Vizcaya
13.10.2015

5 Dicas para cabelos cacheados

E dicas das boas!

Toda vez que falo que meu cabelo é cacheado é um Deus nos acuda, porque todo mundo quer saber o que faço pra deixá-lo liso, já que progressiva, pra mim, não é uma opção, e tem que ache que eu “não tenho cara” de quem tem cabelo cacheado. Sim, já li isso por aqui, e como tenho sim cabelo cacheado (hoje bem menos do que antes), resolvi fazer um post com 5 dicas para cabelos cacheados.

dicas para cabelos cacheados

Cacheado sim, oxe!

Cabelo muda com o passar dos anos e o meu é um exemplo claro disso, porque quando eu era criança ele era meio ondulado (tem fotos nesse post aqui), mas na adolescência começou a cachear, armar e ficar indomável. E foi nessa época que comecei a “desenvolver” meus truques pra deixá-lo como eu queria, mais “baixinho” e definido, e olhando as fotos é nítido que ele, quase sempre, parece molhado, né?

É que nessa época o creme de pentear, sempre turbinado com algum óleo ou manteiga de karité, e o gel eram os meus melhores amigos, e mesmo ressecando, o gel era a única coisa que, mais de 15 anos atrás, me ajudava no volume.

Não tenho nada contra cabelo cacheado, acho lindo, aliás, só que gosto de praticidade,  gosto de “acordar pronta”, gosto do que não me dê trabalho, e meu cacheado dava, e dava muito!rs No mais, acho que ele ondulado ou liso suaviza o meu rosto e disfarça as minhas bochechas gordinhas.

Como aboli as progressivas, selantes, botox e similares, mantenho ele liso/ondulado com as dicas que mostrei nesse post aqui, e agora tô num caso de amor com o Redutor de Volume da Capicilin (resenha aqui), que primeiro odiei, mas agora aprendi a amar! rs

dicas para cabelos cacheados

Dicas para cabelos cacheados

Pra que o post não fique muito grande, vou dar algumas dicas mais básicas, mas se vocês quiserem posso fazer mais posts e/ou vídeos sobre o assunto, é só vocês avisarem se querem (e o que querem rs) aqui nos comentários, tá?

1. Aposte em produtos nutritivos

Há 15 anos atrás eu não tinha a menor ideia do que eram “produtos nutritivos”, mas sabia que tudo que parecia mais oleoso funcionava melhor no meu cabelo, e foi aí que comecei a viciar nos produtos que tinham óleos e manteigas vegetais, principalmente a manteiga de karité, que eu amava!

Meu cabelo sempre “armou” muito facilmente, e ficava aquela coisa farofada e sem definição, e isso é comum em cabelos cacheados porque a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas. E é por isso que o uso de produtos nutritivos são tão importantes, pois dão “peso”, deixam o cabelo mais alinhado, os cachos mais definidos e os fios mais brilhosos e macios.

Isso vale pra máscaras, shampoos, condicionadores, finalizadores e tudo o mais, viu? Clicando aqui dá pra ver tudo que já falei aqui no blog sobre nutrição e sobre produtos nutritivos, inclusive dicas de produtos baratinhos, as melhores máscaras de nutrição e muito mais.

2. Faça do óleo vegetal seu melhor amigo!

Óleo vegetal (e manteiga vegetal também!) é amor pra vida toda, e os fios cacheados são os que mais se beneficiam dele, que pode ser usado de muitas formas, como mostrei nesse post aqui.

dicas para cabelos cacheados

Além de fazer umectações (post aqui), uso o óleo pra potencializar máscaras, pra domar as pontas, controlar o frizz e muito mais, e adoro usá-lo como pré-shampoo, como falei nesse post aqui! Existem muitas opções de óleos vegetais, e os que mais gosto e uso são os que mostrei nesse post.

3. Invista nos finalizadores!

Antes da “era da progressiva”, eu era a louca dos finalizadores, usava de tudo! Creme de pentear bem nutritivo era de lei, assim como gel pra dar definição e, no meu caso, segurar o volume. Também usava mousse, ativador de cachos, umidificador de cachos, óleo finalizador e tudo o que via pela frente, e acho que testar é sempre a melhor opção pra que você encontre o que mais funciona pra você, sabe?

Cada cabelo é único e reage de uma forma a cada produto, então é testando e tentando que a gente descobre o que é melhor pro nosso caso.

