Vizcaya
04.02.2015

Como Fortalecer os Cabelos?

Dia desses recebi o e-mail de uma leitora, a Rafaella, pedindo dicas de como fortalecer os cabelos e achei que isso daria um post, porque quase todo mundo já passou por isso, né?

A boa notícia é que a coisa não é complicada de resolver. A parte ruim é que, mesmo sendo simples, a gente volta e meia “esquece” de fazer. Mas, vamos por partes!

Como Fortalecer os Cabelos?

1. Alimentação: o mais importante!

Lembro a primeira vez que fui conversar com minha dermato sobre meu cabelo, que estava fraco e caindo, e a primeira pergunta dela foi “como é a sua alimentação?”…

Bom, minha alimentação se resumia a salgadinho, pizza, pirulito e sorvete, com alguns “variantes”, e quando falei isso ela disse que nada do que eu usasse iria resolver porque, provavelmente, eu tinha carência de nutrientes.

Acabei fazendo vários exames e foi aí que, 8 anos atrás, comecei a usar o Pill Food (post aqui), e fui reaprender a comer frutas, verduras e bastante proteína.

O cabelo cresce “de dentro pra fora”, e pra ter força é preciso comer direito, apostando em proteínas, em minerais e em vitaminas. Sem isso nenhum cabelo aguenta!

Como Fortalecer os Cabelos?

2. Lava esse cabelo direito menina!

O cabelo e o couro cabeludo precisam estar limpos pra “respirar”. Quando não lavamos os fios direito, o acúmulo de oleosidade e sujeira formam uma espécie de “barreira” que impede a “respiração”, o que enfraquece os fios e agrava a queda.

Use um shampoo com bom poder adstringente, que seja indicado pro seu tipo de cabelo, e aplique o condicionador no comprimento e nas pontas, preservando a raiz. No mais, enxague muito bem pra não deixar resquícios nos fios.

Existem muitas linhas de produtos que são focadas especificamente no fortalecimento dos fios, e essa é uma ótima aposta pra quem está passando por esse tipo de problema.

como-fortalecer-os-cabelos

3. Cuidado com as químicas!

Eu tinha mania de achar que cabelo era tipo super héroi, porque fazia uma química atrás da outra e queria que ele não só aguentasse, mas que brilhasse em vida.

Claro que isso é uma maluquice, porque a química enfraquece demais os fios, e se você quer que o cabelo fique bem precisa dar uma pausa entre uma química e outra, cuidando bastante nesse intervalo.

Mas, qual a pausa necessária? A questão aqui não é de tempo, é de resultado, e a resposta é: quando seu cabelo estiver forte, simples assim!

Vá por mim: se você fizer uma química atrás da outra sem recuperar o cabelo, vai chegar uma hora que ele não vai aguentar, e aí ó, chora viola!rs

como-fortalecer-os-cabelos

4. Cuide do seu cabelo!

Cuidar do cabelo é dar aos fios o que eles precisam. Assim, se você não é chegada numa química (tintura, luzes, alisamento, progressiva, etc), os cuidados são muito menores e uma boa e balanceada hidratação já resolve muita coisa.

Mas, se você costuma fazer arte, tem que cuidar muito mais! Tem que nutrir, reconstruir, hidratar, usar shampoos e condicionadores com uma ação mais potente, que ajudem a tratar os fios e por aí vai.

Se não sabe exatamente do que o seu cabelo precisa, sugiro esse post aqui.

5. Sobre a queda capilar

Já fiz vários posts aqui sobre a queda capilar, inclusive sobre remédios e suplementos que combatem o problema e fortalecem os fios, e a leitura é bem válida pra quem está passando por esse problema!

como-fortalecer-os-cabelos

  1. Queda de cabelo: o que você precisa saber!
  2. Cápsulas contra a queda de cabelo: vale o investimento?
  3. 10 remédios contra a queda de cabelo
  4. Remédios que causam a queda capilar

6. Como fortalecer os cabelos: só pra lembrar:

Tem coisas que a gente sabe que não deve fazer mas vez ou outra faz, né? Pois segure a onda e não faça, porque cabelo não é fio de aço não, é um troço frágil que não aguenta metade do tranco que você quer que ele aguente!

Portanto, nem pense em:

  • Usar chapinha no cabelo molhado.
  • Usar secador, chapinha ou babyliss sem protetor térmico
  • Prender os fios molhados (causa fungos no couro cabeludo, e isso enfraquece e causa a queda dos fios)
  • Misturar químicas incompatíveis
  • Usar prendedores muito apertados (causa queda por tração)

como-fortalecer-os-cabelos

Se alguém tiver mais alguma dica, compartilha aí!

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
19 comentários
  1. juliana vera  04/02/2015 - 11h15

    Ju peco muito em relação ao meu cabelo,tenho a mania horrorosa de prender meu cabelo molhado,prendo rabo de cavalo depois enrolo,fico “agoniada” porque demora secar e é muito muito muito volumoso,agora que eu sei das consequências vou tentar deixar o “bichinho” secar solto…
    Ah Ju antes que eu me esqueça quero muito uma dica de produtos para cabelos com fios muito grossos “Tipo crina de cavalo” e com frizz.
    Beijinhos e não saio mais daqui rsrsrsrs.

