Sempre achei a Mica divertidíssima, e quando soube que ela lançaria um livro, o Manual da Fossa, fiquei louca pra ler, porque, gente, quem nunca tomou um pé na bunda, heim? Eu já, e não é fácil! É um golpe gigantesco na ego e, a depender da fase em que estamos na vida, o surto é garantido!
E como sei que todo mundo passa por isso, e que não existem receitas prontas, comprei o livro, porque, afinal, a gente nunca sabe quando vai tomar um pé na bunda e, quando (e se) isso acontecer, é essencial ter uma mão, ou, nesse caso, um livro amigo pra ajudar!
O livro já começa com uma coisa bem interessante: um teste pra ver como anda a nossa autoestima. Vivo repetindo por aqui que essa é a coisa mais importante, a prioridade das prioridades, porque nada na sua vida, muito menos seus relacionamentos, vão dar muito certo se você não tiver muito amor e respeito pela pessoa mais importante da sua vida: você!
A linguagem é bem descontraída, e a Mica faz com que a gente se sinta no meio de uma roda de amigas, sabe? Só que ela é daquelas amigas que todo mundo deveria ter (e ser): ela fala a verdade, na lata, sem passar a mão na cabeça, mas de um jeito leve e pensando sempre no lado positivo de todas as coisas.
Ela fala dos tipos de términos, das fases da fossa, daquele mané que te dá um pé na bunda mas não larga o osso, das recaídas, do que a gente sente nesses momentos, das “crises de loucura”, de coisas que todo mundo tem vontade de perguntar quando passa por isso, além de dicas pra começar o próximo relacionamento com o pé direito e dos tipos de boy que a gente deve manter distância.
As partes com dicas da psicóloga também são muito legais, porque conseguem ser, ao mesmo tempo, profundas e leves, sabe? E a leitura é daquele tipo que a gente vai “engolindo” e quando percebe o livro já acabou. Melhor impossível!
O Manual da Fossa é muito mais que um livro pra quem tomou um pé na bunda. É um livro que, de forma leve e divertida, fala de autoestima, de aceitação, do cuidado que devemos ter com nós mesmas e de como precisamos nos colocar em primeiro lugar, como protagonistas das nossas histórias.
Vai por mim: esse é um daqueles livros que você precisa ter em casa, como uma “carta na manga” para momentos que não deveriam existir, mas existem: a fossa! Gostei demais e recomendo muito a leitura!
Comprei na Saraiva por R$17,50 (compre aqui) e chegou em uma semana. Alguém já leu? Conta aí o que achou!
Beijos, Ju♥