/09/2015 - 11h34

    Juh vc indica mesmo usando a máscara usar duas vezes o condicionador?ou uma basta? E quando não faço nenhum tratamento eu poderia usar dois condicionadores diferentes… tipo uma reconstrutora e outra hidratante??? oque vc acha…???…bjuhhhh

    • Ju  15/09/2015 - 18h58

      Tem necessidade não Ka, uso uma vez só!
      É uma boa ideia, mas não é “uma necessidade”, sabe?
      Beijos <3

  3. Edilaine Freitas  15/09/2015 - 11h40

    eu tbm uso marcas diferentes e não vejo problema,Ju eu comprei uma máscara que diz ser cauterização polarizada e com queratina para cabelos frágeis,meu cabelo não tem química nenhuma,mas ta bem quebradiço e com queda posso fazer uso desse creme 2 vezes na semana ou usar outro de hidratação pra intercalar ?bjo

  4. Uêdna Reis  15/09/2015 - 13h29

    Eu uso, por que jogar condicionador fora por que tá sem par eu não aceito!!! Ju, a mascara da Garnier precisa usar condicionador depois?

    • Ju  15/09/2015 - 18h58

      Qual máscara da Garnier,Uêdna?E tá certíssima! <3

      • Uêdna Reis  15/09/2015 - 21h04

        Aquela do pote laranja com a tampa verde que tem óleo de pracaxi, uma bem baratinha que você sempre fala por aqui!

      • Ju  17/09/2015 - 09h11

        Não uso condicionador depois não!

  5. Vanessa  15/09/2015 - 13h46

    Oi! Ju… me tira umas duvidas, li que o oleo de ricinio, não pode ser usado durante periodos ferteis, pois aumentam o ciclo… é verdade?? E vc ja usou alguma mascara da Lolla Cosmeticos?? bjuss!!

    • Ju  15/09/2015 - 18h53

      Isso é novidade pra mim, sabia não! :(
      Não, aqui não vende Lolla!

  6. Thais Nathios  15/09/2015 - 13h48

    A minha duplinha é shampoo anticaspa e condicionador para cabelos oleosos.

    Beijos
    Thaii Nathios
    http://www.trimoda.com.br

  7. PAtricia  15/09/2015 - 13h54

    Oi Ju … Tem tempo que não comento aqui, mas é sagrado eu te visitar diariamente. Eu amo você … Ainda acho que você não existe, rsrsr. Escuta eu queria que você fizesse um comentario ou talvez ja tenha usado. A linha da Redken Smooth Lock que alisa ate a proxima lavagem, pois vendo as resenhas parece ser execelente. E agora um tal de óleo bomba que está bombando na net. Faz para gente … Eu fiz o oleo usando oleo de coco, alecrim, cravo, canela e oleo de ricino … Será que funciona? Só confio em você pois você realmente fala se é bom ou não. Bjka.

    • Ju  15/09/2015 - 18h52

      Ô dona Patrícia, por onde a senhorita anda, heim???? Sumiu! :(
      E eu existo, eu juro valendo! hahahaha
      Ahhh, vou testar, falou em óleo eu já me animo, e essa linha da Redken eu vou procurar, pode deixar!
      Não some não! <3
      Beijos

  8. Daniela  15/09/2015 - 14h09

    sempre uso diferentes, mesmo pq meu cabelo prefere shampoos menos adstringentes e balms… tbm sempre acontece de eu amar um condicionador ou mascara de alguma linha e o shampoo dessa mesma linha deixar meu cabelo uma palha…

  9. Ana Karla  16/09/2015 - 08h06

    Ju,
    Você já usou o rigen, da Alfaparf?
    É bom mesmo???

  10. Asteria  18/07/2016 - 19h18

    Oi Ju o que vc acha da linha farmaervas?
    Bjs Asteria

  11. Izabeli  26/07/2016 - 21h07

    Juuu me ajuda…. uso Pantene mas acontece que eu ganhei uma ampola da Elseve… queria saber se posso usar sem problemas

  12. mercia  31/08/2016 - 10h56

    ola,bom dia?olha comecei a usar o shampoo da bomba,e agora tou em duvida,sera que pode usar alizante mesmo estando usando o shampoo da bomba?e o creme,pode usar das outras marca,ou tem que ser da mesma marca?

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes de qualquer coisa, café! Força na peruca gente!!!! Bora fazer essa terça render 😘 #blogbellealmeida #bomdia #tercalinda (📸: @guedesmeg)
  • Planejamento atualizado, agora é botar em prática! Boa semana pra nós! 😘😘 #blogbellealmeida #mondayagain
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo