22.11.2015

Gordice de Domingo: Folhado de Doce de Leite

É "de comer rezando"!

Eu amo Mil Folhas de Doce de Leite, amo, mas morro de preguiça de fazer, então ele fica só pra quando tem algum “evento” aqui em casa. Mas, se chega alguém de surpresa e não tem um bolo, uns biscoitinhos ou alguma gordice pra oferecer, faço rapidinho um folhado de doce de leite que é uma delícia!

Acho que a coisa já é meio cultural mesmo e minhas amigas de fora sempre dizem que eu acho que elas são leitoas, porque elas chegam aqui e eu fico colocando um monte de comidinhas o tempo todo, mas é que aqui no interior, quando as pessoas chegam na nossa casa, tem que ter algo pra oferecer, e se a pessoa não aceita é “desfeita”, sabe?

folhado de doce de leite

Talvez seja por isso que eu tenha essa “mania” de receitas mais fáceis, com poucos ingredientes, e rápidas, né? E essa é super fácil, ó só:

Você vai precisar de:

  • 1 pacote de massa folhada
  • 1 pote de 200 ml de doce de leite em pasta
  • 1 gema

folhado-de-doce-de-leite

Como fazer:

Esse troço é tão fácil que fico com vergonha de querer ensinar, mas, vamos lá!

Eu compro a massa folhada que já vem recortada e faço o folhado de dois tamanhos: usando um “retângulo” só e fechando, ou usando 2 retângulos e colocando um por cima do outro, com recheio no meio, então você escolhe o que achar melhor.

É só colocar a massa numa superfície lisa e polvilhada com um pouco de farinha de trigo,  colocar 1 colher (das de sopa) de doce de leite no centro e fechar a massa ou colocar outra por cima. Como o doce de leite tende a “vazar” facilmente quando a gente coloca no forno, passo água nas bordas da massa e grudo uma na outra pra fechar, e “complemento” apertando a massa com a pontinha do garfo (e mesmo com esse cuidado, quase sempre vaza rs).

Aí vou pincelando os folhados com a gema, coloco todos numa assadeira (não precisa passar manteiga) e levo pra gelar por 30 minutos (põe na geladeira, não no congelador).

folhado-de-doce-de-leite

Aqueço o forno por 10 minutos, coloco a assadeira com os folhados e deixo lá por 20 minutos ou até dourar. Tirou do forno? É só servir quentinho (frio fica ruim! rs)!

Se quiser dá pra polvilhar canela e colocar uma cumbuca de doce de leite ou de leite condensado com canela pra acompanhar. Fica uma delícia, e adoro pra comer com café quentinho!

Os meus raramente saem bonitinhos, depende muito da massa folhada que encontro no mercado, mas sempre ficam muito, muito gostosos!

Alguém já fez? Se fizer, conta o que achou. E pra ver mais receitinhas desse tipo é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
10 comentários
  1. Yasmin Parlandin  23/11/2015 - 03h11

    Noooosa Ju! Como eu nunca havia pensado nisso antes?! Eu amo folhados e amo mais ainda doce de leite! Fiquei com vontade de pular na tela do computadooor </3
    Ah, e acho que o vazadinho fica até charmoso, demonstra o quanto tá recheado! hahaha
    Olha, eu moro em Belém, que não é interior, mas aqui em casa a gente também tem esse costume de sempre querer ter algo a oferecer para as visitas. Por isso aqui sempre tem um bolinho, um pão caseiro que a minha mãe faz (delicioso, por sinal!)
    Essa receita com certeza vai entrar no menu de quitutes para visitas dos Parlandin! hahaha Muito legal mesmo. Não vou sofrer vontade por muito tempo não, ja já vou testar e ver se acerto.
    Beijos!

    • Ju  23/11/2015 - 08h40

      hahahahah Esse troço é gostoso demais, e também AMO folhado!
      Ai, que bom que aí é assim também, fico me sentindo um ET! rs Quando eu morava em Salvador não era assim não, aliás, as pessoas nem iam na casa das outras, mas aqui sempre chega alguém, sempre! rs
      Faz e me conta! <3
      Beijos e uma semana linda pra você!

  2. Shirleide  23/11/2015 - 11h23

    Adoro receitas práticas, rápidas e deliciosas, como parece ser essa. Obrigada por compartilhar conosco. Só uma dúvida: os folheados podem ir “em cima do outro” pro forno? Ah, e posso deixar no pirex na geladeira e só ir pro forno algumas horas depois?
    Beijos

  3. Shey  23/11/2015 - 14h24

    Juu, que maravilha hein?! Adorei a dica!!!!
    Já pensei em fazer até uma versão salgada.
    Vou procurar dessa massa por aqui.

    Beeijo

  4. Edilaine Freitas  23/11/2015 - 15h29

    Puxa vida eu que sou uma formiga pra doce esse é vergonhoso de fácil rsrsrsr,bora lá fazer pq me deu até água na boca aqui.Adorei viu seu blog é amor pra vida toda,amo de paixão tu nasceu pra isso minha linda muito sucesso,kkkkkk acho que a glicose aqui ja ta me devorando bjo

  5. Danny  23/11/2015 - 18h09

    Ju, alivia aí nesses posts. Já não sei o que é mais difícil. Vim aqui todos os dias ou deixar para vim dias alternados. O dilema é… Se venho todos os dias, é um “viciozinho” de cada vez mas se venho em dias alternados vem tudo num “bolo” só. Cada vez melhor esse blog e eu cada vez “investindo” mais”. Aaaaiiiii. Rsrsrs.

  6. Letícia D.W.  25/11/2015 - 17h59

    Socorro… alguém traz um balde… que é MUITAAAAAA água na boca… Delícia… vou tentar fazer!

  7. Rebeca Alves  03/12/2015 - 17h53

    Ju, e a dieta? O trato não era ficar até o final do ano sem “jacar”? Essa já é a terceira ou quarta vez que você posta alguma gordice forte desde que falou da frase sobre ser quem quisermos ser…não sei se é o caso de você conversar com sua nutri e ver se não dá para mudar sua dieta para te acalmar um pouco mais…desculpa se pareci dura mas te quero muito bem!

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Planejamento atualizado, agora é botar em prática! Boa semana pra nós! 😘😘 #blogbellealmeida #mondayagain
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo