07.03.2016

Cabelos Ondulados: Lavando e Secando do Jeito Certo!

Ondas perfeitas já!

No post anterior falei sobre corte e finalização do cabelo ondulado, e pra fazer a coisa numa sequência, sem me perder pelo caminho, hoje a gente vai conversar sobre algumas diquinhas legais pra lavar e secar os cabelos ondulados com o intuito de deixá-los ainda mais bonitos.

Cabelos Ondulados: bora lavar isso direito!

O cabelo ondulado possui uma característica que precisa ser levada em conta pra que a gente consiga tirar o melhor proveito dele: o seu fio é ovalado ou levemente elíptico, e a oleosidade natural não consegue chegar tão facilmente da raiz às pontas, o que significa que ele tende a ficar mais ressecado, sem brilho e sem forma no comprimento, principalmente perto da raiz.

cabelos ondulados como cuidar

Créditos: Shutterstock

E é justamente por isso que os cuidados precisam começar na lavagem!

1. De olho na temperatura da água!

Pra começo de conversa, a temperatura da água deve ser de morninha (temperatura ambiente) a fria, já que a água quente resseca os fios e remove a oleosidade natural do couro cabeludo, podendo, ainda, causar efeito rebote, deixando a raiz ainda mais oleosa e as pontas mais ressecadas por conta do desequilíbrio na camada hidrolipídica.

A água fria, mas não muito fria, mantém esse equilíbrio e deixa o cabelo mais brilhoso.

E pra quem acha que a água não tem muita interferência na beleza dos cabelos, recomendo a leitura desse post: Cabelos Destruídos Pela Água.

2. Óleo pré shampoo: faz diferença!

Como a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas, eu gosto de, um pouco antes da lavagem, aplicar um pouco de óleo vegetal nas pontas e deixar agindo até o momento de lavar, assim o cabelo ganha mais nutrição e fica mais protegido da ação do shampoo, que pode ser agressiva.

Pra quem quiser saber mais, tem esse post aqui sobre óleo pré shampoo, e mostrei também os meus óleos preferidos para tratar o cabelo.

3. Shampoo e condicionador

A escolha dos produtos pra lavagem é muito pessoal  e não existe uma regra que funcione para todos os cabelos ondulados, porque existe o ondulado fino, o grosso, o oleoso, o misto, o seco, o extremamente ressecado e por aí vai.

Então, escolha o produto de acordo com as necessidades do seu cabelo naquele momento, coisa que expliquei direitinho nesse post: O Jeito certo de Lavar o Cabelo Faz Muita Diferença!

cabelos ondulados como cuidar

Produtos enriquecidos com manteigas e óleos vegetais são ótimos pra ondulados mais grossos, os com aminoácidos funcionam bem em todos, e ceramidas e pantenol, por exemplo, ajudam na questão da porosidade e hidratação e tendem a não pesar tanto, então vão bem também nos ondulados mais finos.

Então, tudo depende das características do seu cabelo, porque ondulado não é tudo igual, né?

E pra quem questiona se vale ou não trocar o condicionador pela máscara, sugiro a leitura desse post: Máscara e condicionador são a mesma coisa?

4. O enxágue

Sabe aquela mania de deixar um tiquinho do condicionador ou máscara, achando que assim o cabelo vai ficar mais macio e definido?

Esquece isso! Pra que o cabelo brilhe e fique leve é preciso enxaguar bem os fios, removendo completamente qualquer resquício de produto, então pode se jogar na água até tirar tudinho!

Cabelos Ondulados: a secagem perfeita

A primeira coisa é: esqueça o diacho do turbante! Sério, pegar um cabelo molhado, que está “esticado” ao máximo, muito mais vulnerável, e torcê-lo com uma toalha áspera e implorar de joelhos por mais frizz e por quebra dos fios.

Ou seja, fuja disso aí, porque o nome é cabelo, não é corda não, ele é frágil, tá? rs

O certo é pressionar os fios levemente pra remover o excesso de umidade sem jamais esfregar o cabelo.

Eu, que não gosto do cabelo grudado no couro cabeludo e tô adorando essa história de volume na raiz, jogo a cabeça para trás e para frente pra deixar a coisa bem solta, e aí modelo como quiser.

