01.06.2018

Luz Visível, Manchas, Melasma e Proteção Solar

Desde que comecei o Peles Que Contam Histórias, mostrando minha rotina de cuidados no stories, tô prometendo um post sobre luz visível, proteção solar e melasma, e hoje ele saiu! rs

Nos próximos dias teremos posts diários do Especial Protetor Solar, porque tem muita coisa que precisa ser esclarecida, e vou tentar explicar tudo de forma simples e clara, tá?

Antes de começar, é importante que a gente tenha em mente, sempre, que a ciência traz novas informações todos os dias, e isso é maravilhoso, pois significa que estamos evoluindo o tempo todo.

E isso quer dizer, também, que o que era verdade há 5 anos atrás, por exemplo,  pode não ser hoje.

Porquê? Porque a verdade de 5 anos atrás levava em conta os estudos, metodologias e tecnologias disponíveis na época, e tudo isso vai evoluindo com o passar do tempo, o que, não raras vezes, leva a novas descobertas.

luz visível

Em 2013, quando comecei a tratar direitinho meu melasma, a orientação era usar um protetor solar com PPD (proteção UVA, que expliquei nesse post aqui) acima de 12, aplicar o produto 4 vezes ao dia e usar a quantidade correta, que é de 1 colher de café (2 ml), mais ou menos, para rosto, orelhas, pescoço e cabeça (caso você seja careca).

Naquela época não existia a preocupação que existe hoje com luz visível, e o uso do filtro solar com cor não era tão indicado justamente por causa da quantidade correta de uso, porque se com o branquinho a maioria das pessoas não consegue aplicar 1,5 ml (mais ou menos, caso você não seja careca), imagina o com cor?

Só que de lá pra cá muita coisa mudou. Novos estudos, novas descobertas, novas tecnologias, novos produtos e a preocupação com a luz visível!

O que é luz visível?

Simplificando, luz visível é toda “luz” que enxergamos a olho nu. Ou seja, a luz do sol e de fontes artificiais, como as lâmpadas fluorescentes, a tela dos computadores, do celular, do tablet,  da TV e por aí vai.

Além de poder desencadear ou piorar alguns problemas de pele, como urticárias e melasma, por exemplo, a luz visível está muito relacionada com o surgimento e a piora das manchas, sobretudo no rosto, já que ela induz a pigmentação.

Existem pesquisas em andamento que sugerem que ela pode causar os mesmos danos que os raios UVA, inclusive câncer de pele.  Pode, também, contribuir para a produção de radicais livres, o que significa que induz, indiretamente, a danos no DNA.

luz visível manchas

Proteção contra a luz visível e melasma

A proteção contra a luz visível tem a ver com cor, qualquer cor, com a concentração do pigmento e uma cobertura efetiva. FPS (UVB) e PPD (UVA) não entram nessa equação.

E todo mundo precisa de proteção contra a luz visível, todo mundo, e quem tem manchas e melasma deve ter um cuidado ainda maior, já que ela piora o problema.

Eu, Ju, uso protetor solar com cor, porque foi o recomendado pela minha dermatologista, mas qualquer cor, inclusive a da maquiagem (base, etc), pode proteger a pele da luz visível, já que o óxido de ferro presente é o mesmo e vem, em regra, com concentrações altas.

Isso não significa que qualquer cor vai proteger contra a luz visível, porque isso vai depender da concentração de pigmentos, da quantidade de produto que você usa e da cobertura oferecida.

E quanto mais cobertura, melhor, porque, de forma bem simplificada, a luz visível só não atinge a sua mancha se ela não for vista após a aplicação do produto. Então, se você não vê a mancha a luz visível também não verá.

Protetor Solar com Cor ou maquiagem?

Tem que opte pelo protetor solar com cor e quem prefira usar o protetor solar branquinho + base/corretivo/etc para proteger a pele da luz visível, e nos dois casos a proteção pode ou não ser efetiva, então anota direitinho as dicas abaixo, sem esquecer que rotina de fotoproteção é individualizada e deve ser indicada por um dermatologista, sempre!

O protetor solar com cor pode substituir o protetor branco e proteger contra a luz visível desde que seja usado na quantidade correta, oferecendo a cobertura necessária.

Como faço minha fotoproteção

Quando estou em casa, aplico duas camadas de protetor solar sem cor, geralmente com FPS mais baixo, e finalizo com o protetor solar com cor, com FPS 70, PPD alto, que cobre bem as minhas manchas. Às vezes, quando preciso, de última hora, me expor mais diretamente ao sol, acrescento o Protetor em pó da Adcos.

luz visível melasma proteção solar

No caso de exposição direta ao sol, uso uma camada de protetor branquinho com FPS mais alto (50 ou 70, e PPD sempre maior que 12) e duas de protetor solar com cor, pra chegar na quantidade correta de 1,5 ml, ou então as 3 camadas do protetor com cor.

Ah, sempre aplico o protetor em camadas, sobretudo os que têm cor ou FPS maior, porque como eles são mais densos e minha pele é bem oleosa, facilita, sabe?

Minha dermato recomenda que eu use sempre as 3 camadas de protetor com cor, mas se vejo que a cobertura está adequada, que usei a quantidade recomendada e que não estou vendo a mancha, não vejo problema em continuar usando as duas versões, até porque não tive piora no melasma.

Mas essa é uma opção minha, me sinto mais confortável dessa forma, e se, em algum momento, tiver algum problema, sei que a responsabilidade também é minha.

No post de amanhã explico isso direitinho, e o protetor com cor que uso é o Anthelios Airlicium da La Roche-Posay.

