Todo mundo já sabe que sou meio incutida com óleos, né? Óleos vegetais e óleos essenciais são dois vícios na minha vida, e uso pra um monte de coisa, e como prometi no post de ontem, hoje tem receitinha com óleo de limpeza facial caseiro pra todo tipo de pele que é tudo de bom na vida!
Já vi muitas receitas na net, com óleos diversos, inclusive o óleo de oliva extra virgem e o óleo de coco, mas gostei mesmo foi de fazer com o óleo de jojoba, que até parece uma cerinha, mas é leve e indicado inclusive para peles e cabelos oleosos, ajudando a reduzir oleosidade, como expliquei no post sobre os benefícios do óleo de jojoba.
Então, a minha receita leva óleo de jojoba, mas você pode fazer com outros óleos vegetais (óleo vegetal 100% puro, por favor! rs), tá?
óleo de limpeza facial caseiro
As medidas variam de acordo com a quantidade que você queira preparar, mas vou deixar as proporções para 100 ml, combinado?
50 ml de óleo de jojoba
50 ml de óleo de rícino
3 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) : esse é opcional, indicado para peles oleosas.
Vasilha (preferencialmente âmbar) com tampa
É só misturar bem os óleos na vasilha, que deve ter tampa, e usar para fazer a limpeza da pele, como expliquei no post sobre óleo de limpeza facial.
Para quem tem a pele mais oleosa, vale acrescentar o óleo essencial de Tea Tree porque ele, comprovadamente, é efetivo no tratamento da acne e da oleosidade excessiva, além de ajudar na cicatrização de feridas e ser anti-inflamatório.
Quando fiz, durou um tempão e não estragou, e minha única ressalva é usar somente óleos 100% puros, sempre! E esses óleos a gente encontra em lojas de produtos naturais, e o lugar onde compro na net é na Laszlo.
Já testou alguma receita parecida? Conta aí! E se testar essa volta aqui e conta o que achou, quero saber!
Beijos, Ju♥
Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Desde que cortei o cabelo e parei de usar a duplinha escova + secador, vivo testando coisas novas pra deixar minhas ondas mais bonitas e, principalmente, definidas, porque quero que o negócio dure o dia todo, sabe? E hoje vou mostrar pra vocês as 4 dicas para cabelos ondulados que têm funcionado melhor!
Mas, antes de falar delas, preciso dizer uma coisa, bater numa tecla que venho batendo desde que cortei o cabelo: é o corte que faz toda diferença, sério!
Dicas para cabelos ondulados
Já havia cortado o cabelo mais curtinho antes e não conseguia largar a escova, justamente porque o corte não era específico para cabelos cacheados/ondulados, não valorizava esse tipo de cabelo, sabe?
É essencial, pra quem tem cachos/ondas, procurar um profissional que entenda do babado, que saiba fazer um corte que dê forma aos cachos, que garanta que o efeito fique o mais bonito possível. Então, invista nisso aí, vai por mim!
1. acerte no creme de pentear
O creme de pentear (leave-in) certo é outra coisa que faz muita diferença, e a gente só vai descobrir qual o melhor testando, não tem pra onde correr!
O produto precisa manter o cabelo nutrido e hidratado, mas sem pesar, sem deixar murcho, sem “desfazer” os cachos, e até por isso acho que o ideal seriam produtos com algum grau de fixação, coisa que a gente não acha, mas pode “criar”, mas isso é assunto do próximo tópico! rs
2. faça misturinhas
Como eu sei o que quero, e ainda não encontrei esse produto maravilhoso, dou meus pulos pra que ele exista, porque ficar sem é que não vou, né? rs
Pra que meu creme de pentear ofereça leve fixação e, com isso, garanta que as ondas fiquem firmes o dia (quase) todo, cada dia testo uma misturinha diferente: às vezes acrescento um pouco de gel (sim!), um mousse ou até um spray de fixação.
O “X” da questão aqui é encontrar o produto certo e a quantidade certa, mas vou testando com o que tenho em casa e cada dia faço uma “arte” diferente ate´que a coisa fique como eu gosto, sabe?
Tem funcionado, principalmente com o gel!
3. aposte nos texturizadores
Amo texturizadores e acho que o tal do surf spray é amor pra vida toda, e pra que ele não deixe o cabelo durinho, é só espalhar umas duas gotinhas de óleo finalizador antes de aplicar o bendito nos fios, assim ele texturiza, forma e segura ondas, mas fica com o aspecto mais natural.
Além do truque do coque de touca, que uso para dormir (pode usar um fixador, se seu cabelo for mais fino), dá muito certo, com o cabelo 80% úmido, fazer um coque baixo, na parte de trás do cabelo, e deixar até secar por completo.