Outra coisa que fazia era levar na bolsa um potinho de óleo finalizador ou então alguma misturinha com óleo, creme de pentear e, juro, água, daí ia passando ao longo do dia quando o cabelo começava a perder definição, mas hoje já existem produtos específicos pra isso, e o spray de glicerina que ensinei fazer (veja aqui) é ótimo pra isso!

4. Jamais penteie o cabelo seco

Não sei se com todo mundo é assim, mas o meu cabelo, quando penteava seco, virava um desastre! Adeus cachos, adeus controle, adeus definição e bem vinda “Maria Bethânia pós tempestade no deserto”!

Cabelo, pra mim, se penteia ainda úmido, preferencialmente com pente de madeira, daqueles de dentes largos (hoje uso também aquela escova “raquete”), e já tendo passado o creme de pentear. Ah, e eu sempre começava desembaraçando a parte de baixo, porque assim tirava o “nó” das pontas e evitava quebrar os fios.

dicas para cabelos cacheados

E como fazer no “dia seguinte”, quando o cabelo amanhece amassado e indefinido? Eu borrifava um pouco de água pra deixá-lo úmido, aplicava um pouco da minha misturinha de creme de pentear e gel, e finalizava com algum óleo.

5. O corte certo faz toda diferença!

Se eu posso dar um conselho é: procure um bom cabeleireiro! Sério, um bom corte faz muita diferença no cabelo cacheado, muita!

O ideal é que o cabelo seja cortado seco, que os cortes retos sejam evitados, já que deixam os fios “armados” e com mais volume, e, pra dar mais leveza, que as pontas sejam levemente repicadas e o formato seja em U, e nesse post aqui tem várias inspirações de cortes de cabelos cacheados pra todos os gostos e tamanhos!

Agora dividam aí as dicas de vocês, todo mundo quer saber!

Beijos, Ju♥

 

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
31 comentários
  1. simone santos  13/10/2015 - 15h28

    voltei aos cachos então usooo muitooooo creme p/ pentear kkk no momento to de paixão pelo novex creme de pentear p/ cabelos cacheados ele é leve e ñ pesa no cabelo ;)

  2. Silvana Gusmão  13/10/2015 - 16h18

    Adorei as dicas. Entrei no mundo das cacheadas a quase um ano. Estou aqui na luta. Sempre testando produtos. Optei por produtos orgânicos. Faço co-wash dia sim dia não. Tenho conseguido day after . Lavo com shampoo sem sulfato apenas uma vez por semana. Estou usando produtos da Marie Solti e cremes apenas permitido pra no e low poo. Finalizo sempre com creme de pentear com o G gelatina da capicilin ou com gelatina de linhaça que eu faço em casa. Tenho obtido bons resultados. Em dezembro vou num salão próprio para cacheados fazer um corte a seco e umas luzes. Não abro mão delas.

    • Ju  13/10/2015 - 17h30

      Sil, gostei do seu relato! E os produtos orgânicos fazem uma super diferença, né?
      Já quero esse G da Capicilin, várias pessoas falaram super bem!
      E quando for no salão me conta o que achou do corte!
      Beijos

  3. mari  13/10/2015 - 16h21

    Oi ju!
    adorei o post, e gostaria de saber como vc faz para deixar o cabelo assim lisinho, meu cabelo é mais cacheado que o seu e não quero mais fazer progressiva(me ataca a alergia), gostei da resenha do relaxante da capicilin e vi a máscara, será que dá pra fazer uma resenha dela??
    bjos e sucesso linda!!!!

    • Ju  14/10/2015 - 08h25

      Mari, faço sim, e escovando eu uso o defrizante, não tem coisa melhor!

  4. Graziela  13/10/2015 - 17h21

    Adorei a matéria! Sou cacheada e tenho preguiça de cuidar dos cachinhos, mas já faço a metade das dicas que vc deu rsrsrs só falta umectação. Um xero!

  5. Danny  13/10/2015 - 18h28

    Aaaah, eu queeero,,Ju! Às vezes quero deixar ele sem estar escovado mas,o bichinho é danado, viu? Ele é “sonhador”… Só vive nas alturas. Oxe. Aí me abuso e escovo, porque ele tem que saber que quem manda aqui sou eu. Rsrsrs. Como domar a fera. É isso que preciso.

    • Ju  14/10/2015 - 08h24

      hahahahahaahahah Pode deixar que vou postar mais dicas, dani!