Uma dica maravis é usar o truque do coque de touca, que, no meu caso,  deixa as ondas mais bonitas e mais largas, sabe? Amo!

cabelos ondulados como cuidar

O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente pra evitar ainda mais ressecamento, mas se você quiser usar o secador, não esqueça de passar antes um pouco de protetor térmico (5 protetores térmicos bons e baratos), e pra manter as ondas ele não pode ter efeito defrizante, combinado?

Ah, e o difusor é super amigo das ondas e dá um efeito bem bonito, mas isso eu mostro pra vocês no próximo post!

E sosseguem o facho que teremos posts detalhados com opções de cada produto, é que tive que ir “repartindo” as coisas senão o post acabaria muito grande e eu, confesso, tenho preguiça de ler, então vocês também devem ter! rs

Se tiverem alguma dúvida, dica ou sugestão, deixem aí nos comentários, tá? Conto com vocês!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
10 comentários
  1. Sílvia Camargos  07/03/2016 - 14h33

    Este post ficou ótimo Ju… principalmente sobre o óleo pré shampoo, como faço luzes comecei a usar o óleo de coco no cabelo e estou amando, meus fios estão mais resistente e com mais volume, as pontas estão otimas, vou testar o óleo de abacate…

  2. Paula Apocalypse Nogueira Andrade  07/03/2016 - 15h31

    JÚ você irá rir muito da minha mensagem mas não sei como defender o meu cabelo!! Pois se eu lavo ele e não faço nada ele não fica cacheado ( ele fica horrível ) aí eu vou e cacheio mas se prendo ou deito ele fica sem cachos (“indefinido e pata piorar onde eu moro não estou dando certo com profissionais do ramo. Me ajuda PLEASE.

  3. Ana Paula Paes  07/03/2016 - 15h33

    Ju, que post ótimo! Ninguém entende nossas ondas rs
    Tenho problema pra lavar porque tenho luzes nas pontas e a raiz completamente oleosa, porém achei um pré shampoo que não troco por nada na vida, é o Pré Shampoo Reparação Total 5 da Elseve! Nunca usei nada igual e pré shampoo é vida, como aprendi com você e deixou minhas ondas puro luxo rs
    Beijo, Ju!

  4. Ana Paula Clemente  07/03/2016 - 23h11

    Ju, ótimas dicas! Mas sua raiz é muito comportada…se eu jogo o cabelo pra frente e pra trás, minha nossa, encarno a Maria Betânia! Faz 7 meses que dei progressiva na minha raiz e não sei se refaço….mas o seu nem precisava de escova! Tá lindooo!

  5. Cá  08/03/2016 - 09h35

    Ju, já ouviu falar da fitagem? Testa pra gente!

  6. Nádia  08/03/2016 - 13h45

    Ju, lindona, vc já ouviu falar sobre o Gel específico para Day After da Salon Line??
    Queria ver uma resenha dele feita por você. E aí pra aproveitar o gancho, vc poderia falar como funciona seu day after também

  7. Nádia Oliveira  08/03/2016 - 13h47

    Ju!! Você já viu o gel específico para day after da Salon Line?
    Queria uma resenha dele feita por você!
    E para aproveitar o gancho, você podia contar pra gente como faz o seu day after
    Beijão

  8. Karen Raquel de Souza  08/03/2016 - 21h22

    Ju preciso fazer uma confissão: depois que você cortou o cabelo passei a acompanhar o blog e cortei o meu denovo pra ficar parecido rs.
    Acho muito boas as dicas que você dá aqui pros cabelos,principalmente os cachinhos que precisam de uma atenção um pouco maior que os outros né.
    Meu cabelo é um pouco mais cacheado que o seu então se eu fizer isso com a cabeça fico com um mini capacete rs.
    Parabéns pelas dicas.
    Beijos,
    Karen de Souza

  9. Gláucia Silva  23/03/2016 - 00h28

    Oi Ju, eu gostaria que você falasse mais sobre como secar o cabelo com a toalha. Obrigada :)

  10. Yasmin Moura  30/11/2016 - 10h59

    Oi Ju, você me ajudou muito nesse post, eu queria usar o meu cabelo natural (usar chapinha todo santo dia durante muito anos cansa, e deixa o cabelo completamente destruído), mas minhas ondas naturais são indefinidas, não fica aquela onda bonitinha de novela, queria saber se tem algum produto que deixa o cabelo assim, obg desde já

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…
Dicas para o perfume durar mais na pele! O Fim dos Cabelos Ressecados! Dicas de Beleza Rápidas Pro Inverno! Pontas estragadas nunca mais!