Quando a gente solta os cachos estão mais largos, mais bonitos, adoro!
Quando ouvi falar pela primeira vez de óleo facial, achei que jamais conseguiria usar, porque né, óleo é uma coisa que parece não combinar com pele oleosa, mas aí vieram as asiáticas com suas peles perfeitas e a tal da dupla limpeza, eu comecei a usar o Bioré, melhor protetor solar para peles oleosas, e fui atrás de um óleo de limpeza facial pra ver como o bendito funcionava.
a tal da dupla limpeza
Como a Si, que mora lá no Japão, explicou no post sobre o Ritual de Beleza das Japonesas, a limpeza da pele é super importante por lá, e ela é dividida em duas partes, feita com produtos diferente, o óleo de limpeza (ou creme que se transforma em óleo) e a espuma.
O óleo é aplicado na pele seca, com movimentos circulares, e depois é preciso umedecer os dedos, massagear novamente e só aí partir pro enxágue. Depois disso utiliza-se uma espuma de limpeza, geralmente mais densa e cremosa.
É essa limpeza profunda que vai garantir que todos os produtos aplicados posteriormente consigam penetrar na pele corretamente, o que maximiza os seus efeitos.
porque usar um óleo de limpeza facial?
A gente sabe que a água não dissolve o óleo e que, por isso, pra remover a oleosidade natural da pele, bem como as impurezas que acabam ficando junto dela, é preciso usar um produto que consiga dissolvê-lo, e isso pode ser feito com detergentes (sabonetes, espumas faciais, etc) ou com um óleo de limpeza facial, que é menos agressivo e, acreditem, pode ser usado em todos os tipos de pele.
Claro que nem todo mundo se adapta, e é normal que nos primeiros dias a pele pareça piorar, principalmente nos casos de peles mistas e/ou oleosas, mas nos períodos que usei senti que a pele deu uma melhorada, principalmente na maciez, no viço e nos poros, e, naquela época, não notei nenhuma piora na oleosidade, até porque a gente usa um sabonete (preferencialmente líquido, mas quase sempre compro em barra rs), gel ou espuma de limpeza em seguida.
Mas não é só isso. É que esse tipo de óleo, que é específico, acaba se dissolvendo e “sumindo” completamente da pele, descendo pelo ralo quando a gente enxágua sem deixar qualquer resquício de oleosidade.
óleo de limpeza facial na pele oleosa
Então, sim, o óleo de limpeza facial pode ser usado sem medo na pele oleosa, e ele, pra mim, tem duas vantagens maravilhosas: a primeira é que remove muito bem a maquiagem, deixando a pele limpinha, o que dispensa o demaquilante, e a segunda é que ele remove o Bioré.
No início, usava um demaquilante bifásico para remover o Bioré, mas, embora nunca tenha tido nenhum problema, li em alguns lugares que o Bioré só era completamente removido com um óleo de limpeza, e aí comecei a usar óleo vegetal (abacate, coco, oliva, pracaxi, etc) seguido de sabonete facial, mas é fato que os óleos faciais de limpeza são muito mais leves e práticos, né?
No meu caso, fazia a dupla limpeza, usando o óleo de limpeza facial, somente antes de dormir, e de manhã, quando ia lavar a pele, usava só o sabonete, porque li em vários blogs gringos que essa era a melhor opção.
Agora, que minha pele anda extremamente oleosa porque suspendi o anticoncepcional, estou usando o Sabonete Puriance pra limpar a pele, tanto de manhã quanto de noite, mas vou voltar a usar o óleo de limpeza antes de dormir, até por causa do Bioré, que tô usando de novo, sabe?
Estava teimando e fazendo a remoção dele com um demaquilante, mas na faxina de ontem (acaba nunca, minha gente!) achei o óleo da Yokata Mahy, que gostei quando comecei a testar tempos atrás e já coloquei hoje na bancada do banheiro. Daí depois volto aqui e conto pra vocês como tá sendo, tá?
E já vale avisar que pra fazer a limpeza facial não pode usar óleo de banho, óleo infantil ou coisas do tipo, porque esses óleos não são puros, não servem. Muita gente usa óleos vegetais, e posso até passar pra vocês uma receitinha bem boa que já usei, mas isso fica para o próximo post!
Pra quem preferir ir direto para as prateleiras, tem alguns óleos desses disponíveis aqui no Brasil, como o Cleanse Off Oil, da Mac, o da L´Occitane, o Take The Day Off Cleansing Oil, da Clinique e o da The Body Shop, que é o mais barato, mas nunca testei. Algumas outras marcas já comercializam esse tipo de produto, e no Mercado Livre a gente acha vários asiáticos, inclusive o da Bioré, que já quero testar!