Proteção com maquiagem

Alguns produtos, e é preciso ficar atenta a isso, possuem uma quantidade pequena de pigmento, apenas pra uniformizar a pele ou disfarçar o efeito esbranquiçado. Esses não são suficientes para proteger completamente a pele da luz visível, então é importante acrescentar cor depois de sua aplicação para ter a cobertura adequada.

Pra quem opta pelo protetor solar branquinho + maquiagem de alta cobertura, tem que lembrar que o protetor precisa ser aplicado na quantidade correta, e a maquiagem precisa cobrir completamente as manchas.

Qual a melhor opção?

O ideal, sempre, é conversar com o seu dermatologista e ver qual a melhor opção para você, de acordo com sua rotina, seus gostos e as necessidades da sua pele.

Tem muito mais coisas pra falar sobre isso, como tipos e associação de protetores, por exemplo,  e falarei de todas elas no Especial Protetor Solar, podem ficar tranquilas, tá?

Qualquer dúvida é só deixar nos comentários, e amanhã teremos um post maravilhoso, com indicações de produtos e dicas de duas pessoas que vocês precisam conhecer e seguir, porque sabem MUITO de pele, de melasma, de proteção solar!

E pra acompanhar tudinho do Peles Que Contam Histórias, é só ficar de olho nos stories, lá no Instagram (@jurovalendo, segue lá!), que tô salvando tudo nos destaques, em Peles.

Beijos, Ju♥

Bora papear mais? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
29 comentários
  1. Luana Lima  01/06/2018 - 12h56

    Ju, o pó compacto também serve pra criar essa barreira contra a luz visível?

    • Ju  01/06/2018 - 13h06

      Lu, se cobrir completamente a mancha, sim!

  2. Luci Mônica  01/06/2018 - 13h14

    Excelente post! Muito claro e informativo .

  3. Ana  01/06/2018 - 14h24

    Adoro as suas dicas !

  4. Mayra Lívia  01/06/2018 - 14h44

    Ju fala mais sobre esse protetor em pó.

  5. Cris Amorim  01/06/2018 - 20h25

    Ju, no caso de optar em usar o protetor sem cor mais uma base, o que é melhor: passar primeiro o protetor e depois a base ou o contrário?

    • Ju  19/06/2018 - 12h07

      Cris, primeiro o protetor e depois a base, sempre!

  6. Sheila Menezes  01/06/2018 - 20h33

    Ju, adoro suas publicações, me ajudam muito…Mulher você deveria ser dermatologista…kkk

    • Ju  19/06/2018 - 12h07

      hahahaha Vixi, faculdade de medicina nunca passou pela minha cabeça não!

  7. Valéria  01/06/2018 - 20h35

    Jú, então deve-se passar o proretor três vezes para mantermos a pele do rosto protegida?

    • Ju  04/06/2018 - 12h28

      De jeito nenhum, o que importa é a quantidade certa. Eu aplico em 3 camadas porque, pra mim, é mais fácil conseguir aplicar a quantidade correta assim <3 Beijos

  8. Madalena Honório  02/06/2018 - 10h17

    Ju, o post foi justamente o que eu precisava!! Sempre tive muita dúvida sobre isso! E agora vou me policiar para não ficar com o celular na cama antes de dormir, já que nesse momento nunca estou com protetor! Obrigada!! Beijo grande!

  9. Ana  03/06/2018 - 19h49

    Ju , vc conhece a loção beatriz ?

  10. thaila carolina  04/06/2018 - 11h00

    você sempre arrasa!

  11. Priscila Honnda  04/06/2018 - 19h06

    Quero ver o post com as indicações de produtos, estou gostando muito dos seus textos Ju

  12. Ana  07/06/2018 - 21h48

    Ju, faz uma matéria falando sobre Exoplastia Capilar, achei super interessante e parece ser um produto até milagroso, por favor, confio muito na sua opinião.

  13. Edilaine Freitas  11/06/2018 - 18h40

    Eu adorei saber dessas informações,protetor com cor eu tbm gosto bastante,mas confesso que agora vou passar bem mais pq economizava um pouco rsrsrsrs.

  14. Marcia  13/06/2018 - 08h22

    Ju, vc aplica o filtro com cor com os dedos ou utiliza espoja/pincel? Bjoss

    • Ju  19/06/2018 - 12h05

      Marcinha, aplico com os dedos mesmo!

  15. Lidyane  13/06/2018 - 13h57

    Olá minha qrd, espero que esteja tudo bem cntg. Sabe me dizer se a somente a base sem fps protege contra luz artificial. Desde já agradeço pela atenção. Beijos

    • Ju  19/06/2018 - 12h06

      Oi Lidy, tá sim, obrigadaaa! <3
      Sim, mas ela tem que cobrir a sua mancha. E não esquece que não protege contra UVA/UVB!
      Beijos

  16. Rose  14/06/2018 - 12h43

    Ju, faz mais resenhas de protetores solares asiáticos, como, o biore aqua rich watery essence e o sarafit aqua skin, que prometem sair só com água e sabonete, mas mesmo assim, controlando a oleosidade.

  17. Gisele Gaspar  16/06/2018 - 01h06

    Ia morrer e não sabia dos danos e do tipo de proteção para luz visível. Obrigada pelos textos, estou aprendendo muito.

  18. Rose  19/06/2018 - 23h53

    Obrigada Ju, vc é 10. Sucesso sempre!

  19. Camilla Menezes  24/09/2020 - 11h22

    Ju, e no período da noite como vc se protege da luz visível?

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!