  6. Joana  13/10/2015 - 19h06

    Fiz progressiva 2 x mas depois que descobri o blog, resolvi assumir meus cachos. Já fiz a hidratação de glicerina, a reconstrução e aos poucos vou recuperando o cabelo. O que ajuda na hora de finalizar é um umectante chamado Casulão tradicional. Uso misturado com umas gotas do óleo finalizador da Avon. O cabelo fica armado, eu gosto, mas disciplinado. Desembaraço debaixo do chuveiro depois do condicionador e não penteio mais, só vou ajeitando com as mãos. Bj

  7. Erica Morais  13/10/2015 - 21h37

    Oi Ju ! Então, eu fui da uma olhadinha no post q vc fala tudo o q faz pra manter os cabelos lisos, e lá vc fala das opções de relaxamento e alisamento q são mais seguros. Eu gostaria q vc falasse um pouco mais sobre isso. Pq é uma alternativa pra quem como eu , não abre mão de alisar os cabelos . Ahh! Eu tive uma experiência com o relaxamento a base de guanidina da Salon line q fez meus cabelos caírem ! Caírem mesmo. Prometi q nunca mais usaria nada a base de guanidina, mas vc tem outra opção pra indicar ? Beijos, simplesmente amo seu blog !

    • Ju  14/10/2015 - 08h23

      Érica, falo sim! Eu gosto do Tioglicolato, acho a guanidina muito forte!

  8. Fabiana  13/10/2015 - 23h28

    Jú adorei o post te sigo e vc me ajuda muito com suas dicas estou na luta de me livrar de química pra alisar rsrsr as vzs acho que não vou conseguir então vc nos dá dicas de socorro na hr certa .Jú gostaria de saber na raíz o que vc faz pra que ela fique domada porque quando faço escova logo ela volta a ficar ondulada tipo a escova não dura ME AJUDA HELP rsrsrsr.

    • Ju  14/10/2015 - 08h26

      Compra um defrizante potente (falei de um super bom e barato aqui semana passada!) e pronto, garanto que vai ajudar MUITO!

  9. Nanda  13/10/2015 - 23h33

    Oi Juuu, tudo bem?
    Eu vivo nesse drama de tentar domar a juba cacheada e toda vez que faço umectação ou nutrição o meu cabelo fica todo cheio de frizz, com um aspecto feio de cabelo arrebentado, sabe?
    Quando faço hidratação e reconstrução não fica assim só que pelas características dele sinto que necessita de nutrição. Aí quando faço a nutrição/umectação fica nesse estado. Pq será que isso acontece?
    Beijãoo!

    • Ju  14/10/2015 - 08h27

      Nanda, interessante isso, sabia? Porque no meu, por exemplo, só a nutrição dá jeito de controlar o fuá! rs
      Tenta usar, após a umectação, uma máscara de hidratação pra ver como funciona!
      Beijos

  10. Fabiana  13/10/2015 - 23h33

    adorei o post Jú pois grande parte da mulher brasileira possui cachos .Jú gostaria de saber o que vc faz pra que a raíz do cabelo fique realmente lisa pois mesmo escovando e secando bem a raíz no dia seguinte ela fica ondulada .Estou na luta de me livrar da química do alisamento e vc tem me ajudado muito .Parabéns bj.

    • Ju  14/10/2015 - 08h21

      Fabi, uso defrizante, é mara!

  11. Juliana  14/10/2015 - 10h00

    Nossa Ju, vc adivinha pensamento! Esse post é um achado! Meu cabelo é cacheado, mas desde que me entendo por gente, sempre fiz de um tudo para mantê-lo mais liso pela praticidade e também pela dificuldade de encontrar algo que fizesse ele me “respeitar”.. Faz 3 anos que abandonei as químicas e estava escrava do secador e da prancha. Esse mês resolvi me libertar, fiz um corte médio e achei um produto que estou amando, o Umidificador Hidratante Cachos Sublime da Amávia, que contém óleo de argan e colágeno. Deixa meu cabelo domado, com cachos lindos e do jeito que considero bonito pro meu tipo de rosto e estilo. Obrigado pelo post. Vai me ajudar muito nessa minha transição.. Adoro seu blog! Bjos!

  12. Melissa Arantes  14/10/2015 - 10h03

    Juh, vc sabe me dizer algo sobre mascara prateada par disfarçar cabelos brancos, meu cabelo quase preto esta todo mechado de branco =( mas nao quero puxar luzes nem pintar… ja procurei informações na net mas nao encontrei as respostas… please :D
    bjs, seu cabelo ta um escândalo de lindo!!!

