21.11.2016

Hidroquinona Para Clarear a Pele: Usar ou Não?

Faz muito tempo que uso hidroquinona para clarear a pele, e sempre alertei que era o tipo de substância que a gente precisava usar com cuidado e, principalmente, acompanhamento médico, já que ela pode causar danos sérios

Mas, vamos por partes!

O que é e para que serve Hidroquinona

A hidroquinona é um difenol que age como despigmentante, atuando nos melanócitos, que são as células que produzem a melanina.

É, ainda,  o despigmentante mais utilizado no tratamento de melasmas, manchas, sardas, hiperpigmentação pós-inflamatória e por aí vai, vez que é considerado o “clareador” mais potente que existe.

hidroquinona para clarear manchas

A sua associação com a tretinoína e a dexametasona em veículo alcoólico, conhecida como fórmula Kligman, foi quem disseminou seu uso no tratamento do melasma, e existem diversas “pomadas” com essa composição, como a Suavicid, por exemplo, que já resenhei por aqui.

Os resultados aparecem em quanto tempo?

Apesar de ser bastante potente, seus resultados surgem, via de regra, após dois meses de uso contínuo. Após esse período as manchas vão clareando, ficando menos evidentes, e algumas chegam a desaparecer, o que deixa a pele com o tom mais uniforme e a aparência mais bonita.

Seu uso, sobretudo quando prolongado, é alvo de controversas que decorrem principalmente dos possíveis efeitos colaterais.

Quais são os riscos da hidroquinona?

Inicialmente, a hidroquinona causa hipersensibilidade na pele quando em contato com a luz solar, o que pode levar ao surgimento de manchas, sobretudo quando o uso do protetor solar não é feito da forma correta.

Vermelhidão, ressecamento, inchaço,  coceira e irritação na pele também são relativamente comuns, principalmente no início do tratamento.

Ela também pode causar a chamada leucomelanodermias em confete, que, simplificando, são manchinhas que perdem a pigmentação totalmente e jamais voltam ao normal, além da ocronose exógena, um tipo específico de hiperpigmentação que deixa a pele com um tom negro-azulado.

No mais, existem estudos que sustentam que essa substância pode causar danos ao DNA, além da inibição da apoptose das células em mutação.

Por causa dessas potenciais consequências, que incluem,  ainda,  uma possível ação carcinogênica, seu uso foi proibido (ou dificultado) em diversos países da Europa e da Ásia.

Ou seja, não é água com açúcar, não é o tipo de coisa que a gente sai usando de qualquer jeito, né?

Usar ou não usar a hidroquinona?

Pra que os riscos sejam menores, o uso dessa substância precisa de indicação médica, mesmo que a farmácia amiga venda o produto sem maiores problemas. Traduzindo: mesmo que não seja obrigado, não use a substância sem prescrição médica!

hidroquinona para clarear manchas

É um dermatologista, depois de analisar a sua pele, quem pode dizer se essa é ou não uma opção viável para o seu caso.

Já vi muitas pessoas se posicionarem contra e a favor do uso, e quem defende concorda em um ponto: ela precisa ser bem utilizada, bem indicada e ter o uso acompanhado bem de perto.

No geral, inicia-se com uma concentração menor, que vai aumentando aos poucos, em dias alternados, até chegar na concentração ideal. Ela deve ser usada no período noturno, e durante o dia é indispensável o uso e filtro solar na quantidade e forma adequada.

Eu, por exemplo, não uso no verão em hipótese alguma, pois mesmo com bastante filtro solar, acabo tendo problemas. Só que não paro “do nada”, pois isso pode causar efeito rebote, deixando a pele ainda mais manchada.

Isso, inclusive, foi mostrado no Meeting Americano de Dermatologia desse ano, junto com a constatação de um possível efeito secundário compensatório, que é o aumento das células que produzem melanina. Isso significa, também, que quando a gente para de usar a substância as manchas pioram por causa do efeito rebote.

Pra evitar isso, a suspensão do uso precisa ser “planejada”. Além de ir reduzindo a quantidade de vezes que ela é usada durante a semana, até parar totalmente, é necessário ir intercalando com outro clareador, até porque melasma não tem cura, é pra sempre e precisa de tratamento constante.

Como eu uso e preço

Existem dezenas de produtos com hidroquinona nas farmácias  e os preços variam muito. Depende da composição, da marca, dos ativos que vão junto e tudo o mais, mas dá pra achar produtos a partir de R$40,00;

Sempre tive uma certa preferência por produtos formulados, e não é diferente com a hidroquinona. A que uso, que tem na minha fórmula noturna, é a Hidroquisan, uma hidroquinona de grau farmacêutico, mais pura e segura que a hidroquinona comum.