  2. Gabi Oliveira  04/02/2015 - 11h21

    Ju, para fortalecer os cabelos eu gosto MUITO do Phytopolleine (da marca francesa Phyto). Esse pequeno potinho de maravilhas e nome complicado trata o couro cabeludo e reequilibra tanto os secos quanto os oleosos. Passo uma vez por semana, antes de dormir, e retiro/lavo só no dia seguinte de manhã (inclusive hoje é dia de usar o bendito, oba!). Notei que meus cabelos estão crescendo bem mais fortes com ele. Tô feliz! Os inconvenientes são: o cheiro é extremamente forte (mas não é ruim, é cheiro de ervas) e não tem pra vender em lojas brasileiras (comprei online de uma farmácia de Portugal, o nome é Farmaplatinum). Beijo grandão!

  3. Isa  04/02/2015 - 11h25

    Ju, suas dicas são fantásticas! Alguns produtos compro sem medo e todos têm válido a pena.
    Continue sendo essa pessoa generosa e linda!
    Obrigada pelas dicas…..
    Bjos

  4. carla charline  04/02/2015 - 12h07

    o tônico da bioextratus é excelente, acaba mesmo com a queda de cabelo,o preço é salgado aqui em Salvador,mas vale cada centavo.
    Porém, eu não consigo deixar o meu amadinho tônico de alho de lado!;)

  5. FABIANA  04/02/2015 - 12h18

    Oi Ju! Tudo bem? Uso guanidina no cabelo há anos para abaixar a raiz, senão o negócio fica tenso! E também faço progressiva. Eu mesma faço tudo isso sozinha em casa. Nunca tive problema com meu cabelo quando eu mesma faço. E tenho cabelão !!! Já tive sim quando eu fazia no salão ele sempre quebrava. Eu cuido muuuuuito!!! Faço cauterização, hidratação, reconstrução e hidratação. SEMPRE!!! E tem uma coisa que dá mega certo no meu cabelo: lavar só com shampoo, tirar o excesso de água com a toalha, penteio, separo mechas e vou passando só queratina em gel e depois seco o cabelo com secador, com a queratina nele e depois passo a chapinha. Eu só vejo resultado na próxima lavagem quando molho e ele fica uma seda. Adooooro!!!
    Passo por aqui sempre pra ver se tem post pro Ozzinho, pois sou apaixonada por ele!!!!
    Bjsss

  6. Giovana Rodrigues  04/02/2015 - 15h40

    É isso mesmo Ju. E, apenas reforçando,os tônicos fazem MARAVILHAS pelo crescimento e força do cabelo, recomendo não apenas para quem sofre com queda. Gosto muito dos da Capicilin (o de Jaborandi e o de fortalecimento) e o cabelo realmente cresce mais forte -e o preço é mara né?! Haha

  7. Luana  04/02/2015 - 15h50

    Ju,sabe me dizer se endometriose causa queda de cabelos pq estou com essa suspeita mas não consegui arrumar um ginecologista bom ainda pra ir.Meu cabelo cai horrores e não é falta de vitaminas acho….tomo pill food e sulfato ferroso + solução de minoxidil a 3% mas não esta resolvendo.

    • Ju  05/02/2015 - 11h03

      Lu, já li sobre isso tempos atrás e está relacionado sim..

  8. Emanuella  04/02/2015 - 20h12

    Amei o post.

  9. Milena  04/02/2015 - 21h18

    Oi Ju uma dica, meu cabelo é liso natural, as vezes meio rebelde,na hora de secar só bato o secador sem escova, você acha que vale a pena comprar esse finalizador da Lanza que vc usa para proteger do secador e dar um “jeito”, ou sem escova ele não faz efeito?
    Estou em dúvida se adquiro esse da Lanza ou SH-RD.

    • Ju  05/02/2015 - 10h43

      Mi, procure um mais leve, tipo o da K.Pro!
      Beijos

  10. Edilaine Freitas  04/02/2015 - 22h35

    Menina era dessas dicas que eu tava precisando,vou fazer tudo direitnho bjo linda

  11. Jessica  05/02/2015 - 00h43

    Juuuuuu, comprei o shampoo Tio Nacho Clareador, conhece? De sua opinião é muito importante pra mim rs. Obrigado

    • Ju  05/02/2015 - 10h42

      Jessi, não conheço não, mas já ouvi falar!
      Me conta o que achou, tá? E muito obrigada pela confiança! <3

  12. Thalia  05/02/2015 - 13h27

    Ameiiiii seu blog!!!!!!

  13. […] é indicado também pra fortalecer os cabelos, e cabelo forte cresce mais rápido, como já falei nesse post aqui. Mas, embora tenha notado que o cabelo ficava sim um pouco mais forte e com mais brilho,  não […]

  14. Eline Sousa  20/05/2016 - 10h36

    Oieee, Ju to amando todas as dicas,mas preciso de sua ajuda,Fiz luzes no cabelo e depois de alguns meses fiz uso de guanidina, foi sem querer, pois eu não prestava atenção no que eu usava e nem tratava do meu cabelo,o resultado foi um cabelo ressecado, pontas duplas, na realidade pontas grupo de pagode, parecendo elástico, detonado, por sorte não caiu, agora cá estou eu na minha luta, corto as pontas de 3 em 3 meses, faço hidratação toda semana e umectação,e reconstrução de 15 em 15 dias, gostaria de dicas, para quem tem pouco tempo para cuidar dos cabelos eu por exemplo só faço essa rotina do cronograma capilar nos fds.
    outra coisa se eu fizer a umectação posso fazer a reconstrução logo em seguida, bjs.. e obriga por todas as dicas!!!!

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…