    • Ju  15/10/2015 - 08h36

      Mel, ela tira o amarelado e realça a cor, mas não acho que disfarce o branco não!
      Já pensou em tonalizantes?
      Obrigada, minha linda! Beijos <3

  13. Gilmara  15/10/2015 - 13h35

    Oi Jú! Obrigada por todas as dicas de sempre! Estou naquela transição, do cabelo liso/escovado/chapado de volta às origens dos cachos. É difícil, mas eu chego lá. Hoje queria sugerir um assunto: a influência da lua na hora de cortar o cabelo! Obrigada. Beijocas.

  14. Francielle  16/10/2015 - 00h21

    Ju, comecei a fazer umectação noturna com óleo de côco a menos de 1 mês e estou amando, meu cabelo fica solto,domado, não amanheço mais com juba de leão depois de um choque.
    Também estou usando nas pontas e nossa esse óleo de côco é nota MIL.
    BJOS.

  15. Débora  16/10/2015 - 12h01

    Ju, primeiramente parabéns pelo site MARAVILHOSO!
    Entro nele pelo menos 3 x na semana…vc é um amor, atenciosa nos comentários, escreve de forma clara e
    descontraída e graças suas dicas meu cabelo esta se recuperando! Meu cabelo é super enrolado,
    porém tb não gosto dele natural (fica super armado e volumoso ai estou na base de secaor e chapinha) mas parei com as progressivas ( meu cabelo diminuiu pela metade e estava com as pontas horríveis e super ralo)…a umctação é o q desparado ajudaa abaixar o volume efica mais maleavel na hora de escovar…Mas uma pergunta…Quando vc viaja pra praia e entra no mar, piscina…deixa seu cabelo solto natural ou faz algum coque? vou viajar pra praia por uma semana e nao sei como vou fazer com minha juba já q amo entrar no mar …rsrs

  16. Michelle  16/10/2015 - 12h02

    Pois eu achei seu cabelo lindo cheio de cachos e volume! Com as técnicas de hoje em dia, cuidar dos cachos nem é tanto trabalho assim.

  17. Débora  16/10/2015 - 12h15

    Jú não sei se minha msg anterior foi enviada corretamente então aqui vai a pergunta de novo… Quando vc vai a praia, entra no mar, piscina… ao sair da água vc deixa seu cabelo secar solto natural ou passa algum produto específico, faz algum coque?

    • Ju  26/10/2015 - 13h04

      Deb, depende muito, não é nada fixo não, mas gosto de enxáguar com água “doce”, sempre que possível, e usar algum produto, geralmente um leave-in com proteção solar, depende muito! Na praia seca solto, quando tá quase seco, faço um coque pra dar uma controlada maior!

  18. Mo  10/11/2015 - 14h48

    Oi Ju, sei que tu não usas mais teu cabelo crespo, mas tens alguma dica de um gel super potente e que não estrague os cabelos, se não tiver pode pedir dicas de gel pras tuas leitoras ”crespas”? rs! Parei de fazer progressiva e estou usando meu cabelo crespinho só que devido ao seu volume, uso ele preso, porém, tem muito fio novo nascendo e é impossível não usar gel pra domá-los, eu uso gel sem álcool e já testei vários mas percebo que ele esta detonando meu cabelo. Bjs

  19. […] nesse post aqui), vermelho (post aqui), castanho (veja aqui) e por aí vai. Ele já foi cacheado (tem fotos nesse post aqui), ondulado, liso, muito liso, médio, longo, extra longo e, poucas vezes, curto, mas nenhuma por […]

  20. […] quem quiser conferir como eu tô finalizando, é só clicar aqui, e nesse post aqui tem fotos dele bem […]

  21. Renata  29/01/2016 - 15h39

    Estou na luta para domar os cachos da parte da frente, que são rebeldes por demais… Não sei mais o que fazer! :(

  22. Paula Apocalypse Nogueira Andrade  25/04/2016 - 13h11

    Jú. .não sabia que seus cabelos eram achados? ?? O que vc faz hoje em dia para eles serem mais ondulados/ lisos, gosto dos meus cachos porém realmente dá muito trabalho. Realmente é muito bom acordar bela. Eu digo que durmo Bela e acordo Fera. Kkkk

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…