Ela já esteve presente na minha fórmula diurna (veja aqui), na concentração de 3%, junto com diversos outros ativos, mas usei apenas no inverno, e foi naquela fase em que reaplicava o filtro solar 4 vezes ao dia.

Tive todo o cuidado de escolher um protetor solar com o PPD alto (falei sobre isso aqui) e usar na quantidade indicada, que, pra quem não sabe, é enorme! rs, Sério, o recomendado pelo FDA para o rosto são 2 miligramas por centímetro quadrado, que dá, mais ou menos, 1 colher (das de chá) a cada aplicação.

Pra quem quiser saber mais, expliquei tudo nesse post aqui: O jeito certo de aplicar o protetor solar.

Também usava (uso até hoje) o filtro solar em cápsulas, e passei 3 meses, o período que usei essa fórmula de forma contínua, sem me expor diretamente ao sol.

Agora estou usando apenas a fórmula noturna, mas já comecei o processo de reduzir o uso e sempre intercalei com outros clareadores, inclusive a Vitamina C, que também está presente nessa fórmula.

hidroquinona para clarear manchas

Ah, e durante o dia estou usando o Clair, da Profuse. É um clareador suave, que pode ser usado durante o dia e tem vitamina c, ácido kójico e alpha-arbutin.

No mais, tenho acompanhamento constante da minha dermato, uso conforme indicação dela e nunca por períodos prolongados.

Minha experiência: antes e depois

Na minha pele a hidroquinona funciona muito bem e nunca me deu problemas, mas usando como falei acima e tendo todo o cuidado, sabe?

E mesmo quando suspendo o uso, jamais dispenso o protetor mais potente, com PPD alto, que é essencial. Porque, não adianta fazer um tratamento pra clarear e depois não usar protetor solar direito porque a coisa vai voltar, e vai voltar ainda pior!

Mas, claro, isso é a minha experiência, é o que dá certo pra mim. E cada pele vai reagir de uma forma, não tem jeito. E a melhor forma de evitar riscos desnecessários é usando o produto com indicação e acompanhamento do seu médico.

Alguém já teve uma experiência diferente? Divide aí com a gente! E se quiser ver mais opções de clareadores, vou deixar esses aqui ó:

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
11 comentários
  1. Cathia  21/11/2016 - 14h15

    Eu amo usar a hidroquinonauso filtro solar várias vezes ao dia…

  2. marcelle  21/11/2016 - 15h13

    Ju, amo sua dicas sobre melasma. Tô aguardando seu post com top 10 clareador facial: os mais suaves. Você postou os mais potentes e fiquei aguardando os suaves. bjssss

    • Ju  21/11/2016 - 15h45

      Ma, vai sair, pode deixar! <3

  3. Meiry  21/11/2016 - 17h11

    Oi Ju! Tudo bem? Preciso de ajuda.. Estou com os braços bem mais escuros que o resto do corpo, por causa do sol.. Meu sonho eh ter meu corpo de uma cor só, pois nem de marquinha de biquine eu gosto.. Vc sabe de algo que pode ajudar? Me bronzeio super fácil mas quero mesmo eh meu tom de pele natural!! Socorro!! Isso está me deixando constrangida.. Adoro o blog! Bjim

    • Ju  22/11/2016 - 10h53

      Meiry, você precisa usar filtro solar nos braços, em 28 dias a pele se renova, então se você tiver usando o filtro solar todo dia, a diferença vai diminuindo!
      Beijos

  4. Mirella  21/11/2016 - 20h17

    Ju, você tem mancha na pele pra usar esse tipo de produto?

  5. Angela Cordeiro  22/11/2016 - 10h16

    Ju, tenho melasma e uso hidroquinona há anos, no verao, apesar de vc morar em um lugar q é quase verao o ano todo,
    no Verão vc usa o que para tentar não deixar as temidas manchas voltarem.

    • Ju  22/11/2016 - 10h51

      Angel, uso vitamina C, ácido glicólico, alterno porque aqui é MUITO quente, complica!

  6. Camila  22/11/2016 - 12h49

    Ju, estou acompanhando seu blog a um tempo, e AMANDO as dicas levo várias pra vida, pra roda de amigas e tal kkk, a um tempo, e recentemente, vi um post sobre clareamento na virilha, minha área pélvica escureceu, decorrente ao uso de lâminas, gostaria de saber se você já usou o hidroquinona nesta área, e se não, o que recomenda (além da consulta com um dermato, kkkk).
    Beijos!!

  7. Lidy Pinheiro  25/02/2018 - 12h16

    Ju ela é indicada para clarear a virilha também??

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!