Virilha Escura: Causas
Antes de falar em como clarear a virilha, é essencial descobrir o que causou esse escurecimento, qual a causa exata dessas manchas, pois para cada causa existe um tratamento diferente, e o problema não será resolvido enquanto o fator causal não for tratado.
Ou seja, é tratando a causa que se resolve o problema!
Como a virilha é uma região de “dobra”, com pele mais fina e sensível, é mais comum a ocorrência da umidade e também da hiperpigmentação, então é preciso ficar atento a vários detalhes, já que as causas dessas manchas podem ser muitas.
Pra não deixar o post imenso, vou citar apenas as mais comuns:
- Alterações hormonais, como as que ocorrem na gestação, por exemplo.
- Alergias e irritações
- Depilação (cera, lâmina e cremes depilatórios)
- O atrito da pele com a roupa
- O atrito de uma coxa com a outra, comum em quem tem pernas mais grossas e/ou é mais cheinha.
Além disso, existe uma patologia chamada acantose nigricans, que gera um tipo de lesão com machas de aparência aveludada nas áreas de dobras e pregas cutâneas, como na virilha, que está relacionada, dentre outras coisas, a diversas doenças, como a resistência à insulina, a diabetes, ao carcinoma gástrico, a obesidade, distúrbios endócrinos, além do uso de alguns medicamentos, como corticosteroides, contraceptivos orais (a pílula!), a insulina e o hormônio do crescimento, por exemplo.
Então, só um médico pode, ao vivo, determinar qual a real causa do escurecimento da sua virilha e, assim, recomendar o tratamento adequado.
Como evitar que a virilha fique escura
Alguns cuidados básicos, que podem ser facilmente inseridos na nossa rotina, reduzem o risco de manchas na virilha e evitam que o problema piore, que elas fiquem maiores e mais escuras. Os principais são esses:
1. Evite depilar com lâmina. O atrito, nesse caso, é maior. Caso não tenha outra opção, use cremes ou espuminhas deslizantes. Uso um sabonete íntimo da Nivea que é próprio pra isso e amo, porque sou covarde pra dor e não encaro nenhum outro método! haha
2. Cuidado com a depilação com cera. Se a sua pele é sensível e/ou alérgica, evite a depilação com cera, sobretudo a quente. Jamais se exponha ao sol imediatamente após a depilação a cera.
3. Sobre a depilação: qualquer depilação pode escurecer e manchar a pele caso ela cause alguma irritação maior. Isso acontece porque quando a pele está irritada, a gente vai coçar, a coisa pode inflamar e, claro, manchar.
4. Se a pele estiver irritada ou assada, não se exponha ao sol. Nesse caso, é indicado o uso de produtos com substâncias calmantes, como a aloe vera, o azuleno ou a alantoína. A água termal também ajuda!
5. Pra evitar o atrito excessivo, use cremes hidratantes, “deslizantes”. Bepantol (e genéricos) é ótimo pra isso, assim como a geleia de vaselina, da Vasenol. Mas, já faço um post com dicas pra evitar o atrito entre as coxas.
6. Nos dias mais quentes evite roupas muito apertadas e de tecidos sintéticos, que favorecem o atrito e pioram o problema.
Como Clarear a Virilha: Cremes e tratamentos
Existem vários tratamentos possíveis para clarear a virilha, tanto para uso em casa quanto feito em consultório. Mas, só quem pode indicar o melhor tratamento para o seu caso é um dermatologista! E não caiam na besteira de investir no creme que funcionou na amiga, na tia ou na prima, porque, como disse acima, para cada causa existe um tratamento específico.
Cremes com ativos clareadores e despigmentantes, como o ácido kójico e a hidroquinona, dentre outros, são bastante utilizados . Muitos deles são manipulados com ativos que ajudam a hidratar e acalmar a pele, o que já evita possíveis irritações que poderiam piorar o problema. Ah, e nesses casos o uso do filtro solar diário é essencial, viu?
Existem produtos vendidos em farmácias que também são utilizados, como o Clariderm, por exemplo, e já vi relatos aqui no blog de meninas que usaram o Glyquin XM e o Suavicid e se deram bem, mas, como já disse, o correto é que um médico identifique a causa e passe o produto adequado para o seu caso.
No consultório existem diversos tratamentos que funcionam super bem e entregam um resultado bem mais rápido, como o laser, a luz pulsada e os peelings (não é muito recomendado no caso de manchas causadas pelo atrito), e é consenso que a depilação à laser evita muito esse tipo de problema.
+ Dicas de Como Clarear Virilha
Mas é preciso ficar claro, e isso qualquer dermato te confirma, que você pode investir em todos esses tratamentos e nos melhores cremes clareadores, mas se não mudar os seus hábitos, se não combater as causas, seja o método de depilação, o uso de roupas muito apertadas e de tecidos sintéticos ou o excesso de peso, por exemplo, os resultados não aparecem.
E, caso apareçam, são pequenos e duram pouco, porque o essencial é combater ou controlar a causa.
No próximo post, que sai ainda essa semana, a gente fala sobre como clarear virilha com receitas caseiras, tá? E se você tiver alguma dica de como clarear virilha, compartilha aí com a gente!
E se quiser mais dicas de como clarear a pele, veja esses posts:
Beijos, Ju♥
Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Boa tarde Ju.
Costumo usar Bepantol e ajuda bastante a clarear.Não some totalmente mais dá uma boa melhorada.
Bjuss Florr.
Oi Ju, eu tenho as coxas juntas por serem grossas, e sempre tenho alguns cuidados para que a pele da minha virilha não escureçam, uso uma mistura que deu muito certo comigo, que é o óleo de rosa mosqueta, com a pomada nebacitim, a receita original tem hipoglós, mas não uso a hipoglós porque na minha pele ela mancha, então uso só os dois primeiros ingredientes que listei, eu gosto muito, além de clarear, é super hidratante.
Amoooo, rosa mosqueta, é maravilhosa! Valeu pela dica, Paty! <3
Beijos
Ai, Ju… faz mesmo esse post, por favoorr! Preciso demaais de dicas de como evitar esse maldito atrito entre as coxas! :S
Super dicas ..amei
Uma boa dica, não pra clarear, mas pra evitar que elas surjam, é usar um protetor solar mais forte na área ao se bronzear. A minha foi “curada” assim – a branquela aqui resolveu ter toda a melanina nessa área :-(
Anotado, Isa!