Você sabe identificar quando o seu cabelo precisa de hidratação? Pois vai aprender hoje!
Existem muitas dúvidas sobre as reais necessidades de cada cabelo, e a grande maioria, por não saber do que o cabelo precisa, acaba gastando muito em produtos que, naquele momento, não têm serventia para os fios, como expliquei nesse post aqui.
Conforme prometi, tô fazendo um guia de cada “cuidado” pra que vocês possam identificar do que o cabelo precisa e, mais que isso, pra que saibam escolher os produtos certos, aqueles que tenham potencial pra dar aos fios o que eles precisam.
Vou começar pela hidratação, mas abordarei tudo, tá? Garanto que no final dessa semana todo mundo vai saber diagnosticar o próprio cabelo!
Todo cabelo Precisa de Hidratação
Todo cabelo precisa de hidratação, e sempre. Não importa qual seja o tipo de cabelo, a hidratação é sempre o básico, e não adianta nutrir e reconstruir sem hidratar, porque o que “dá liga” é a água.
Só pra comparar: todo mundo precisa de comida (nutrientes), certo? Mas não tem nutriente, não tem comida que consiga suprir a falta de água, porque sem ela o corpo para de funcionar. Pois com o cabelo é a mesma coisa, porque o cabelo, assim como tudo no nosso organismo, precisa de água.
A reposição hídrica (hidratação) deve ser feita regularmente e com máscaras simples mesmo, já que repor água não é lá tarefa muito difícil, né? É muito importante que essa reposição seja feita, e pode ser no banho mesmo, pra que o cabelo não desidrate, não fique ressecado e não fique opaco, que são os sinais de um cabelo que precisa de hidratação.
Como Identificar que o cabelo precisa de hidratação?
Mas, como saber que um cabelo precisa de hidratação? É simples! Primeiro, olhe pra ele. Tá ressecado e sem brilho? Tem que repor água!
Depois, toque no cabelo e ouça o “som” que ele emite. Quando você toca um cabelo ressecado, quando você esfrega ele entre os dedos, o som é “áspero”, é como se você tivesse esfregando uma palha, e quanto mais ressecado o cabelo estiver, mais intenso será o som. Quando o cabelo, ao contrário, está hidratado, o som é suave, quase imperceptível.
Outra coisa que é diferente é a textura, que no cabelo ressecado é áspera, os fios ficam ásperos, enquanto que no cabelo hidratado a textura é suave e os fios parecem deslizar.
Quanto às características, observa-se que o cabelo hidratado não é rígido, ou seja, ele possui flexibilidade, sendo facilmente manuseado sem que ocorram rompimentos (quebra). A flexibilidade tem muito a ver com a reconstrução, pois um cabelo carente de reconstrução fica parecendo chiclete, mas quando é de hidratação que o cabelo precisa o efeito é outro, já que os fios não “esticam”, ficam “duros e tesos”.
Qual a razão disso? Bom, imaginem que o cabelo é uma casa sendo construída. A reconstrução é o cimento, a nutrição são os tijolos e a hidratação é a água. Pra que o cimento possa ser usado pra “colar” os tijolos, ele tem que ser hidratado antes, caso contrário fica duro (é por isso que antes de toda reconstrução deve ser feita uma hidratação), fica “sem liga”. Pois aqui acontece a mesma coisa!
Assim, é essencial, pra que o cabelo fique forte e bonito, que usemos produtos que reponham, retenham e absorvam água pra que a umidade fique retida no interior da fibra capilar.
Frequência da hidratação
Agora que já expliquei como identificar a necessidade de hidratação, vamos pra próxima etapa: com que frequência o cabelo deve ser hidratado?
A regra geral é de que o cabelo precisa ser hidratado semanalmente, mas isso pode variar em razão da intensidade dos danos, já que, por exemplo, um cabelo muito danificado vai precisar intercalar essa hidratação com reconstrução e nutrição, e um cabelo que não tem danos vai precisar de menos hidratação, de menos nutrição e só ocasionalmente de reconstrução.
Meu “cronograma” é dividido em dois, mas vou adequando isso de acordo com as necessidades e respostas do meu cabelo, e é isso que vocês precisam fazer. Como fazer isso? Observando como seu cabelo reage a cada tratamento!
cronograma básico
* Cabelos Danificados
Semana 1: 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 2: 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 3: 1 Nutrição + 1 Reconstrução
Semana 4: 1 Hidratação + 1 Nutrição
*Cabelos Muito Danificados
Semana 1 : 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 2: 1 Nutrição + 1 Reconstrução
Semana 3: 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 4: 1 Hidratação+ 1 Reconstrução
Se o cabelo não tiver muito danificado, não precisa fazer essa quantidade de procedimentos porque o cabelo acaba “pesado”, já que estamos dando mais do que ele precisa. Da mesma forma, se o cabelo estiver mais do que “muito danificado”, como no caso de um corte químico, a coisa muda, já que, em alguns casos, a reconstrução tem que ser semanal (sempre precedida de uma hidratação) até que o cabelo comece a se recuperar.
Outra coisa que vale salientar é que quando o cabelo começar a melhorar, a intensidade do tratamento precisa ser reduzida, senão o cabelo acaba piorando novamente, já que vai ocorrer uma sobrecarga, entende? Vou explicar em um post específico como montar um “cronograma” específico pra cada cabelo, tá?
Ah, e só pra finalizar: identificar que o cabelo precisa de hidratação não significa que ele precise só disso, pois ele pode, ao mesmo tempo, precisar de hidratação e nutrição, hidratação e reconstrução ou de hidratação, nutrição e reconstrução.
No próximo post vou explicar como identificar os produtos hidratantes.
Beijos
Ju